Disclaimer: Venho tentado a cada dia evitar ao máximo fazer juízo de valor, algo desafiador. Como o post toca em temas políticos, acho interessante reforçar que nesse caso tento fazê-lo ainda mais. Vou procurar analisar as ações e o histórico em si, e não focar tanto em dizer o que é bom ou ruim.
O TARIFAÇO - VISÃO DA ESCOLA BATALHA DE ECONOMIA
Não consigo ver pontos positivos numa tarifação nesse nível nem para o USA nem para a economia global.
Uma elevação nas tarifas na medida certa pode até ser interessante para reduzir deficit e com isso trazer mais espaço para queda de juros.
Trump alega que faz isso para levar a produção de volta pro USA, mas não há como montar novas fábricas e realinhar toda uma cadeia de produção no curto prazo sem grandes impactos, principalmente inflacionários. Isso levaria anos.
Para citar um exemplo, a Apple investe na Índia faz 4 anos e só agora chegou a 14% da produção global de iPhones lá. E não há essa quantidade de mão de obra nos USA.
Claro que eles sabem disso. Até eu, um economista falcão de teclado sabe.
Trump demonstrou exímias habilidades de negociação durante sua vida. Sua estratégia como dizemos por aqui é a de chegar pisando no pescoço, tensionando ao máximo para o seu lado. A questão é que uma coisa é fazer isso no mundo dos negócios, a outra é fazer com países.
Nem os pinguins escaparam, pae |
CONSEQUÊNCIAS
Digamos que a vida toda você foi chapa e me convidou pra um churrasco em sua casa pra bater um papo e tomar umas cervejas, sendo que claro eu sempre colaborei na cota. Aí do nada você me cobra uma tarifa para eu passar pela sua porta. Eu vou concluir imediatamente que você é um PNC e então procurarei outra pessoa pra visitar.
É isso que já está ocorrendo. Outras parcerias vem se formando. China já está tentando fechar acordos com Japão e Coreia do Sul, e olha que eles tem uma história difícil. O acordo UE-Mercosul pode finalmente acontecer após décadas por uma questão de necessidade de abrir outros mercados, tendo em vista as portas que se fecharam.
A possibilidade de recessão no USA aumentou bastante, o que pode puxar o movimento no cenário externo. Como os juros estão altos pelo mundo afora, há espaço para essa queda de juros e estímulo da economia se a recessão chegar.
Um cenário de queda de juros poderia até facilitar um pouco o trabalho do BC aqui e o movimento de queda da Selic chegar mais cedo.
MEU PALPITE
Trump costuma mudar de ideia de um dia pro outro criando um ambiente de grande aleatoriedade pela alta incerteza. Ele não demonstra estar nem aí. Solta a bomba e depois vai jogar golf de boa.
Trump tem inúmeros defeitos, mas ele entendeu como a política funciona. Derrotou os democratas tocando na ferida do custo de vida e da imigração.
Imagino que no fundo ele e sua equipe sabem que esse nível de tarifa não é sustentável. Ele sabe que um Iphone ou um Nike custando o dobro não vai ser bom para sua popularidade.
As tarifas médias sobre importação subiram de 3% para mais de 20%. É certo que não vão voltar pra 3%, mas se minha tese estiver certa, devem baixar bastante no momento que as negociações começarem a pegar tração.
Contudo, por ter sua estratégia de tensionar as negociações ao máximo, ele aplica estas na relação com o resto do mundo, achando que vai funcionar do mesmo jeito.
Ele tem um certo tempo para "brincar" de negociação. A turma comprou o máximo que pôde e lotou o estoque exatamente com medo dessas tarifas que viriam por aí. Deve dar pra aguentar pouco mais de 1 mês, tempo suficiente pra ele tentar conseguir o que quer e as tarifas baixarem para patamares mais aceitáveis.
Enquanto isso, esta elevada incerteza fez as bolsas derretem nos USA e mundo afora, como há muito não se via.
Geralmente a turma reclama que a bolsa americana está cara, no topo histórico, e não se anima pra comprar. Agora caiu, barateou e isso só ocorre em momentos assim… Pra quem tem coragem e acredita, PODE ser a hora de entrar aos poucos.
Atualização - 9/4
Comecei a escrever no domingo, 6/4, mas o tempo é curto, estava ainda redigindo o post e veja o que ocorre no dia 9/4, quando Trump suspende por 90 dias as tarifas.
O S&P 500 fechou em alta de 9,52%, terceiro maior ganho em um dia desde a Segunda Guerra. O Nasdaq Composite saltou 12,16%, maior alta em um dia desde janeiro de 2001 e o segundo melhor dia da história.
É uma demonstração de que Trump está aberto à mesa de negociação. Todos já sabem agora que ele blefa muito.
Apenas os ativos da CZB USA aí... |
Neste dia, a CZB USA rendeu cerca de 8,5%, a CZB BR, mais de 3% e a carteira geral subiu pelo menos 3,5%, num dia que não lembro ter visto igual.
Nem de longe isso quer dizer que as coisas melhoraram. Trump não tem a menor vergonha de mudar sua fala de um minuto para o outro. Pode crer que toda semana a gente vai ter alguma treta criada por ele.
Cedeu por um instante no que tange as tarifas. Contudo, pra ele mandar outra pedrada é bem fácil. O ego é grande e ele está delirando ao ver os países se dobrando a ele.
CONCLUSÃO
Vivemos atualmente num mundo muito confuso.
Os USA aplicam a tarifa na China. Ela retalia. Então o USA retalia a retaliação e logo depois a China retalia essa retaliação também. Placar final: 145% USA x 125% até onde consegui acompanhar.
USA virou parça da Rússia e paga de inimigo da Europa, seu antigo aliado. USA, a meca do capitalismo, defende o protecionismo enquanto a China clama pelo livre mercado.
O que me parece bem claro é que aos poucos o USA vão perdendo a confiança dos outros países.
E o que Trump vai conseguir com tudo isso, só o tempo dirá.