AdSenseV

sábado, 29 de maio de 2021

Bitcoin e criptomoedas em geral: O que fazer? Há realmente uma bolha?

Há uma vertente de defensores do bitcoin que creem que esta pode ser uma reserva moderna de valor e proteção contra a inflação, e um ativo que anda separado do dia a dia dos problemas dos governos. Enquanto outros temem que seja uma bolha especulativa a caminho.

Será...?

A VISÃO DO ZÉ BATALHA

Penso que haverá um momento em que tudo isso vai estourar. Não diria que as criptomoedas vão se acabar, mas creio que poucas sobreviverão e aí eu certamente aposto que Bitcoin e Ethereum estariam entre elas e serão menos afetadas. E por isso elas estão presentes na CZB-Cripto. 

E quanto isso vai ocorrer? Não tenho a menor ideia e quem diz que sabe está mentindo. Penso que os Bancos Centrais vão continuar no processo de implantar suas CBDCs (moedas digitais) e os governos vão aumentar as restrições às cripto hoje existentes o que deve causar um forte impacto. E isso já ocorre faz um tempo.

Central Bank Digital Currencies

Antes desse dia chegar acho que a tendência continuará a ser de alta pois o que antes era coisa de nerd chegou no gosto dos grandes agentes do mercado financeiro, que entraram pra valer na onda. Quando isso ocorre por mais irracional que pareça o céu é o limite.

Mas o que me faz achar que todo esse movimento de alta é irracional? Eis uma pequena lista de apenas alguns dos absurdos que vemos hoje:

Ou eu sou muito velho ou tem muita coisa absurda acontecendo nesse meio. E parece que está só começando... 

O QUE PENSO FAZER

Como holder que sou não é do meu costume vender meus ativos com frequência.

Mas baseado nessa incerteza das cripto, eu quero ter resgatado e transformado pelo menos parte do que investi para usar em algo útil, como por exemplo para amortizar o meu financiamento imobiliário. 

Por exemplo, vamos dizer que eu tenha investido 1K em cripto que virou 10K hoje. Resgato 5K pra usar no mundo real. Se o negócio ficar ruim para as cripto como alguns dizem terei ganho 4K no fim da história. Se as cripto realmente mudarem o mundo e continuar valorizando me manterei ganhando, metade do que eu tinha antes, mas pelo menos terei usado algo no mundo real.

Vejo gente muito fera que até pouco tempo atrás não falava disso apostando que o negócio ainda vai mais longe, tipo o Stormer. Pois criptos (assim como commodities) são uma das poucas coisas que não conseguem ser inflacionadas pelos BCs.

BITCOIN x ESG

Creio que a maior ameaça para as crescentes altas do BTC e criptos em geral é essa onda ESG (Environmental, Social and Governance). 

Há uma onda forte em prol da ESG (e não vou entrar em detalhes aqui no quão válido isso é, pois é algo bem polêmico), principalmente do "E" de meio ambiente, que pode conter o crescimento e valorização do bitcoin por alegar que ele é um grande inimigo pois sua mineração acarreta um elevado consumo de energia no planeta.

As quedas recentes tem muito a ver com isso. Elon Musk (sempre ele) entrou apostando nas cripto e depois fala que o BTC vai acabar com a energia do mundo e que não vai mais aceitar esse tipo de transação pra vender seus Tesla. Pra completar a China aumenta as restrições e outros países devem fazer o mesmo.

POR FIM, O CENÁRIO ATUAL

No momento em que escrevo isto, a alta da Selic parece ser mais forte pra baixar o dólar do que o movimento de alta deste por conta da situação fiscal do país.

Algo que hoje parece bem provável é a chegada de uma inflação global em breve. Penso que uma boa forma de proteção são os FIIs e as cripto citadas acima. Claro que sempre lembrando de diversificar os investimentos.

6 comentários:

  1. Fala Zé, belo artigo!

    Eu sigo nessa linha também, e quem diz ter certeza de algo, melhor correr pra longe do mesmo hehe Acredito nas moedas tradicionais tbm, bem estruturadas e com segurança! Btc e Ethereum, certamente estão entre elas! Esse mês inclusive comprei um pouco de btc e coloquei na paperwallet, local mais seguro, ao meu ver! E você, onde guarda os seus? E o ethereum, onde guardar, o que vc acha, alguma dica?

    Agora, doge, cachorro caramelo e tantas outras... É cada uma hein hahaha

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, One!
      Cara em relação ao local da minha carteira confesso que estou vacilando.
      Está tudo na exchange, que afirma ter um cold storage. Até acho que pode ter. Mas entendo que não seria o local mais seguro para guardar criptomedas. É uma pendência que tenho já faz um tempo e ainda não resolvi.

      Excluir
    2. Entendo, com o tempo tu alinha isso,

      eu por enquanto deixei meus btc numa paperwallet, ainda não pensei em outra moeda, mas está nos meus planos viu, vamos ver com o tempo tbm!
      Valeu Zé!!!

      Excluir
  2. Virem o disco gente! Cryptos já FORAM. A tal da blockchain vai vingar sim mas moedas digitais só as que o governo controlar vai vingar e não tem nada que nenhum cidadao comum possa fazer agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo esse site:
      https://99bitcoins.com/bitcoin-obituaries/
      Bitcoin já "morreu" 416 vezes desde dezembro de 2010, quando valia $0,23...

      Excluir