AdSenseV

segunda-feira, 8 de abril de 2013

OI - 16 Dias sem telefone e internet - Dias de Fúria


Essa é uma história que muitos brasileiros já devem ter passado. Esse é um relato dos DEZESSEIS DIAS que passei sem o serviço de telefonia fixa/internet da OI. Qualquer semelhança com a sua história não é mera coincidência...
20/03/3013 -> Chego em casa do trabalho à noite e vou tentar acessar a internet. Nada funciona. Após verificar as conexões, ligo pra o suporte da OI e sou informado que estão realizando uma manutenção na minha região e que o serviço voltaria a ser normalizado na sexta-feira dia 22.
22/03/2013 -> Chego em casa e ainda nada de internet. Só aí percebo que o telefone também não funciona. Ligo pro suporte e sou informado que na segunda-feira dia 25 tudo vai estar normalizado.
25/03/2013 -> Imagino que no dia do meu aniversário terei esse presente de voltar a poder usar a internet. Mas até o final do dia, nenhuma novidade. Começo a desconfiar que estão de sacanagem com a minha cara, que eles pensam que eu tenho vocação pra besta. Nova previsão de solução do problema: dia 28.
28/03/2013 -> Vou viajar pro interior no final do dia, mas ligo antes só pra saber se tem alguma novidade. A mensagem automática agora me informa que não há mais nenhuma manutenção sendo realizada. O funcionário então me informa que já está tudo OK, mas não estou em casa pra conferir. Eba, então agora deu certo.
31/03/2013 -> Volto de viagem e chego em casa no domingo de noite. Ainda estou sem internet. Agora passo a ter certeza que estão de sacanagem com a minha cara, que pensam que eu tenho vocação pra besta. A minha fúria começa a se intensificar e começo a abrir reclamações no atendimento da OI e solicito um técnico pra verificar o problema. Previsão de 48 horas pra ser atendido...
01/04/2013 -> Me lembro da única alternativa que até hoje me fez sentir um pouco respeitado como cliente quando ocorre algum problema com empresas de telecomunicação. Abro uma reclamação no site da ANATEL explicando a situação e passo o número do último protocolo. Descubro que houve a mudança de local do armário do Lago Jacareí por conta de uma obra que ocorria no local. Esse foi o motivo da manutenção.
02/04/2013 -> Pela manhã recebo a ligação de um técnico de uma terceirizada da OI que está próximo ao meu endereço, mas ele afirma que não pode resolver meu problema, pois ele é responsável pela parte da internet, somente. Primeiro eu teria que resolver o problema do telefone fixo. Ligo pra OI e a atendente me informa que só pode resolver o problema do meu telefone fixo se eu estiver na minha residência pra ela me pedir pra fazer aqueles testes de verificação se o fio está conectado, se o céu está azul e etc e etc... O problema é que esse é um procedimento imbecil, pois eu informo pra ela que é óbvio que o problema não é no meu aparelho nem nas minhas conexões visto que até o dia 20 tudo funcionava normalmente. Ainda tento mentir e dizer que tem alguém em casa pra fazer essas verificações, mas não colava mais. Me conformei de ter que fazer essa ligação ao chegar em casa... até que o departamento de "qualidade" da OI me liga (obviamente por ter sido cutucado pela ANATEL) dizendo que enviará um técnico pra consertar meu telefone em 24 horas. Que bom... não preciso mais fazer a ligação de noite e seguir os procedimentos imbecis. À noite recebo uma ligação da ANATEL onde o cara me pergunta se eu confirmo que me foi passada a informação que um técnico resolveria meu problema em 24 horas.
03/04/2013 -> Nada de ligação de nenhum técnico durante o dia todo. Nem da OI, nem da ANATEL. Liguei umas 3 vezes pro suporte da OI neste dia e já escutei uns 20 minutos de musiquinhas. Se contar todo o tempo durante esses dias dá pra gravar uns 2 CDs. Penso na ideia de abrir outra reclamação na ANATEL e jogar as dezenas de números de protocolo que tenho anotado aqui.
04/04/2013 -> Ligo pela manhã, e após meia hora escutando a musiquinha e sendo redirecionado pra outros atendentes, finalmente sou atendido. A moça reconhece que deveria ter chegado um técnico na minha residência ontem até as 14:00hs e afirma que vai solicitar urgência no atendimento, além de comunicar a supervisora dela. De tarde, recebo uma ligaçao de uma terceirizada da OI. (interessante como as ligações vem de vários estados diferentes do país) Ela me pergunta qual o melhor horario pra eu receber o tecnico. Explico minha situação e ela afirma que vai mandar o cara no primeiro horário da manhã
05/04/2013 -> Pela manhã, chega um técnico no meu prédio. Não foi preciso nem entrar na minha residência. Algum fio conectado de forma errada no armário causou o problema na minha residência. Coisa muito simples que poderia ser resolvida de forma mais simples ainda.
Fatores que intensificam mais ainda a minha fúria:
Fico mais ou menos assim quando estou com a fúria

1) Por meu fixo não funcionar, tinha que ligar do meu celular da OI, e várias vezes a qualidade da ligação é tão ruim, que a ligação cái no meio do atendimento e eu tenho que ligar e começar tudo de novo. A ruindade do serviço não é exclusividade da telefonia fixa/internet. Se estende à telefonia móvel.
2) Saber que se aqui fosse um país sério (e isso seria papo pra um post tão extenso quanto esse) nós não teríamos todas as operadoras praticando esse tipo de venda casada. A Anatel parece tentar fazer algo, quanto a isso, mas a gente nunca sabe em que time ela realmente joga. Algumas multas já começam a ser aplicadas, mas todas as operadoras recorrem. O consumidor só vai começar a ser respeitado mesmo no dia que puder pagar somente aquilo que precisa. Eu particularmente pago quase 50 reais por mês por um serviço de telefone fixo o qual eu nem mesmo preciso, e mais 50 reais por uma internet que eu realmente preciso. Por que nenhuma operadora me dá a opção de pagar pra eu ter somente o que eu preciso??? A alternativa bandida que todas as operadoras dão é cobrar um preço mais caro pelo serviço de internet do que pelo oferecimento de telefone+internet... O que você prefere? Internet por R$110 ou Telefone+Internet por R$100? É muita safadeza...
3) Pensar que estão querendo colocar 4G e dezenas de outras tecnologias, mas nem o básico eles conseguem botar pra funcionar direito
Por fim, a batalha ainda não terminou. Na sexta-feira mesmo fiz a ligação pro suporte da OI solicitando o estorno/contestação na minha conta dos 16 dias que fiquei sem serviço. Espero ter mais sorte nessa empreitada. Espero não ter mais história pra contar aqui. => ATUALIZADO - 08/04: Ao menos a contestação foi realizada de forma mais rápida. Hoje mesmo já conferi no site da OI que da minha conta foi subtraído o valor referente a 30 dias de telefone e internet. Ou seja, muito melhor do que tinha solicitado. Pelo menos nesse caso foi feito justiça. Paguei imediatamente a conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário