terça-feira, 31 de dezembro de 2024

CARTEIRA ZÉ BATALHA - Retrospectiva e Fechamento 2024: +11,28% no ano

Como já falei por vezes, os posts aqui seriam cada vez mais escassos. Neste ano que passou, foram apenas 5 contando com este.

Como de costume, vou tentar comparar com minhas expectativas no fechamento do ano passado.


CZB - RESULTADOS - ZÉ BATALHA KEEPS FIGHTING [+11,28% NO ANO]

Muitas das decisões de investimento que tomei a partir de 2020, ao aportar na bolsa americana, acabaram por salvar o resultado da CZB neste ano, além das criptomoedas que mesmo não tendo uma grande alocação, fizeram grande diferença no final pela supervalorização ocorrida.

Foi um ano bem cruel para a renda variável BR, mas no começo do ano chegou-se a sonhar com Selic de um dígito acompanhando a tendência de fora. Então ela bateu em 10,5% e voltou a subir... :(

Para quem ainda acredita deu pra comprar muita coisa barata...


A meta de aportes foi batida. Um grande feito, visto que isso se torna cada vez mais difícil com as crescentes despesas presentes no arcabouço fiscal Batalha.

Com o avanço da idade, é necessário aumentar a renda fixa e reduzir a variável. Então seguindo o que planejei ano passado, a meta de alocação foi modificada para 45%RF/55%RV em 2025 (Antes era 40% RF/60% RV). Elevei a meta de USA, ultrapassando a de FIIs, que foi reduzida.

CZB-RF (+8,46% no ano)

Ruim não foi, mas podia ser bem melhor como os 13,12% do ano passado. A alta nos juros futuros prejudicou meus TD IPCA+ 2029 na marcação a mercado, mas aproveitei para aportar ainda mais neles, chegando a conseguir 7,84% + IPCA em um momento de stress dos mercados locais

Se as coisas melhorarem e os juros caírem (tomara), posso vender com grande valorização sem levar ao vencimento, caso eu queira.

CZB-Ações (-11,34% no ano)

Um ano terrível para as açōes. WEG foi a única que deu positivo neste ano na CZB (+44,30%). Sempre ela, dando alegria. O resto dos outros ONZE papéis foi só destruição. No acumulado histórico, metade ainda está no positivo.

Consegui me livrar finalmente de BRFS3 e antes disso de CIEL3 por conta da OPA. Aproveitei este último mês para para comprar ótimos ativos como EGIE3 e EZTC3 no low3y. Detalharei algumas dessas movimentações num próximo post.

CZB-FIIs (-8,62% no ano)

Depois de +21,25% do ano passado, que pancada neste 2024. Juros futuros afetam demais essa classe de ativos. Aqui TODOS os 10 FIIs da CZB foram negativos no ano. No histórico, todos estão positivos graças aos proventos. Essa é a importância da constância de aportes no longo prazo.

Percebi que em todos os meses deste ano teve aporte em FIIs, aproveitando muito os proventos e as quedas que ocorreram. Agora devo diminuir os aportes até por conta da redução na alocação da meta que já citei.

CZB-USA (+56,45% no ano, em reais)

Performance absurda demais. No primeiro semestre rolou alguns aportes, mas neste último eles foram raros devido a alta do dólar. A maioria foi aproveitando os proventos que caiam na conta.

Metade dos ativos foi positiva no ano, com destaque pra META e seus 70% de valorização. As big techs continuam num mundo a parte, 31% de valorização no ano do NASDAQ.

CZB-CRIPTO (+170,59% no ano, em reais)

Não contente com os +96% do ano passado, a CZB-Cripto quase dobrou a meta e ajudou demais também na performance da CZB. 

Da CZB Cripto, BTC e XRP brilharam. Ainda bem que ainda segurei esta última, já desacreditada por tantos. ETH poderia ter ido melhor.

Num próximo post explicarei com maiores detalhes a operação de venda de 20% do que tinha em cripto, aproveitando os highs alcançados, algo que fiz também em 2021.

Do que resgatei mandei a maior parte pra RF, já em linha com a nova meta de alocação da carteira. E ainda sobrou uma parte para comprar um pouco de RV.

