AdSenseV

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Internet Wi-Fi muito lenta no Moto X e/ou Android Lollipop - Resolvido

No mês de julho de 2015, tive um problema com a minha internet wi-fi, que será detalhado neste post. Tenho internet GVT 25Mb que me atende muito bem em todos os dispositivos, inclusive simultaneamente:
  • CPU
  • Notebook
  • Tablet
  • Celular Moto X [Lollipop] e Moto G[Kitkat] (meu e da minha esposa)
  • PlayStation3
  • 2 TVs Smart (Samsung e LG)
Em resumo, simples navegações, downloads, YouTube, Netflix, games online, enfim tudo funciona perfeitamente bem de forma que poucas vezes tive algum problema.

O Problema

Há pouco mais de uma semana, passei por um dos problemas mais estranhos que já vi na rede local da minha residência.
Ao conectar o meu Moto X de 2ª geração à rede Wi-Fi, percebi que em alguns momentos a internet ficava muito lenta. Cheguei a fazer testes em que alguma páginas chegavam a demorar cerca de 60 a 90 segundos para ser carregadas, exatamente como mostrado no vídeo abaixo:

http://www.stevenf.com/downloads/iphone-6-moto-x.mp4

Ao receber uma visita de parentes, pude perceber que todos os celulares do pessoal, tais como Samsung Galaxy e Iphones não apresentavam este problema. Juntando todas as peças cheguei a seguinte conclusão: o problema não podia ser atribuído somente a minha rede, já que todos os dispositivos citados até agora não apresentavam lentidão, exceto os nossos celulares Motorola; mas também deveria haver alguma mudança recente ocorrida na rede ou na configuração do meu roteador, visto que meu Moto X não apresenta este problema ao conectar em outras redes Wi-Fi.

A Solução

Depois de muitas pesquisas e muitos testes e mudanças de configuração no celular e no roteador, este artigo resolveu os meus problemas:

http://forums.androidcentral.com/lg-g4/542447-slow-wifi-fixed.html
Que nos remete a este outro link
http://phandroid.com/2015/05/13/comcast-wireless-gateway-lollipop-bug/

Em resumo, o problema parece ocorrer não só nos celulares da Motorola mas também em outros modelos com a versão Lollipop do Android (e pelo que vi depois, versões anteriores também). A causa do problema é que o celular tenta solicitar um endereço IPV6 do roteador e nesse momento ele não consegue conversar com ele por algum motivo. Logo, ou você desabilita o ipv6 no seu roteador (opção que não tenho, pois não desbloqueei meu roteador) ou desabilita o ipv6 no Android, o que me pareceu mais simples e rápido do que mexer em toda uma infraestrutura já funcional.

Atualizado dia 07/08/2016:
O problema não ocorre somente em celulares Motorola. Foi reportado que até o momento o bug já ocorreu em outras modelos de outros fabricantes também: Positivo S480, Zen Fone, XPeria Z2, Galaxy J5, Galaxy S7.

A solução dada pelos links acima foi instalar o DNSET, que cria uma VPN que vai forçar o celular Android a conectar usando IPV4. Não necessita nem rootar o seu aparelho. Na descrição do aplicativo, ele afirma que configura o seu aparelho pra usar os servidores DNS do Google (8.8.8.8, 8.8.4.4) e o app desliga após a VPN ser estabelecida. Eu cheguei a tentar configurar manualmente meu DNS pros do Google, mas o problema de lentidão persistiu, sendo resolvido somente com o DNSET mesmo.

Algumas pessoas não confiam muito nesse aplicativo pelo tráfego ter que passar por uma VPN, apesar de segundo o desenvolvedor, e até onde pude analisar com o traceroute, o tunelamento é feito localmente. Na verdade, não deu pra entender por completo o funcionamento, mas caso não queria usar o aplicativo existe uma outra forma de se resolver o problema seria editando um arquivo de configuração para desabilitar o IPV6, conforme explicado neste link:
http://www.reddit.com/r/Android/comments/2z1gyo/fix_lollipop_wifi_issues_and_coincidentally_the/

Concluindo, comecei a utilizar o DNSET em casa e não tive mais problema de lentidão. Em outras redes Wi-Fi que não tenham esse problema (a grande maioria) basta desabilitar o mesmo. Em 27/09/2015, percebi que Acredito que a GVT modificou alguma configuração na sua rede, pois já faz mais de 1 semana que o problema não mais ocorre.

Estas são outras soluções mais completas, conforme dicas recentemente dada nos comentários [Atualizado dia 29/08/2016]
1) O aplicativo Disable IPV6, mas seu aparelho precisa de root
2) Se tiver um roteador Wi-Fi antigo, conecte esse roteador na saída do roteador principal. Crie uma segunda rede Wi-Fi (sem IPV6) com outro nome e conecte nesta os dispositivos Android que possuem a falha. A rede principal ficaria para os outros dispositivos. Esse roteador secundário fica em modo roteador e não em modo access point.

Análise técnica do problema [Atualizado dia 24/08/2016]:
Após alguns ótimos comentários do André Lange, resolvi atualizar o post com uma análise mais detalhada do problema feita por ele, além das novas soluções já listadas acima. Pra quem quiser uma análise ainda mais apurada, sugiro que confiram os comentários dele nesse post. O fato é que o Android tem um bug no IPV6, mas especificamente no seu protocolo da camada de enlace NDP. É incrível como até hoje esse bug do Android ainda não foi corrigido, o que tem prejudicado bastante a migração para IPV6.
"No momento em que você conecta o smartphone em uma rede WiFi com IPv6, a navegação em IPv6 funciona normalmente durante alguns minutos. Passados esses minutos, o celular para de responder ao protocolo NDP, mesmo o roteador enviando inúmeras requisições de Neighbor Solicitation para o endereço IPv6 do celular. Isso faz com que o roteador WiFi pense que o celular não está mais presente na rede e assim os pacotes que chegam para o endereço IPv6 dele não tem para onde ir (o roteador não sabe qual o MAC associado àquele endereço IPv6 ou essa informaçao já expirou) e são descartados. Os pacotes IPv6 gerados pelo celular continuam indo para a internet. São as respostas que não retornam ao celular pq ele deixa de responder o protocolo NDP, que é fundamental." Uma das soluções apontadas pelo André (veja nos comentários) é setar o MAC do smartphone manualmente através de um script.
E qual a real importância da adoção do IPV6? "O acesso IPv4 com NAT (tradução de endereços no roteador para permitir compartilhamento de um endereço IP entre várias máquinas) já criou inúmeros problemas e dificuldades para os usuários. Por exemplo, a necessidade de configurar port forwarding nos roteadores para jogar online, baixar torrent, fazer acesso remoto ou simplesmente pra obter a qualidade total nas chamadas de audio/vido em apps como o Skype. Acontece que com a exaustão dos endereços v4 públicos (a internet cresceu e os números acabaram) isso já está piorando, pois os provedores não tem alternativa senão implantar mais uma camada NAT no próprio provedor (CG-NAT) e amontoar diversos clientes atrás de um único endereço IP. Como nós usuários (mesmo os mais avançados) não temos acesso administrativo a esse NAT do provedor, não temos mais como fazer port forwarding e os programas que faziam automaticamente isso por nós (via UPnP) também não conseguem mais fazer. A qualidade do acesso em v4 vai piorar cada vez mais com esse CG-NAT, ficando muitos usuários bloqueados em algum site porque o endereço IP que eles compartilham no provedor teria sido alguma vez utilizado de forma maliciosa/fraudulenta no acesso à esse site. A única solução de longo prazo para tudo isso é a implantação do IPv6, que por ter uma quantidade muito maior de endereços disponível elimina a necessidade de compartilhamento de endereços (NAT)." 

