AdSenseV

sábado, 6 de outubro de 2018

3º Trimestre 2018 - Atualização da Carteira - Zé Batalha e as eleições


Se você está lendo isso aqui, sendo bem direto, eu acredito que o seu destino é definido na pior das hipóteses: 15% pelos políticos que serão eleitos e na melhor: 5%. O resto são as decisões que você toma na sua vida. Portanto, se o candidato que você tanto quer não vencer a eleição, eu recomendaria que não ache que o seu mundo vai se acabar por conta disso.

Por sinal, recomendo fortemente, algo que li esses dias: "Não confunda as suas preferências políticas com o que é melhor para seu patrimônio. Lembre-se: os políticos sempre vão decepcionar você".



Encerramos o 3º trimestre de 2018, e como o Zé Batalha ainda passa um momento de austeridade fiscal, resolvi contratar uma consultoria com meu amigo Zé Ginástica - aquele que faz malabarismos para pagar as dividas :D. A conversa me fez lembrar de algo muito importante.

Revisão das despesas mensais para possíveis reduções

O cidadão perseverante deve sempre verificar o detalhamento das contas mensais. No mês de agosto vi uma franquia na conta da Vivo que eu não precisava pagar pois quase não usamos o fixo, com isso economizamos R$22 mensais.

A sorte favorece o perseverante e olha o que ocorre no final do mês passado. A Claro liga pra mim e oferece um aumento de franquia total no plano pós-pago (meu e da esposa) de 12GB para 21GB e reduz em R$27 a nossa fatura!

Com essa pequena economia mensal, já dá pra pagar o Spotify ou Netflix. :D


ANÁLISE DO CENÁRIO ATUAL

Muita instabilidade por conta das eleições, mas para o investidor perseverante o resultado não importa. A maior preocupação do Zé Batalha são seus aportes minguados. A carteira segue a estratégia, independente do candidato que vença.


ALTERAÇÕES DE ALOCAÇÕES NA CARTEIRA DE RENDA VARIÁVEL

VALE: um leve aumento na exposição (5% -> 5,5%) por conta dos incentivos do governo chinês ao crescimento da economia e uma alta considerável do dólar que beneficia muito as exportadoras. Além disso ela tem o minério de ferro de melhor qualidade, por isso sai na frente das concorrentes.

AMBEV: resultados como sempre ótimos, mas a redução na alocação (7,5% -> 7%) vai por conta da perda de espaço para a Heineken, que está atuando agressivamente no mercado. Não vai comprometer a liderança da Ambev mas vai impactar nos resultados dela. O diferencial da Ambev é a logística que reduz muito o seu custo, mas a Heineken dará ainda mais trabalho quando conseguir uma operação de distribuição própria, o que parece estar próximo.

ENGIE: aumento considerável (6% -> 7%) pois a empresa consegue se manter crescendo e distribuindo dividendos ao mesmo tempo, algo raro. Continua reportando ótimos resultados, lucros crescentes (20% de aumento de lucro líquido em relação ao trimestre anterior). Maior parte do seu parque é de hidrelétrica, mas tem investido muito em eólica e solar, além de reduzir as termelétricas (mais caras).

VLID: redução pontual (4% -> 3,5%). Teve uma melhora no lucro mas ainda está muito aquém do que já foi e do que se esperava. Tem coisa melhor pra alocar.

CIELO: resultados continuam ótimos, mesmo com concorrência forte. Reduzi (8% -> 7,5%) não por ser ruim mas sim para alocar em outros ativos que considerei que mereciam maior exposição.



DESEMPENHO TRIMESTRAL DA CARTEIRA - ACUMULADO ATÉ O 3T 2018

Obs: Coloco o desempenho da carteira porque acho bacana, mas pela característica de longo prazo nem faz tanto sentido, pois como já falei não foco na cotação e sim nos fundamentos.

Aportes no começo do trimestre foram minguados. O que salvou foi os proventos recebidos das ações, e neste último mês o dinheiro das férias deu pra fazer um aporte um pouco melhor.

Ainda sem renda fixa, que será recomposta no momento em que vender o apartamento, por enquanto arco com essa exposição exagerada em renda variável. Mantidas obviamente a reserva de emergência, carteira de ações e criptomoedas.


RENTABILIDADE ANUAL - AÇÕES: -9,35%

Percebi que estava calculando errado meu rendimento em ações. Faltou retirar do cálculo o que foi recebido na forma de proventos (dividendos e JSCP) e bonificações. Sendo assim o rendimento acumulado até o trimestre anterior corrigido foi de -10,36% e não -13,31%.

Essa instabilidade da bola proporcionou ótimos aportes em papéis de empresas sólidas mas que tiveram quedas elevadas em suas cotações como Cielo, Kroton, Ultrapar e Grendene.


RENTABILIDADE ANUAL - CRIPTOMOEDAS: -24,01%

Como esperado, esse ano não será como 2017, mas ainda assim tenho ganhos na rentabilidade total. Destaque negativo para a queda extremamente acentuada do Etherium:

Ativo Meta Posição
BTC 30% 37,27%
ETH 32% 14,29%
XRP 32% 41,79%
XLM 2,00% 4,78%
ADA 2,00% 1,77%


Lembretes finais do Zé Batalha:

Não existe essa de adivinhar o futuro, de "oportunidades imperdíveis" na Bolsa. O mais correto e seguro é você se dedicar ao seu trabalho, à sua carreira e aportar com frequência. Quem espera o momento certo para compra ações não compra nunca. Nas crises vão pensar que vai quebrar, aí não compra pois a cotação está baixa. Na alta não compra porque essas mesmas ações vão estar caras.

2 comentários: