sábado, 24 de fevereiro de 2024

As ações da META (Facebook) decolando. Análise e reflexões do Zé Batalha.

No começo deste mês, a META (Facebook) reportou um resultado incrível: mais que triplicou seu lucro (cerca de $40 bi de lucro líquido) e anunciou pagamento de dividendos pela primeira vez. Isso causou uma valorização de 20% apenas em um dia.

RELEMBRANDO...

Faz 2 anos que postei sobre um péssimo resultado da mesma, que foi a maior queda diária de uma empresa na história (-26%), o que equivale a uma perda de $230 bilhões em um dia.

Quase tudo parecia ruim naquela época. A concorrência forte com o Tiktok, a insistência do Zuck em gastar com projetos do metaverso, órgãos reguladores e a  Apple insistindo em maior privacidade, o problema com a Cambridge Analytics que foi parar na justiça, etc.

Contudo, cheguei a comprar (muito pouco) a $167 e a $100. Por confiar menos no case, reduzi minha meta de alocação, acreditando que ela não teria um futuro tão promissor como outras Big Techs, tais como Google, Microsoft, Apple, etc. E hoje, como está META? Beirando os $500!

Zé Batalha pensando que podia ter comprado mais META, mas no fundo sabe que temos 2 bolas e nenhuma é de cristal

ANALISANDO AS DECISÕES QUE TOMEI

Por que reduzi minha alocação? Talvez tenha sido muito do que chamo de análise de umbigo. Cheguei a cogitar até em sair do investimento.

Talvez, se não focasse tanto nas "nutícias" e fizesse uma análise dos números da empresa teria comprado mais a $100 algo que já está próximo de $500. Eles já faturavam muito, e agora cada vez mais. Billions and billions.

Hoje em dia, o Zuck quase não pronuncia a palavra metaverso (apesar de ter mudado até o nome de sua empresa por isso... rs), e em compensação o cara está comprando GPUs NVidia feito um louco para seus projetos de IA. 

E o mercado curtiu muito isso. Depois de ter caído 64,22% em 2022, a empresa já valorizou cerca de 37% só neste ano, fora os 183,76% que valorizou no ano passado.

CONCLUSÃO

Esse post não é sobre arrependimento. É sobre reflexão e aprendizado. 

A nossa percepção é muito influenciada pelo que temos a nossa volta. O fato de eu usar menos as redes sociais, ver menos gente usando o Facebook, assim como várias pessoas da minha idade, pode ter pesado nisso. Contudo isso é uma parte minúscula da realidade desse negócio. Eles também tem o Instagram e o Whatsapp e análise é bem mais complexa do que a que fiz.

Ao invés de focar nos excelentes resultados que a empresa mantinha, foquei na minha percepção e acabei generalizando para o resto do mundo. Sou de uma geração mais antiga, mas tem toda uma juventude aí que usa pra caramba isso. E mesmo com a concorrência forte do TikTok, cerca de metade da população mundial usa algo do Facebook.