142 comentários:

  1. Amigo, estava entrando em desespero com esse problema já! Tenho um Xperia Z2 e estava com o mesmo problema! Muito obrigado! Seu blog me ajudou e muito! Vamos torcer para que o Google corrija isso logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que este problema não é exclusivo dos Motorolas, Bruno. Além dos que relatei neste post, um colega de trabalho passou por isso com o seu Moto X.
      Se não houver a opção de desativar o IPV6 no roteador, instalar o DNSet é realmente a melhor solução, que venho usando até hoje.

      Excluir
    2. Tenho um Xperia Z3 compact e apresentou o mesmo problema. Instalei o DNset e aparentemente resolveu, pergunto se esse aplicativo é totalmente seguro? Agradeço desde já a ajuda.

      Excluir
    3. Rafael, usei durante muito tempo na época que esse problema ocorreu lá em casa. Não tive nenhum problema, por isso recomendo.

      Excluir
  2. Eu estava com o mesmo problema no celular Moto X e no tablet Nexus 7, ambos com o Android Lollipop. Seu blog foi minha salvação, pois nem a visita do técnico da GVT tinha resolvido a questão. Mas não entendi uma coisa: a "culpa" é do Google ou da GVT? Não é a primeira vez que tenho problema de incompatibilidade entre recursos dos dois. O Chromecast do Google não funciona com o modem da GVT; para isso ainda não encontrei solução. Muito obrigado e abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A meu ver, existe uma "culpa compartilhada" neste caso. Mas acho que o problema maior está no Android, pois não era pra ficar dando esse tipo de problema somente pelo fato de tentar se conectar numa rede ipv6, já que é uma tendência para o futuro. E se a GVT permitisse que a gente desabilitasse o ipv6 no roteador para então usar ipv4, sem precisar desbloquear (acarretando contratualmente a perda da garantia) teríamos uma forma menos invasiva de resolver o problema.

      Excluir
  3. Bom dia Windson.
    Estava com esse mesmo problema no meu Moto X 2ª Geração, com o Android 5.1.
    Tenho o modem da GVT de 25Mb e a conexão no iPhone 6 do meu irmão e no meu iPad estavam normais. Além do modem da GVT, eu tenho um roteador configurado como repetidor na área de fora de casa, para poder ampliar o sinal do WiFi. Até pensei que pudesse ser alguma configuração errada, e por isso estava causando esse problema. Cheguei até a refazer toda a configuração dos roteadores para ver se o problema sumia. Não resolveu. Ai parti para a restauração do Moto X, como ele veio de fabrica. Eu até pensei que ele pudesse voltar com o KitKat, mas voltou com o Lolipop. Antes com o KitKat não lembro desse problema acontecer. Mesmo restaurando ele de fabrica o problema persistiu. Até que ontem achei essa sua postagem que salvou minha vida rsrs. Instalei o app DNSet e o problema sumiu, a conexão voltou ao normal.

    Obrigado pela dica. E vamos esperar que o Google arrume esse problema nas próximas versões do Android.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá octavio!
      O Moto G dá minha esposa tem a versão Kitkat do Android e o problema também ocorre, mas no caso dela me parece que é algo intermitente, mais estranho ainda. A instalação do DNSet também resolve na hora o problema dela.
      Esse problema está ocorrendo com uma frequencia ainda maior do que eu esperava. Espero também que seja liberada uma correção o quanto antes, até porque a identificação do mesmo é bem chata.

      Excluir
    2. Eu baixei mas nao funcinou no meu cel, como faço? Me ajuda por favor!

      Excluir
    3. Tenta as outras soluções explicadas no post

      Excluir
  4. Aqui em casa solucionei com o DNset, mas achei um absurdo isso. A Google deve estar para soltar uma atualização que corrija isso. Não é possível. Até porque não se sabe ao certo a que tipo de vulnerabilidade estamos expostos ao utilizarmos o DNset. ABSURDO!!!

    ResponderExcluir
  5. É bom ressaltar que todos os gadjets com IOS, notebook, smarttv funcionam normalmente. Os ps dispositivos que rodam Android 5+ é que apresentam dificuldade na navegação, independente da marca ou modelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. O mesmo ocorre lá em casa.
      Mas já vi caso de Androids 4 com o mesmo problema de lentidão, tanto o Jelly Bean como o Kit Kat.

      Excluir
  6. olá wilson!!!estou com esse mesmo problema, tenho um moto x segunda geração e de uns 15 dias pra cá ta muito lenta a coneção na minha casa me ajude com um passo a passo pq não sei fazer nada do que vc falou sobre esse aplicativo denset e tenho receio por ficar exposta com os dados e o outo jeito tbm não sei me ajude se puder desde já agradeço,

    ResponderExcluir
  7. Faz assim, instala o DNSet neste link, é a forma mais simples de resolver:
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dnset&hl=pt_BR
    Após instalado, basta iniciar o aplicativo e apertar o botão Start. Ele vai pedir pra você confirmar a criação da conexão VPN. Clique em OK. Essa conexão é local, seus dados não vão estar sendo monitorados. Uso faz mais de 1 mês e não tive problema.
    Esse procedimento tem resolvido em 80% dos casos que vi.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Windson, resolvi assim também. Mas até quando teremos de conviver com isso? Ipv6 é uma tendência e não vai retroceder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode crer, cara. Entrei em contato com um primo meu que trabalha na GVT pra ver se eles já tem algum procedimento em relação a isso.
      Em relação a Google, ainda não tenho conhecimento de nenhuma medida tomada em relação a esse bug.

      Excluir
  9. Saiu a versão mais recente do Android Lollipop. Espero que tenha corrigido esse problema, mas na lista de novidades ele não foi reportado: http://www.androidpit.com.br/android-5-1-lollipop-funcoes
    Lista de dispositivos compatíveis: http://www.androidpit.com.br/android-l-atualizacao-lollipop-smartphones

    ResponderExcluir
  10. EU TE AMOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!

    1 mês sem poder usar o wifi no meu smartphone dentro da minha própria casa, baixei o DNSET e na hora o bixhinho começou a voar na conexão!

