Presença certa em vários filmes da série Velozes e Furiosos, é um carro muito cultuado pela turma do tuning e bastante utilizado também em competições de drift e rally, tendo como concorrente direto o incrível Subaru Impreza STI. Tive a oportunidade de dirigir bastante essa máquina, só que no videogame :) ... É sempre o carro que procuro adquirir logo que jogo games como já o fiz no Need For Speed Underground, Gran Turismo, entre outros.
A receita da esportividade - Ficha Técnica do Evo X:
- Motor MIVEC 2.0 turbo à gasolina, 16 válvulas DOHC;
- Potencia: 295cv @ 6000RPM;
- Torque: 37kgfm @ 3500RPM;
- Freios ABS Brembo, EBD, 7 air bags
- Ar condicionado automático, sistema de aquecimento, aerofólio, bancos concha Recaro,
- Pneus 245/40 R18
Além de tudo isso, o Evo dispõe de recursos tais como tração integral AWD e diferencial central ativo com três tipos de programação: Tarmac (asfalto e pisos de boa aderência); Gravel (cascalho, terra ou pista molhada) e Snow (pisos de baixíssima aderência como neve e lama). Ainda: transmissão automática sequencial de seis marchas com dupla embreagem (propiciando uma troca mais rápida e precisa), com opção de mudanças nos paddle shifts atrás do volante e três modos de ação: Normal (mais suave, c/ giros do motor na casa de 2 mil rotações); Sport (giros em 3.500 rpm deixando o Evo mais arisco); e Super-Sport (faixa mais elevada de giros deixando o sedã mais furioso).
Mas voltando ao mundo da realidade, há poucos meses a Mitsubishi anunciou que ele começará a ser vendido diretamente no Brasil (antes tinha que ser importado diretamente). Claro que é muito caro, custando a bagatela de R$210 mil, mas a noticia mais importante não é essa e sim a venda do modelo convencional, o Lancer (será conhecido como Lancer Sedã), que já está atualmente competindo no acirrado segmento nacional dos sedãs médios. Os preços começam a partir da faixa de 70 mil reais, e o veículo tem a mesma base do Evolution, mas obviamente sem os recursos mais avançados deste. Uma idéia interessante seria comprar a versão mais barata e depois tunar por conta própria deixando ele mais esportivo, mais parecido com seu "irmão rico".
Só não entendi porque a Mitsubishi vai importar tão poucas unidades, serão apenas 500 mensalmente. Esse número deve aumentar com o tempo, tendo em vista a sua boa aceitação inicial, como podemos ver no comparativo. Já considero o Lancer o numero 1 do segmento. O Civic sempre ficou com o titulo de mais esportivo dessa categoria, mas já está envelhecendo e a nova geração não muda muito. O Corolla vende bastante mas tem um estilo um pouco mais sóbrio. Na mesma proposta do Lancer, em termos de estilo, quem chega mais proximo é o Hyundai Elantra e o Renault Fluence. Como no futuro o Lancer deve ser nacionalizado, deve ganhar muito mais mercado. Ter um carro com a mesma cara, mesmo design do Evo, na mesma faixa de preço dos sedãs médios, é algo que deve dar muito trabalho pra concorrência.
O Lancer sedã convencional conta com quatro versões diferentes. Desde a manual, até as outras opções com o excelente cambio automático CVT. Os preços devem variar de R$68 mil a R$90 mil. O motor 2.0 tem uma potência de 160cv a 6000 RPM e um torque de 20,1kgfm a 4200 RPM (na verdade, o mesmo motor do Evo, só que bem mais comportado). Além disso: Freios com ABS e EBD e 6 air bags e rodas 215/45 18 esportivas estão incluídas no pacote.
Mais detalhes:
http://carros.uol.com.br/ultnot/2011/10/27/mitsubishi-lancer-seda-e-opcao-ousada-aos-grisalhos-corolla-e-civic.jhtm
http://www.mitsubishimotors.com.br/main.cfm/site/130/content/1/submodelo/55/
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