AdSenseV

sábado, 19 de dezembro de 2015

Instalação Dual-Boot de Windows 10 e Ubuntu 15 em notebook Positivo Sim+ [Problemas e soluções]


Eu nunca fui de comprar/utilizar sistemas operacionais (nem consoles de videogame) no momento em que são lançados. Sempre preferi aguardar até que os mesmos estivessem mais testados e maduros.

Meu notebook, comprado em 2009, veio instalado com um Linux de fábrica, depois instalei um Vista (que não durou muito), até que já faz um bom tempo instalei o Windows XP SP3 (com dual boot com Ubuntu 9, este por conta de um trabalho acadêmico), o qual continuei utilizando até este ano. Sempre usei muito mais o Windows XP, que atendia muito bem as minhas necessidades. Então em agosto deste ano resolvi instalar sistemas operacionais mais recentes na máquina. Optei por um característico dual boot com:
1) Windows 10
2) Ubuntu 15 (Vivid Vervet)

O meu notebook é um Positivo Sim +, Intel Core 2 Duo 6400 2Ghz, 3Gb de RAM. Foi muito vendido em 2009 por conta do seu custo-benefício. Acho incrível como um notebook de mais de 6 anos de uma marca não muito recomendada continue funcionando tão bem. O grande problema dele e alguns outros modelos dessa época é o suporte aos drivers, como veremos nesse post.

O Dual Boot

Pra instalar 2 SOs numa máquina você vai precisar de um Dual Boot. Alguns preferem usar uma máquina virtual, mas pela experiência que já tive de ver a potência da máquina reduzir pela metade eu prefiro um dual boot. Mas, cada caso é um caso.

A forma mais simples é instalar primeiro o Windows, reparticionar o disco para definir quanto de tamanho fica pra cada SO, o que pode ser feito no utilitário de Gerenciamento de Disco ou em alguns casos pode ser necessário um aplicativo mais completo, como o EaseUS Partition Manager.

Caso queira mudar a ordem do dual boot, sugiro esse link:

Instalação Windows 10

A Microsoft adotou uma estratégia bem arrojada pra disseminar seu novo sistema operacional. Basta você ter um Windows 7 SP1 ou Windows 8 (podem ser até piratas) para ter direito a baixar gratuitamente a sua cópia LEGAL do Windows 10. Ninguém sabe como isso vai ficar no futuro, mas são as condições atuais que a Microsoft estabeleceu.
No processo de instalação, deixei 20 Gb para o Linux e o restante dos aproximadamente 440 Gb para o Windows 10, optando por instalar ele antes por ser bem mais simples. O Linux acessa nativamente os arquivos da partição do Windows, ponto pro Linux. Para o Windows acessar os arquivos do Linux é necessário instalar um aplicativo por fora.

A instalação do Windows é bem simples, no mesmo estilo das versões anteriores. O primeiro problema que tive foi no término da instalação, quando me deparei com uma tela de login com uma faixa preta vertical. Aí surge o grande problema: drivers.

Até a data da publicação desse post eu tive vários problemas com alguns drivers para Windows 10. Ao pesquisar pelo número de série, o próprio site da Positivo informa que o modelo do meu notebook não suporta o Windows 10. Mas como chegamos aqui, vamos dar um jeito no melhor estilo falcão de fazer as coisas funcionarem.

Vídeo: não funciona 100%. Tentei instalar drivers de várias formas e sempre dava algum problema. Crashs de vídeo ocorrem com frequência. Na hora de bloquear a máquina é o momento em que mais ocorre o problema da faixa preta vertical. No final, acabei deixando instalado o driver da Sis Mirage Graphics, mas é bom se acostumar a toda vez que surgir a faixa vertical usar as teclas Fn+F7 para normalizar a tela [Atualizado dia 13/7/2016: o último update do dia 12/7 parece ter corrigido esse problema (não tenho mais como testar pois estou com outro notebook): "Fixed issue with some people seeing a black screen instead of the lock screen when resuming from connected standby." https://support.microsoft.com/en-us/help/12387/windows-10-update-history] . Se tiver uma Smart TV na sua rede, recomendo assistir vídeos usando o ótimo recurso de conversão para outro dispositivo, clicando com o botão direito no arquivo de vídeo.

Som: o driver da Realtek não funciona direito. Acabei deixando o driver padrão de áudio, mas mesmo assim o som apresenta chiadeiras em alguns momentos. Nesse site você pode baixar o driver pro Windows 7 (parece que desde essa época ocorriam problemas) além de algumas orientações:
http://www.baixaki.com.br/download/realtek-hd-audio-drivers-vista-windows-7-.htm

Instalação do Ubuntu

O Linux não é a salvação dos problemas do mundo. Ao contrário do que muitos dizem, ele também trava, precisa ser reinicializado após certas instalações e tem tantas qualidades e problemas como a maioria dos mais importantes sistemas operacionais.

Sempre usei muito mais Windows do que Linux na minha vida. Esta foi a primeira vez em que tive uma melhor experiência ao utilizar Ubuntu do que Windows, por conta do mau funcionamento dos drivers neste último. Só que para deixar o Ubuntu nesse ponto a minha luta foi grande também, pois os problemas de instalação que foram resolvidos eram inicialmente tão ou mais graves do que os que observei no Windows, que dificilmente dá problema em suas instalações. É nessas horas que a maioria dos usuários, seja por falta de conhecimento técnico ou de paciência mesmo, desiste do Linux e pega o primeiro Windows pirata que aparecer.

Após instalar o Ubuntu, fiquei com uma tela de 640x480 muito difícil de se trabalhar. Neste link você encontra a solução do problema: http://www.fredericomarinho.com/instalar-o-driver-da-placa-de-video-sis-671771-no-linux-mint-11/
Provavelmente vai ser necessário criar o arquivo xorg.conf, o que é bem explicado neste link: http://askubuntu.com/questions/4662/where-is-the-x-org-config-file-how-do-i-configure-x-there

Após a instalação do Ubuntu, recomendo esses links para instalação de programas que todos nós precisamos, mas no caso do Ubuntu a maioria das pessoas não conhece tão bem:
Players de música:
http://www.diolinux.com.br/2015/04/os-7-melhores-player-de-musica-para-linux.html
11 coisas a fazer após a instalação:
http://www.omgubuntu.co.uk/2015/04/things-to-do-after-installing-ubuntu-15-04

Conclusão

Em resumo, o que o Windows 10 precisa melhorar pra me oferecer uma melhor experiência: Otimizar os drivers de vídeo (Sis Mirage Graphics), que ainda apresenta instabilidades, e o áudio da Realtek que fica chiando com frequência. Alguns vídeos dão certas travadas tanto no Linux como no Windows.

4 comentários:

  1. Não tive problemas e olha que o meu ibyte core 2 duo é desta mesma época... Linux uso pouco, como o profissional mesmo disse só pra estudos!

    ResponderExcluir
  2. Estou gostando muito do Windows 10. No início apresentou alguns problemas, mas com as atualizações ele foi ficando cada vez melhor. Recomendo!

    ResponderExcluir
  3. Assim como você sou um "feliz" dono de computador com placa de vídeo SiS, também foi em 2009 que eu comprei meu notebook, só que se trata de um notebook Philco cujo chipset e gráficos: M672 + SiS 968 SiS 6351. Então, como foi minha relação dessa placa de vídeo com sistemas operacionais.

    WINDOWS

    Funciona perfeitamente com o Windows XP, já com o Windows 7 bastou do driver de vídeo do Windows Vista para vídeos e jogos rodarem perfeitamente, mas o áudio ficou chiado e não consegui resolver o problema. Talvez um dia eu formate a minha máquina e tente o Windows 7 de novo.
    Não, nunca testei com o Windows 10 e nunca vou testar, o Windows morreu pra mim no Windows 7, tudo por questões de privacidade.

    GNU/LINUX

    Eu sempre falo isso para Linux-users que vão trabalhar com essa placa: esqueça esse negócio de baixar um driver de vídeo de não-sei-onde para instalar no seu derivado do Debian (Ubuntu, Linux Mint...), você só vai conseguir a resolução de tela adequada, mas não rodará vídeos com perfeição e talvez fique com uns BUGs gráficos na tela, o que e broxante.

    A solução?

    Use Mandriva 2010.2 (esqueça versões mais novas e derivados como Mageia), só com ele você terá a resolução de tela nativamente e rodará vídeos sem muita dor de cabeça. Fora o Mandriva 2010.x esqueça o SiS 3 Mirage em seu GNU/Linux.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelas dicas, cara. Não sabia essa do Mandriva 2010.
      Realmente até o Windows XP essa máquina funcionava perfeitamente, mas toda vez que penso em instalar de novo um sistema operacional, ainda mais sendo bem mais antigo que os que tenho atualmente, bate um desânimo... acho que vou continuar penando por um tempo com essa configuração atual.

      Excluir