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  11. ENTREI NO PRIMEIRO LINK DE SOLUÇÃO MAIS NÃO ENCONTREI O CONTEUDO, ALGUEM POR FAVOR PODERIA ME AJUDAR COM ESSEPROBLEMA QUE DESAGRADA A TODOS!

    OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  12. Rodolfo, instala o DNSet que em 90% dos casos resolve. Segue o link:
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dnset&hl=pt_BR

    ResponderExcluir
  13. Acabei de nstalar o dnset, voltou ao normal, mas pq não é seguro usa lo???/

    ResponderExcluir
  14. Alguns tem receio de ter o tráfego monitorado por meio da VPN que ele cria. Mas segundo o desenvolvedor, não há riscos pois ela é criada localmente. Eu uso sem medo.

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho um positivo s480, e ao botar uma custom rom tive esse problema. Depois de muita dor de cabeça, descobri o motivo, desabilitei o Ipv6, deixando somente o Ipv4 ativado, e resolvido, rede wifi com velocidade full como deveria ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa seria a solução ideal. Mas como pra boa parte das pessoas é um procedimento mais complexo, o DNSet costuma ser a solução mais rápida.

      Excluir
  16. Olá! Meu Moto G acabou de ser atualizado para o Android 5.1 e o problema descrito começou. Instalei o DNSet e problema resolvido... em partes. Desse jeito não consigo conectar o Moto G no Chromecast. Uma pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi falar desse problema com o Chromecast. Neste caso ainda não tenho conhecimento de uma solução.

      Excluir
  17. Amigo, só me preocupo com minha segurança... Não tem outro jeito, como trocar o modem e desativar o IPv6?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, liga pra o suporte da sua operadora de internet. Tive conhecimento de alguns casos em que a troca do modem resolveu o problema.

      Excluir
  18. VALEUUUU!!! Estaou a 1 mes com o Moto G 2 geraçao Lollipop e estava com o problema de lentidao no wifi...Instalei o DNS e na hora ficou otimo!!
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  19. Amigo, você é o cara!
    Faz alguns MESES que ESTAVA com esse problema. Já tinha feito de tudo, tudo mesmo e não conseguia achar uma solução pro meu problema.

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  20. Muito Obrigado! Resolveu meu problema no meu Razr HD

    ResponderExcluir
  21. instala o DNSet que em 90% dos casos resolve. Segue o link:
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dnset&hl=pt_BR

    ResponderExcluir
  22. Luis Fernando Moraes15 de novembro de 2015 10:55

    Olá. Atualizei meu Xperia M2 Aqua recentemente para o Android 5.1, mas até 3, 4 dias estava normal. Depois começou a ficar lento desse jeito é só funciona direito com o DNSet. Há alguma chance desse problema ser resolvido automaticamente ou tenho que entrar em contato com o provedor? No caso eu tenho Net Virtua aqui, um modem humax hg-100r l2. Obrigado pela ajuda!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, eu soube de relatos em que a troca do roteador resolveu o problema. Na minha residência o problema não ocorreu mais, imagino que por alguma atualização do roteador ou algo do tipo. Enquanto o problema persistia, eu continuei usando o DNSet sem problemas.

      Excluir
  23. Porra, cara, esse DNSet me salvou. Tava tendo que usar WiFi da academia onde treino pra conseguir configurar as coisas no meu Moto G2, porque o daqui de casa era uma lentidão incrível. Nem tava pensando em mudar o roteador (é um Humax pra WiF, TV e telefone), tentei desabilitar o DHCPvp6 nas configurações do modem, mas acho que ele não funciona assim. Agora tá tudo de boa, vou ficar usando o DNSet. Já usei VPNs mais perigosos antes (tipo o Hola...), e se esse for local acho que não tem problema. Espero que a Google concerte isso, acho que tá mais pro lado deles que o das provedoras (uso a Net), por ora.

    ResponderExcluir
  24. Que ótimo que deu certo, Daniel. Lá em casa nunca mais tive problema, mas ainda vejo muitos casos em que ele ainda ocorre e nessas horas só o DNSet tem resolvido mesmo.

    ResponderExcluir
  25. Windson Mateus..estou enfrentando o mesmo problema do android lollipop. Poderia me explicar como faço para instalar esse DNSet? Preciso instalar somente no celular que apresenta o problema? Onde encontro esse app? Encontrei um na Play Store mas não sei se é o certo..

    ResponderExcluir
  26. Queria saber também se o DNSet pode acarretar efeitos colaterais no aparelho celular ou se gera custos adicionais, ou ainda, se existe um limite de tempo para usar o app.
    Posso deixá-lo em funcionamento o tempo todo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O link é esse: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dnset&hl=pt_BR
      Tenho usado ele por um bom tempo e nunca tive nenhum problema com o app. Não gera nenhum custo adicional, mas só ative ele quando necessário, ou seja, quando estiver em uma rede Wi-Fi que apresente lentidão no seu aparelho.

      Excluir
  27. Estou com um problema muito parecido com o seu, porem, o meu é o Sony Z2.. Pra eu conseguir abrir algumas paginas, tenho qe acessar por pagina anonima, e tenho um jogo (Yugioh Duel Generation) qe não conecta no servidor... Mas qndo vou na casa de outras pessoas conecta normal.. Só aqui em casa que não conecta.. Mas tenho um amigo qe vem na minha casa, e ele conecta o jogo dele normal, acessa normal as paginas de internet, tanto ele, como as pessoas qe moram comigo... O problema nao eh com minha internet, pois se nao ngm conseguiria acessar. O problema é meu cel com minha net, pqe cm outras acessa normal.. Ja nem sei mais oqe fazer.. Se tiver alguma solução, agradeço desde já.. (FIZ ESSE PROCEDIMENTO QE VCE ENSINOU, NAO DEU).

    ResponderExcluir
  28. Eu tentaria uma das seguintes opções:
    1) Desabilitar o IPV6 no seu smartphone para ele trabalhar somente com IPV4. Neste link tem o procedimento: https://www.reddit.com/r/Android/comments/2z1gyo/fix_lollipop_wifi_issues_and_coincidentally_the/
    2) Desabilitar o IPV6 no seu roteador para ele trabalhar somente com IPV4, se essa opção estiver disponível. Se não tiver, acredito que só tentando trocar o roteador como alguns resolveram.

    ResponderExcluir
  29. Tenho o samsung s5 e tenho 2 gvt 15mega e 1 de 25mega. Nas de 15 não tenho problemas, já a 25 que é a principal (de casa) ocorre esta lentidão de entrada. Tentei o DNSet free e o pro e nada de funcionar. Fui tentar por este site reddit e não sei qual smanager eu baixo. Alguem poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, na verdade o SManager a que o artigo se refere é o app Script Manager. Você pode instalar direto da Play Store através deste link https://play.google.com/store/apps/details?id=os.tools.scriptmanager&hl=pt_BR

      Excluir
    2. Tentei este e também não funcionou.. Tentei o Betternet e .... melhorou a velocidade significadamente, mas ainda não atinge a mesma velocidade do gvt 15mega.. Mas agora é suportável....

      Excluir
  30. Tenho o Moto X Play Android 5.1.1 com esse problema, resolvi colocando o ip fixo:
    http://xslab.com/2013/08/how-to-change-dns-settings-on-android/

    Parece que esse app transforma o ip dinamico para fixo:
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.farproc.wifi.statIc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei configurar com IP fixo, mas no meu caso não deu certo. É a melhor solução, realmente, por ser menos intrusivo.

      Excluir
  31. Fala Mateus!
    Cara,meu pai comprou um Moto X Play e simplesmente o aparelho suga a velocidade da minha rede...instalei DNSet e não adiantou.O meu modem roteador é um d-Link DSL-2640B e não tem suporte a IPv6.Minha dúvida é,será que se eu trocar meu modem por outro,no caso,tinha visto esses dois modelos: TP-LINK TD-W8961ND ou o D-Link Dsl-2740E;
    resolveria a situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo!
      Soube de alguns casos em que a troca do roteador resolveu o problema. Aí só na tentativa e erro mesmo. Vale a pena fazer o teste.

      Excluir
    2. É, acho que vou ter que correr esse risco...
      Valeu,abraço!

      Excluir
  32. Mesmo que somente provisória, excelente solução!!!

    ResponderExcluir
  33. Tenho um moto x play e estava com esse problema até encontrar seu blog, estou com a internet lenta há tres meses, alterei ip, dns, mac filter, dediquei dias e nada! Muito obrigada, mesmo! A, minha Internet é Net e meu roteador da Cisco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou, Gabriela. Bom saber que esse problema ocorre na NET também e não só na GVT, e com esse tipo de roteador.

      Excluir
  34. Pois é, liguei lá e eles falaram que não trocariam meu roteador e que o técnico cobraria pra resolver esse tipo de problema...

    ResponderExcluir
  35. Ao que parece, o DNSet é um problema. Ele realmente me ajudou com a velocidade, mas logo meu email foi hackeado. Fui pesquisar no Google, e parece que DNSet deixa o VPN em aberto, mudando seu endereço de IP e deixando livre para hackers. Meu wifi continua lento no meu Galaxy J5 e não sei oq fazer.

    ResponderExcluir
  36. Não tive problemas no período que precisei usar o DNSet. Vejo muitas pessoas com receio de usar ele, mas pelo que analisei do seu funcionamento ele cria um tunelamento local. O tráfego não passa por outros servidores, por isso o considero uma ferramenta segura.

    ResponderExcluir
  37. zenfone 2 laser mesmo problema as vezes pega de boa as vezes nao

    ResponderExcluir
  38. Bom dia, tenho um Zenfone 2, que acontecia o mesmo problema de lentidão. No meu caso uso a NET, instalei o aplicativo citado e aparentemente o problema foi resolvido. Muito obrigado, já não sabia mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  39. Acredito que isso ocorreu depois de uma atualização que saiu semana passada!

    ResponderExcluir
  40. Eu tenho um samsumg j5 e tava sofrendo muito com esse problema ate ver esse post. Muito obrigada!
    So tenho uma duvida .. Eu instalei o aplucativo e agora nao consigo desativar .. Na minha tela inicial ele fica com o icone o tempo todo. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra desativar é so sair do wifi (se você não colocou auto start) qualquer coisa desinstala o aplicativo!

      Excluir
    2. Você também pode entrar no DNSet no painel de notificações (ícone da chave) e então desconectar da VPN criada.

      Excluir
  41. Muito obrigado! Estaca com esse mesmo problema com meu Z2, e meu roteador da NET, mas preferi mudar as configurações do roteador mesmo. Mas mesmo não resolvendo o problema com a técnica proposta, foi sua postagem que jogou a luz sobre o problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, Felipe! Acredito que ainda surgiram muitas ocorrências desse tipo com a crescente adoção do IPV6. O ideal seria que os provedores nos dessem mais liberdade pra alterar os roteadores, como você fez no seu caso, sem precisar instalar o DNSet.

      Excluir
  42. ARRUMEI!!!!!
    GLÓRIA!!!!

    nas configurações do roteador, vão em Switch Mode, e mudem "Current Mode IPv4+IPv6" para "IPv4 Only". O roteador reinicia, vc reinicia o celular e PRONTO!!! Velocidade de volta, quase chorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu certo :) obrigado por compartilhar essa informação! Havia feito o processo do DNset e também funcionou perfeitamente, entretanto vi o seu relato sobre ser hackeada e fiquei apreensivo pois uso a internet pra tudo desde banco a várias outras coisa, e graças a sua ajuda o meu problema foi resolvido e agora me sinto mais seguro. OBRIGADO :*

      Excluir
    2. como esta sua internet pelo wifi agora? eu uso o celular j5 e sempre a velocidade do meu wifi foi rápida e agora faz uma semana que ta muito lento tenho que clicar pra carregar 3 vezes pra entrar no youtube e as imagens demoram seculos pra carregar e o problema não é minha internet por que ela é 15 mb e no notbook fica tudo rápido pra usar estou tendo esse problema apenas no celular entrei nas configurações do meu roteador e não achei essa opção pra tentar arrumar :(

      Excluir
  43. O meu problema nao resolveu... meu celular continua lento e consequentemente a minha net virou um lixo... impossivel usar

    ResponderExcluir
  44. Como chego nessas configurações do roteador?

    ResponderExcluir
  45. Depende do modelo. Verifique com o seu provedor que ele deve te orientar.

    ResponderExcluir
  46. Opa! Estava com o mesmo problema e o seu post me ajudou. Coloquei o DNSET e agora o wifi funciona normal. Pergunta: você consegue desligá-lo atraves do painel de notificaçao? Eu não. Quando ativo o app aparece a chave lá em cima, mas sem notificaçao no painel. Tenho que desligar o aparelho para desligar o app

    ResponderExcluir
  47. Pra desligar, clique no painel de notificações, em VPN, depois em desconectar. Dependendo da versão do Android, pode ser necessário passar por outras telas.

    ResponderExcluir
  48. Comprei meu aparelho há 3 dias(Zenfone 2).. e ainda estou dentro do período de 7 dias para troca na própria loja... detectei o problema e estava fazendo testes para ter certeza de que há um problema e como convencer o vendedor a trocar o produto. Porém agora instalei o DNSET, funcionou, mas não confio tanto nesses app e ainda assim gostaria de trocar o produto... Minha pergunta é... se eu conseguir trocar e pegar um outro Zenfone 2 pode ser que resolva ? Ou já que a minha rede continuará a mesma o problema persistirá ???

    ResponderExcluir
  49. Robson, não deve funcionar com a troca do aparelho, até porque você vai perceber que em algumas redes Wi-Fi ele não apresenta esse problema, se for o mesmo caso relatado nesse post, o que é bem provável.
    Alguma configuração no meu provedor mudou que não precisei mais usar o DNSet e nem eles souberam me explicar o que foi, mas durante o tempo que precisei usar o aplicativo não tive problemas.