CENÁRIO ECONÔMICO BRASIL E MUNDO

O ajuste fiscal não convence o mercado. Selic já é tida como certa a 14,25% após as 2 próximas reuniões do Copom.

Tivemos dias bem complicados com dólar batendo recordes não só pelo ajuste fiscal, pois para acabar de lascar tudo o FED reduziu os juros como esperado, mas sinalizou uma tendência mais hawkish, ainda temeroso em relação a inflação. 

O que um político fala não se escreve, mas as fortes medidas protecionistas prometidas por Trump tendem a ser inflacionárias, com suas ideias de aumento de tarifas de importação a rodo.

Até setembro a gente tinha um expectativa de queda nos juros americanos, o que poderia fortalecer o real. Então tivemos em dezembro um discurso mais desconfortável de Jerome Powell, que gerou mais pessimismo nos juros em 2025 nos USA. O mercado precifica o pior Trump.


O mais interessante é que se for analisar a economia brasileira hoje vemos um ótimo desempenho. Crescimento do PIB deve bater uns 3,5%, desemprego está em 6,1% (menor da história), IPCA deve ser 4,89% no ano, sem bater a meta mas longe de ser um absurdo. Não são números terríveis para uma economia emergente. 

Então por que toda essa "maldade" com o Brasil? Resposta: o mercado se guia por expectativas. É assim no mundo todo. A situação fiscal e o dólar forte afetam os juros futuros. Com isso o mercado precifica um descontrole, e para se proteger compra mais dólares. E aí já viu...

Há um temor de um risco de dominância fiscal no momento. Se o governo não se compromete a gastar menos do que arrecada, a casa cai por falta de sustentação. Isso não é uma opinião. É uma questão de matemática que compromete a confiança no Real.

No pior caso, nos próximos anos, o Estado teria de imprimir dinheiro para honrar o pagamento dos títulos públicos. Com isso o real desvalorizaria ainda mais. Mas não sou tão pessimista assim.




NO PESSOAL E PROFISSIONAL - PLANOS 2025

Otimização de Tempo

Certa vez escutei num podcast sobre os tais "pontos de atenção". São inúmeros hoje em dia, grande parte deles nos smartphones: redes sociais, bate papo, notificações, fora tantos outros. Pretendo reduzir eles ao máximo (talvez este blog seja um deles...) para focar no que for mais importante.

Há muito a se melhorar aqui. A verdade é que tenho MUITAS manias e preciso eliminar/controlar/reduzir várias delas para evitar tarefas desnecessárias.

Tem coisas que tomam tempo demais, que faço por hábito, no automático. Já passou do tempo de ajustar isso. Uma das principais é o meu controle financeiro. Faz um bom tempo que estou reduzindo esses controles e seguirei nessa toada.

Atividade Física 

Uma meta que já se arrasta há muito tempo mas que se torna inadiável a cada ano que passa. Contraí uma pequena lesão no adutor da coxa jogando bola e tenho certeza que é por conta da minha musculatura estar fraca. 

Comecei a fisioterapia. Jogar futebol é algo que quero fazer por mais um bom tempo e para isso tenho que me cuidar melhor. Além disso e muito mais importante é fortalecer meus músculos pensando no futuro. Já tenho 45 anos.

Projetos Pessoais

Para atingir um novo patamar preciso dedicar mais tempo a essas metas. 2024 já foi melhor, mas ainda longe do ideal. E para isso preciso ter o tempo que vou retirar de outras atividades conforme citei logo acima.



EXPECTATIVA 2025

Houve anos que achei que o ano que chegava iria ser bom, mas acabou sendo ruim e vice versa. O óbvio: nunca saberemos.

Uma coisa que tem me ajudado na vida é tentar ter uma visão mais estoica dos fatos. Devo seguir assim.


E mesmo com tantas complicações no Brasil e no mundo, sigo com fé. Como diria o Rappa: "Se você não tem fé já começa em desvantagem"



UM FELIZ 2025 PARA TODOS VOCÊS!

6 comentários:

  1. Parabéns pelo resultado ZB! Ativos internacionais salvaram a carteira mesmo...rsrs. Vamos continuar aproveitando as oportunidades que aparecerem enquanto o mercado está stressado. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Zé!

    2024 prometeu muito e entregou pouco, vamos ver 2025.

    Abraços!

    ResponderExcluir