segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Mitsubishi Lancer Evo X

Sempre que se pensa no carro dos sonhos, muitos se imaginam em Porsches, Ferraris e Lamborghinis. São carros sensacionais que eu também curto bastante, mas eu particularmente sempre tive uma admiração maior pelo sedã super esportivo japonês chamado Mitsubishi Lancer Evolution.
Presença certa em vários filmes da série Velozes e Furiosos, é um carro muito cultuado pela turma do tuning e bastante utilizado também em competições de drift e rally, tendo como concorrente direto o incrível Subaru Impreza STI. Tive a oportunidade de dirigir bastante essa máquina, só que no videogame :) ... É sempre o carro que procuro adquirir logo que jogo games como já o fiz no Need For Speed Underground, Gran Turismo, entre outros.


A receita da esportividade - Ficha Técnica do Evo X:
  • Motor MIVEC 2.0 turbo à gasolina, 16 válvulas DOHC;
  • Potencia: 295cv @ 6000RPM;
  • Torque: 37kgfm @ 3500RPM;
  • Freios ABS Brembo, EBD, 7 air bags
  • Ar condicionado automático, sistema de aquecimento, aerofólio, bancos concha Recaro,
  • Pneus 245/40 R18
O Lancer Evo chega a 242km/h e faz 0-100km/h em 6,3s.


Além de tudo isso, o Evo dispõe de recursos tais como tração integral AWD e diferencial central ativo com três tipos de programação: Tarmac (asfalto e pisos de boa aderência); Gravel (cascalho, terra ou pista molhada) e Snow (pisos de baixíssima aderência como neve e lama). Ainda: transmissão automática sequencial de seis marchas com dupla embreagem (propiciando uma troca mais rápida e precisa), com opção de mudanças nos paddle shifts atrás do volante e três modos de ação: Normal (mais suave, c/ giros do motor na casa de 2 mil rotações); Sport (giros em 3.500 rpm deixando o Evo mais arisco); e Super-Sport (faixa mais elevada de giros deixando o sedã mais furioso).


Mas voltando ao mundo da realidade, há poucos meses a Mitsubishi anunciou que ele começará a ser vendido diretamente no Brasil (antes tinha que ser importado diretamente). Claro que é muito caro, custando a bagatela de R$210 mil, mas a noticia mais importante não é essa e sim a venda do modelo convencional, o Lancer (será conhecido como Lancer Sedã), que já está atualmente competindo no acirrado segmento nacional dos sedãs médios. Os preços começam a partir da faixa de 70 mil reais, e o veículo tem a mesma base do Evolution, mas obviamente sem os recursos mais avançados deste. Uma idéia interessante seria comprar a versão mais barata e depois tunar por conta própria deixando ele mais esportivo, mais parecido com seu "irmão rico".
Só não entendi porque a Mitsubishi vai importar tão poucas unidades, serão apenas 500 mensalmente. Esse número deve aumentar com o tempo, tendo em vista a sua boa aceitação inicial, como podemos ver no comparativo. Já considero o Lancer o numero 1 do segmento. O Civic sempre ficou com o titulo de mais esportivo dessa categoria, mas já está envelhecendo e a nova geração não muda muito. O Corolla vende bastante mas tem um estilo um pouco mais sóbrio. Na mesma proposta do Lancer, em termos de estilo, quem chega mais proximo é o Hyundai Elantra e o Renault Fluence. Como no futuro o Lancer deve ser nacionalizado, deve ganhar muito mais mercado. Ter um carro com a mesma cara, mesmo design do Evo, na mesma faixa de preço dos sedãs médios, é algo que deve dar muito trabalho pra concorrência.
O Lancer sedã convencional conta com quatro versões diferentes. Desde a manual, até as outras opções com o excelente cambio automático CVT. Os preços devem variar de R$68 mil  a R$90 mil. O motor 2.0 tem uma potência de 160cv a 6000 RPM e um torque de 20,1kgfm a 4200 RPM (na verdade, o mesmo motor do Evo, só que bem mais comportado). Além disso: Freios com ABS e EBD e 6 air bags e rodas 215/45 18 esportivas estão incluídas no pacote.
Mais detalhes:
http://carros.uol.com.br/ultnot/2011/10/27/mitsubishi-lancer-seda-e-opcao-ousada-aos-grisalhos-corolla-e-civic.jhtm
http://www.mitsubishimotors.com.br/main.cfm/site/130/content/1/submodelo/55/