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde. Muito obrigado pelo post. Tive o mesmo problema no meu Zenfone 2. Também relacionado à GVT. Resolvi baixando o Dntest. Valeu

    ResponderExcluir
  51. Tenho medo de usar esse aplicativo e dar algum problema, sera que se eu esperar algum dia minha internet pelo celular vai voltar ao normal? ja faz uma semana que ta muito lento e é apenas pelo celular e quando uso wifi na casa dos outros fica rapido, o problema nao é minha internet pois ela é 15mb e no notbook fica super rapido pra usar.meu celular é o galaxy j5 e sempre foi rapida a internet dele nao sei por que agora isso ta acontecendo :(

    ResponderExcluir
  52. Tamires, das vezes que utilizei esse aplicativo não tive nenhum problema, outras pessoas também usaram e tudo correu bem. Por isso recomendo.
    Só não uso mais pois de alguma forma o problema não mais ocorre na internet da minha residência, imagino que por alguma mudança de configuração do provedor de internet.

    ResponderExcluir
  53. eu comecei a usar ele e realmente é um aplicativo muito bom vou continuar usando até que minha internet volte ao normal no celular

    ResponderExcluir
  54. baixei aqui e nao resolveu nada, além disso quando eu to conectado com meu moto g 4 no wifi o meu notebook q tb é conectado no wifi fica lentissima, dor de cabeça ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se até a internet do teu notebook fica lenta o problema deve ser outro. A solução que relatei só serve para certos celulares com sistema Android.

      Excluir
  55. Bom dia. Entrei só para agradecer. Estava com dois J5 aqui em casa lento no wifi Net, pc e note rodava normal.Deixei o roteador somente em IPV4, todo o problema acabou. Abraços

    ResponderExcluir
  56. Como faz pra deixar o roteador somente em IPV4 no roteador HUMAX??? nao achei aqui por favor ja faz 1 mês que minha internet só fica boa no notbook, demais aparelhos ficam péssimos na conexão inclusive nos celulares de casa j5 e LG G2 mini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca configurei roteador dessa marca. Tenta ver com o suporte da sua operadora.

      Excluir
    2. Acesse o modem. Login: admin Senha: password.
      Em switch mode, mude para Legacy ipv4 (algo assim...). Dê ok e pronto.

      Excluir
  57. Muito obrigada, já tinha até restaurado meu celular e nada de resolver. O meu é um Galaxy S7, para somar ao registro dos aparelhos que apresentam esse problema.

    ResponderExcluir
  58. Realmente não sabia que dava o problema até no S7, Ludmila. Valeu pelo feedback e que bom que deu certo!

    ResponderExcluir
  59. Muito bom seu artigo! sua descrição do problema é a mesma que eu vinha enfrentando.. perfeito. Foi legal que me deu a direção do que fazer.

    No meu caso é um Zenfone2 não "lidando bem" com roteador Thomson da NET, como solução eu preferi desabilitar o IPV6 do roteador e funcionou de primeira.

    (Acho preferível essa solução à instalação do DNSET, ao menos enquanto não sai a atualização do Android :-)

    ResponderExcluir
  60. Desabilitar o IPV6 no roteador é sempre preferível a instalar o DNSET no smartphone, desde que seu provedor/roteador permita, como foi o seu caso. Que bom que funcionou.

    ResponderExcluir
  61. Boa noite,

    Obrigado pela ajuda Windson, artigo muito bom!

    Instalei minha internet na sexta feira, Net Virtua com modem Technicolor TC7300B e reparei que estava demorando para acessar sites de internet pelo Zenfone 2 e Galaxy A5 (pelo notebook estava normal), chamei o técnico e disse que era normal e nunca tinha ouvido falar de uma problema assim...

    Hoje resolvi pesquisar pq achei estranho e achei o blog aqui, consegui desabilitar e está funcionando normalmente a internet nos smarthphones!!

    Vou ficar acompanhando o Blog para saber se atualizaram o android

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  62. Grato por ter ajudado!
    O problema ainda persiste em algumas configurações de Android. Há relatos recentes nos comentários acima de pessoas que estão tendo problema até com o novo Galaxy S7.

    ResponderExcluir
  63. Galera, esse problema já ocorre faz anos. Eu venho sempre acompanhando, mas por ser um problema intermitente e que acontece em algumas redes WiFi sim (aquelas que tem IPv6) e em outras não, muitas pessoas erroneamente jogam a culpa no roteador ou no provedor de internet. Nunca saiu atualização pro Android que corrigisse. Eu gastei um tempo capturando pacotes na rede peo Wireshark e analisando para tentar entender o que acontece.

    No momento em que você conecta o smartphone em uma rede WiFi com IPv6, a navegação em IPv6 funciona normalmente durante alguns minutos. Passados esses minutos, o celular para de responder ao protocolo NDP, mesmo o roteador enviando inúmeras requisições de Neighbor Solicitation para o endereço IPv6 do celular. Isso faz com que o roteador WiFi pense que o celular não está mais presente na rede e assim os pacotes que chegam para o endereço IPv6 dele não tem para onde ir (o roteador não sabe qual o MAC associado àquele endereço IPv6 ou essa informaçao já expirou) e são descartados. Os pacotes IPv6 gerados pelo celular continuam indo para a internet. São as respostas que não retornam ao celular pq ele deixa de responder o protocolo NDP, que é fundamental.

    Não apoio a solução de desativar o IPv6 no roteador. Não tem nada de errado com o roteador, com o provedor de internet ou com o novo protocolo. Parem de reclamar das operadoras que estão fornecendo um serviço tecnologicamente atualizado e correto. É o Android que está quebrado. Repito: O ANDROID ESTÁ QUEBRADO.

    A solução que usei e que recomendo é você rootar o seu celular e depois instalar o aplicativo [ROOT] Disable IPv6. Percebam que IPv6 não é mais coisa do futuro. Se chegou no Brasil, nos planos de internet residenciais, é porque o trem já andou e desativa-lo no roteador agora por causa dos bugs do Android seria um retrocesso absurdo. Quem sabe no futuro não compraremos mais celular com Android porque não funciona o WiFi dele em redes corretamente configuradas e tecnologicamente atualizadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, sempre quis fazer uma análise mais detalhada do tráfego da rede com o wireshark. Você deu a explicação que eu sempre quis pra entender melhor o que realmente acontece nesse problema e por isso agradeço muito a sua contribuição.
      Agora creio que para o usuário final certos procedimentos são mais complicados e nesse sentido o DNSet resolve a questão de forma mais simples e sem precisar "rootar" o aparelho.
      Em relação a desativar o IPV6 do roteador, entendo o seu ponto de vista, mas pra grande parte dos usuários eles não querem saber se tá funcionando IPV6 ou IPV4. Ele só quer que o wi-fi funcione de boa no seu smartphone.
      De qualquer forma vou atualizar o post com essa dica do aplicativo "Disable IPV6".
      Valeu pelo comentário!

      Excluir
    2. Olá Windson. Obrigado pela resposta. Entendo que desativar o IPv6 no roteador é a forma mais imediata de normalizar o acesso à internet, isto é, deixar mais parecido (adiante verá porque não é igual) com o que era antes. Meu comentário tem um certo teor de protesto pelo seguinte motivo: O acesso IPv4 com NAT (tradução de endereços no roteador para permitir compartilhamento de um endereço IP entre várias máquinas) já criou inúmeros problemas e dificuldades para os usuários. Por exemplo, a necessidade de configurar port forwarding nos roteadores para jogar online, baixar torrent, fazer acesso remoto ou simplesmente pra obter a qualidade total nas chamadas de audio/vido em apps como o Skype. Acontece que com a exaustão dos endereços v4 públicos (a internet cresceu e os números acabaram) isso já está piorando, pois os provedores não tem alternativa senão implantar mais uma camada NAT no próprio provedor (CG-NAT) e amontoar diversos clientes atrás de um único endereço IP. Como nós usuários (mesmo os mais avançados) não temos acesso administrativo a esse NAT do provedor, não temos mais como fazer port forwarding e os programas que faziam automaticamente isso por nós (via UPnP) também não conseguem mais fazer. A qualidade do acesso em v4 vai piorar cada vez pais com esse CG-NAT, ficando muitos usuários bloqueados em algum site pq o endereço IP que eles compartilham no provedor teria sido alguma vez utilizado de forma maliciosa/fraudulenta no acesso à esse site. A única solução de longo prazo para tudo isso é a implantação do IPv6, que por ter uma quantidade muito maior de endereços disponível elimina a necessidade de compartilhamento de endereços (NAT). Aí o que me deixa P da vida é que a Google e/ou a Motorola ou seja quem foi que colocou esse bug no Android está de certa forma motivando um atraso na migração para o v6. Ao não corrigir o bug está forçando muitos usuários a desativarem o IPv6 em suas redes. Resumindo: A Anatel fez a sua parte, o provedor fez a sua parte, o fabricante do modem fez a sua parte, o técnico instalador fez a sua parte. A Google e a Motorola fizeram o que ? Ferraram com tudo...

      Excluir
    3. André, resolvi atualizar o post com a sua análise e a de um outro visitante recente, pois agora temos uma análise mais técnica, algo que eu sempre quis acrescentar para um melhor entendimento do problema, bem como das novas soluções apontadas.
      Mais uma vez, obrigado pelos esclarecimentos.

      Excluir
    4. Olá Windson. Fico feliz em ter colaborado na análise desse problema. Utilizo o firmware OpenWrt no meu roteador doméstico e venho estudando IPv6 desde antes de ele ter sido implementado pela GVT (hoje Vivo) na conexão ADSL que eu assino. Na última semana fiz alguns testes pra tentar contornar esse problema e consegui utilizar o IPv6 no Android. Consequentemente não aconteceram os travamentos na navegação. Meu Moto X está rootado, logo posso rodar scripts que mexem em certas configurações mais internas do Linux (como escrever em /proc/sys/net/ipv6/conf/wlan0/*). Usei um script para desativar os endereços temporários do IPv6 (RFC 4941 - Privacy Extensions for Stateless Address) escrevendo 0 em use_tempaddr, assim o sufixo do endereço IPv6 que o celular usa para tentar acessar a internet ficou estático. Ele é gerado a partir do MAC da interface de rede do celular. Sabendo qual é esse endereço, adicionei-o permanentemente, de forma manual, na tabela de vizinhos IPv6 do meu roteador com o comando "ip -6 neigh replace $endereco dev br-lan lladdr $mac nud perm". Essa configuração faz com que o roteador não precise usar o protocolo NDP para descobrir qual o MAC do celular e para confirmar que o dispositivo ainda está na rede. Equivale a uma entrada ARP estática no mundo IPv4. Feito isso, a conexão passou a funcionar perfeitamente tanto em v4 como em v6. É claro que essa solução não é factível para 99% dos usuários, porque exige scriptar tanto o celular (rootado) como o roteador (com firmware diferente do original). Mas está servindo para confirmar o que eu tinha observado na captura de pacotes: O celular não responde ao protocolo NDP depois de um certo tempo conectado. Tirando a dependência do NDP, a conexão funciona. Acrescento que outros sistemas operacionais sempre funcionaram sem problemas com IPv6 na minha rede, com qualquer configuração que eu já tenha feito no IPv6 (stateless, stateful, stateless+stateful). Na minha família tem outros Moto X e todos reclamam que não dá pra usar o WiFi de alguns lugares. Eu sei que esses lugares são justamente os que tem IPv6 implantado, como por exemplo, a universidade UFSC. Imagine se uma instituição como a UFSC ou outra do mesmo porte iria ter que adiar a migração por causa dos usuários com Android ? Ou pior ainda, investir na migração e depois voltar atrás desativando o IPv6 por conta dos usuários "premiados" com esse bug ? Jamais. A Motorola e a Google que criem vergonha na cara que corrijam isso. Abs.

      Excluir
    5. Só pra esclarecer: O "Unknown" de 21/agosto e eu são a mesma pessoa. Acho que não estava logado quando fiz o primeiro comentário.

      Excluir
    6. OK, André. Acrescentei no post essas novas informações.

      Excluir
  64. Outra solução paleativa para funcionar no WiFi da sua casa ou escritório: Tente lembrar se você ainda tem no fundo do armário um roteador WiFi antigo. Pode ser padrão b/g mesmo. Pegue esse roteador e conecte na saída do roteador principal. Use-o para criar uma segunda rede WiFi com nome que pode ser, por exemplo, "Fulano Android_fix" e conecte nela os dispositivos Android que possuem a discutida falha. Essa rede não terá IPv6. Continue usando a rede principal "Fulano" para os demais dispositivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse roteador secundário deve estar em modo roteador mesmo. Não fazer em modo access point.

      Excluir
    2. Solução bacana, André. O problema é só depender de um outro roteador e talvez pra boa parte dos usuários finais seja um pouco complexo.
      Valeu a dica!

      Excluir
  65. Pessoal, acabei de desativar o Ipv6 no meu modem da Net marca Arris e meu Lg G3 voltou a navegar bem rapido. O curioso que ate uma semana atras sempre funcionou bem. Ou foi alguma atualizaçao da Net ou o Android, que no meu caso é o Lolipop, sabidamente falho nessa questão do Ipv6. Vamos ver como fica.

    ResponderExcluir
  66. Boa noite. Td bem companheiro? Meu zenfone2 apresenta a seguinte situação: Minha internet é de 30 mb (netvirtual), porém o máximo que consigo alcançar com ele é 15 / 18 mb. Logicamente, sem que haja grande consumo de banda. O teste feito pelo computador, chega normalmente a 30mb. testei em vários testadores ou resultados são os mesmos. Já mexi em frequencia, canal. desativei ipv6 e instalei o DNset. Já se deparou com esse ocorrido? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Acho que posso contribuir com uma experiência parecida. Essa situação que você descreveu está semelhante à de um familiar meu que também instalou netvirtua. No caso dele, era porque o WiFi do modem da net é ruim. Dava 15 Mbps com um plano de 30 Mbps. A velocidade contratada só era atingida no PC que estava ligado ao modem por cabo de rede. A solução foi instalar um roteador WiFi separado, configurado como access point.

      Excluir
  67. Boa noite! essa solução funciona para o galaxy s7, por que o meu começou com esse defeito hoje. quatro meses depois que comprei. minha internet é vivo (antiga gvt). o modem é o mesmo (powerbox).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos comentários, há relatos de pessoas que tem o S7 e conseguiram resolver o problema com essa solução.

      Excluir
  68. Comecei a ter esse problema tem 2 semanas, não sei porquê, já que é um problema bem antigo, tentei com DNSET e não funcionou, internet no meu android zenfone 6 está um lixo, sem condições de utilizar, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos comentários, há vários relatos de pessoas que tem o Zenfone e conseguiram resolver o problema com essa solução.

      Excluir
  69. olá, primeiramente parabéns pelo artigo, muito elucidador.

    segundamente, comecei a ter lentidão nesse final de semana ( ou aumentou, pois nunca havia reparado) no meu zenfone2 no wifi de casa.

    tentei mudar canais do roteador da NET e nada, e com pesquisas no google cai no seu artigo e realmente depois da instalação do DNSet a internet está muito, mas muito mais rápida de qualquer momento passado.

    Porém, a gente sempre fica com um pé atrás destas VPNs ( no caso vc já elucidou a questão de segurança ).

    Será que alguém sabe se tem como desabilidar o IPV6 no roteador da NET, CISCO dcp3925? Achei uma aba lá em setup referente a ipv6, porém coloquei disabled e ainda continua lento.

    ResponderExcluir
  70. Valeu, Hélio! Que bom que o artigo te ajudou.

    ResponderExcluir
  71. Boa tarde galera. tambem encontrei esse problema. Instalei o DNSSet e não resolveu. Tambem solicitei a troca do modem/roteador da NET, e não adiantou. Alias, os técnicos da NET mal sabem o que é IPV6. A solução que encontrei e que funcionou foi entrar no modem da Net, mudar ele pra Bridge, e colocar um roteador depois dele. Ai funcionou.
    Ass; Reginaldo Telecom

    ResponderExcluir
  72. Olá Widson. Gostaria de compartilhar novidades no assunto. Adquiri um novo celular, Moto G4 Plus da Lenovo que veio com Android 6.0.1. Este aparelho não apresentou problemas de compatibilidade com o IPv6 e navega normalmente no novo protocolo. Resolvi então fazer um teste com o celular antigo (Moto X XT1058): Como o celular já estava rootado, instalei nele uma custom ROM do Android 6.0.1. Significa que é uma atualização não oficial, produzida por programadores voluntários sem ajuda do fabricante do smartphone. Tutorial utilizado: http://motox-brasil.blogspot.com.br/2016/02/rom-moto-x-60x-aicp-11-marshmallow.html . O resultado é que o velho Moto X passou a funcionar perfeitamente com relação à navegação em redes com IPv6. Ele está acessando sites nos dois protocolos (v4 e v6) sem problemas. Isso mostra que o defeito não está no hardware do aparelho. Bastaria algum esforço dos fabricantes dos modelos afetados para corrigir o bug que está no software oficial.

    ResponderExcluir
  73. Bom saber isso, André.
    Valeu pelo feedback!

    ResponderExcluir
  74. Eae Windson. Sabe me dizer se este problema já ocorreu em android Marshmallow?. Pois tenho um moto g2 com android Marshmallow, e a internet ta muito lenta mal envia msg no wpp, youtube,face, google play não carrega já pesquisas no google ta normal. Obs: problema na minha rede wifi, 3g e outras ta normal. To meio perdido pois este problema de ipv6 só li relatos em lollipop. Por favor se puder me ajudar agradeço ^^

    ResponderExcluir
  75. Gustavo, vi casos em que dava problema no Marshmallow também. Para uma solução rápida aconselho o aplicativo DNSet.
    Mas antes disso tente atualizar antes pro Android 6. O Moto G2 da minha esposa não deu mais problema após atualizar pra essa versão do Android.

    ResponderExcluir
  76. Windson, tudo bem?
    Acontece com meu Lg G3 na versão 6,0, o que não faz muito sentido. Troquei minha internet de 10 MB para 120 MB e tudo ficou ótimo durante uma semana. Depois disso só dor de cabeça. Liguei um milhão de vezes para a net mas eles sempre me fizeram passar por aquele procedimento ridículo de desligar o modem e ligar.
    Mesmo alterando manualmente e desativando o IPV6 no roteador, nada mudava. Demorava uns 2 minutos para carregar qualquer página da internet.
    Não entendo pq demorou uma semana pro problema realmente aparecer. Não faz sentido pra mim.

    Instalei o DNSet que vc disse e logo tudo voltou ao normal. Mesmo assim estou tentando entrar em contato com a Net para trocar o modem. As chances são mínimas já que essas empresas compram os modens e roteadores mais vagabundos que existem para dar aos clientes.
    Você sabe me informar se colocando um roteador em cima do que já existe da operadora em modo brigde pode resolver o problema?

    Muito obrigado pela dica provisória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cheguei a precisar usar esse procedimento no meu caso, mas temos relatos aqui nos comentário do post de pessoas que conseguiram resolver com esta solução que você mencionou: mudar o roteador pra bridge e colocar um roteador depois dele. Portanto, creio que deve resolver.

      Excluir
  77. Meu jesus cristo.. post de 2015, estamos em 2017 estou usando android 7.1.1 e estou com o mesmo problema, com o aplicativo DNSet funciona na hora, tive GVT metalica por 5 anos sempre funcionou perfeito, foi por a vivo fibra e começou essa dor de cabeça. após 3 meses sofrendo descubro isso... e o pior, até hoje não tem uma solução se não for pelo app. Vou tentar colocando mais uma camada que é um roteador, ou sendo mais energico, comprando um modem vivo fibra desbloqueado, ou que de para desligar o ipv6... pois não quero usar app para resolver isso, e sim quero resolver isso a nível de hardware.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não imaginava que isso ainda estivesse ocorrendo na versão 7 do Android.

      Excluir
    2. consegui resolver usando um roteador e desligando o ipv6 desse roteador, ai funcionou normalmente. muito complicado.

      Excluir
  78. Pois é, troquei meu modem da net esse mes e também apresentou o problema mesmo desabilitando o IPV6, com DNSet funciona

    ResponderExcluir
  79. Amigo, estou ou estava com esse problema e o APP citado não me ajudou, eu restaurei o aparelho para o padrão de fábrica e estou 1 app de cada vez, instalo 1 e testo a velocidade, depois instalo outro e testo a velocidade e até agora não deu problema PS: Quando me da esse problema se eu colocar no modo aviao e tirar volta ao normal mas não por muito tempo :/

    ResponderExcluir
  80. Ca estou eu em 2017 lendo seu post e sendo muito ajudada. Hahaha desabilitei o v6 do roteador e ficou tudo belezinha. Espero que.continue assim! Tenho um zfn2.
    Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  81. Estamos em Julho de 2017. Chamei o técnico hoje 13/07/2017 da net por causa desse problema.Ele me perguntou se meu aparelho era da sansung? E eu disse que sim um S7 edge e ele me afirmou que este problema só está dando nos aparelhos da sansung,que a net já informou esse problema para a mesma. E instalou o Dnset no meu aparelho e no j5 da minha filha. Ficou ótima a internet.Ele me disse que por hora era a melhor solução.Estou reciosa por causa da segurança,mas resolvi deixar o aplicativo instalado.

    ResponderExcluir
  82. Tô com esse problema no meu Galaxy S6. Engraçado q isso foi do nada, o aparelho tava funcionando normal, aí percebi q o download tava bem lento só no celular. Pesquisei muito, mexi no roteador e nada, acabei de achar seu blog, instalei o App DNSet e não resolveu meu problema. Eu não entendi o que é pra fazer nessa opção de setar o MAC... poderia me ajudar? Eu já tô quebrando a cabeça tentando resolver isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até liguei pra vivo e pedi pra um técnico vir pra ver se tinha algo errado no roteador...vim na casa da minha namorada e o problema persistiu, aí vi q o problema é no smartphone mesmo.

      Excluir
    2. Já que a situação persiste nessa outra rede, deve ser problema no teu smartphone mesmo

      Excluir
    3. Mas a maior parte dos usuários com esse problema não está sendo por causa do sistema do smartphone ?

      Excluir
    4. Por incrível q pareça oq estava causando lentidão na velocidade de internet do meu Wifi apenas no meu celular era um aplicativo... Eu estava usando custon rom no meu Galaxy s6, mudei pra outra rom e o problema persistiu. Aí achei esse seu post,que falava exatamente oq tava acontecendo no meu celular( o aparelho conectava e acessava a internet normalmente, aí depois ficava lenta. Coloquei a rom original do celular e ainda assim ficou a mesma coisa. Só depois de um tempo percebi q a internet ficou lenta logo depois q instalei o app 99pop (tipo uber).. era oq tava acontecendo o tempo todo, eu usava normalmente aí logo q eu começava a instalar meus apps ficava lento depois de instalar o 99pop. Eu nunca tinha visto isso acontecer por causa de um app. O App tá muito mal otimizado, e gastando muita bateria. Fica a dica pra quem tá usando esse App, ele tá muito bugado, a ponto de alterar a taxa de download do Wifi do meu celular. Parece até mentira mas não é kk

      Excluir
  83. Caramba, já vi muita história de app bugado, mas essa aí foi demais mesmo.
    O problema relatado no post consiste numa combinação de alguns sistemas Android em redes IPV6. Tanto que na época que aconteceu comigo eu só tinha esse problema na rede da minha casa. Na do trabalho e em várias outras isso não ocorria.
    Mas achei estranho o seu relato, pois já faz um bom tempo que não vejo comentários de pessoas que passem por esse problema. Parece ser algo que vem sendo resolvido pelos provedores de internet e/ou pelas novas atualizações do Android.

    ResponderExcluir
  84. Que louco, em pleno final 2018!

    Acabei de comprar um J8 da samsung, e ao chegar em casa percebi que o wifi estava baixando os aplicativos 10 vezes mais lento (mais ou menos 300 bites por segundo) que a internet 4G (3mb por segundo), sendo que na loja (Vivo) consegui velocidade boa no wi fi de lá e no meu computar (cabo) esta tudo tranquilo tambem, chegando aos meus 30 MB da Net Virtua.

    Pesquisei um pouco, e alem de tentar o obvio (reiniciar modem, o celular e esquecer a rede) reconfigurei o roteador: troquei o canal e desabilitei o IPV6 deixando apenas o IPV4.

    Ainda assim nao funcionou :(

    Tentarei pela manha o aplicativo DNSet porem estou frustrado de estar passando por esta situcao com um celular novo em folha, com Android ja na oitava versao (8.1) e estar quebrando a cabeca e recorrendo a um aplicado para isso.

    Mas ja venho agradecer pelo post, ajudou muita gente e esclareceu muita coisa!

    Amanha atualizo a minha situacao!

    Att, Andre Matos

    ResponderExcluir
  85. Atualizando: Nao encontrei o DNSet para baixar, talvez tenham descontinuado o aplicativo... :(

    Testei aplicativo de DNS e VPN e nada.
    Exclui o 99 taxi como o Nando falou acima e nada.
    Baixei otimizadores de wifi e nada.
    Rezei a Deus e nada.
    Mais tarde vou ligar pra Net.

    Testei com outro celular e a conexao estava boa, ainda nao testei em outras rede novamente.

    Sigo na esperancaa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível como esse problema ainda ocorre. Como fazia muito tempo que não via comentários aqui achei até que já tinha sido resolvido em alguma atualização dessas do Android.
      Qualquer novidade manda aí, André.

      Excluir
    2. Tranquilo Mateus!

      Obrigado por responder tao rapido!!!

      Tambem estou de cara como depois de tanto tempo ainda passamos por isso, ainda pagando caro por tecnologias sempre novas ne....

      Vou ficar em contato sim, estou estudando hoje, entao provavel que amanha e quinta esteja fazendo mais testes.

      Desde entao,
      Agredecido, Andre
      :)

      Excluir
    3. Pra mim nao fez nenhum sentido.

      Passei quase 1 semana quebrando a cabeça para fazer funcionar.

      Fiquei o final de semana inteiro num curso, então não tive tempo de tentar mais.

      Eis que segunda feira (ontem), ja estava certo de voltar na loja para trocar/consertar o aparelho. Resolvi fazer mais um teste de velocidade pelo celular. Lembrando que minha net sao 30 MBps e no celular nao estava batendo 2. Nao sei como nem por que, mas comecou a bater 15, 20 MBps.

      Fiz e refiz o teste varias vezes, reiniciando o celular, reiniciando o modem e aparentemente o problema foi resolvido.

      Espero que ninguem passe por isso kkkkkkk

      ;)

      Excluir
    4. Pode ser alguma atualização lá no provedor. Já vi casos desse tipo desde que comecei a investigar esse problema.
      Que bom que tá resolvido hehehe

      Excluir
  86. Junho de 2019.
    Xiaomi MI A1, com Android 9 e o problema persiste, 5 anos após esse post.
    Não sei o que fazer.
    DNset não existe mais, e o modem da Vivo é bloqueado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba. Já fazia quase um ano que eu não via relatos.
      Olha nos comentários mais recentes. Creio que pode haver algum caso que o ajude a solucionar.

      Excluir