AdSenseV

domingo, 3 de abril de 2022

IBOV e CZB decolando - Março de 2022: "Contra fluxo não há argumentos"

Nesse cenário de juros em alta a gente dava como certo que renda variável iria cair bastante. Mas todo dia é uma lição para o investidor perseverante. 

Então vem março e vejo IBOV fechando a +6,06% e a Carteira Zé Batalha de Ações a +12,59%! A CZB Geral fechou a +4,15%, quase que zerando as perdas do ano.
 
Parece que realmente contra fluxo não há argumentos pois houve uma entrada pesada de dinheiro estrangeiro pra cá. Esse artigo explica tudo: Em três meses, investimento estrangeiro na B3 tem saldo de R$ 67 bilhões | CNN Brasil

E esse fluxo não foi somente para pegar a Selic a 11,75% mas também pra comprar ações mais baratas que no resto do mundo, ainda mais quando uma das opções de emergentes (Rússia) meio que foi perdida com essa guerra.

Mas o mês de março não foi esse mar de rosas. Renda variável foi do inferno ao céu. Lembro que nos primeiros dias cheguei a ver uma perda de -2% na CZB.

Fechamento em 1º de abril. Os humilhados serão exaltados... rs


DÓLAR DEIXANDO A GENTE SONHAR?

Toda essa entrada de capital estrangeiro faz o real valorizar. O diferencial de juros (carry trade) só melhora com os aumentos da Selic, o Brasil é um dos poucos países com taxa real de juros positiva, balança comercial favorecida pela alta das commodities também ajuda. No momento que escrevo isso o dólar fechou a R$4,66, algo impensável há pouco tempo.



Em resumo, no meio dessa confusão o Brasil virou a melhor opção de investimento entre os emergentes.

Tensão política parece contida no momento, com tantos problemas piores no mundo. Acho que a eleição também não tem impactado tanto os investimentos quanto se pensava pois o centrão deve continuar forte (característico) e ele costuma não deixa passar projetos tão radicais, que assustam as vozes do mercado financeiro.

Além disso, é sabido que o mercado olha com desconfiança candidatos mais voltados à esquerda. Então quando Lula (que vem liderando as pesquisas) coloca um Alckmin (e não um Boulos) como vice, essa turma fica um pouco mais tranquila e com isso as cotações não caem tanto. Além disso, a maioria meio que já sabe o que esperar de Lula quando se considera como foi seu mandato.

MAS SEMPRE É BOM LEMBRAR

Qualquer discurso de não cumprimento do teto de gastos, de irresponsabilidade fiscal, ou seja, aquele populismo padrão em ano de eleição, em algum momento poderá fazer o dólar voltar a subir, então no segundo semestre quando a coisa se acirrar tudo pode ser diferente.

Bom lembrar que ao mesmo tempo que falei que as coisas poderiam melhorar a curva de juros indica que vem recessão por aí conforme falei aqui também.

13 comentários:

  1. Boa tarde ZB! Sempre haverá uma crise no horizonte e uma oportunidade de investimentos. Como não é possível conhecer quando a crise ocorrerá e qual o ativo da oportunidade o melhor é se manter no plano original deixando se afetar o mínimo possível pelo emocional. Devemos sempre lembrar que o FIRE é uma maratona e não uma corrida de 100m rasos! Grande abraço e parabéns pelos resultados!
    VVI
    vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, VVI.
      É imprescindível manter o foco na estratégia definida!

      Abraço!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Ctz, meu chapa!
      Um dia citaremos a famosa frase do mestre Ojuara: "Os dias de humilhação se acabaram!!! hahahahaha

      Excluir
  3. Boa noite CZB,

    Esses fluxos são forças poderosas, fazem a gente sonhar que o "Real" seja uma moeda forte... #SQN

    É momento de aproveitar.

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz pela subida da CZB. Interessante que, em meu caso, onde minha carteira é somente 40% atrelada ao real, está só em queda. Mas, se for ver o valor dolarizado (uma vez que o real subiu), a carteira aumentou. Estarei mais rico ou mais pobre? :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha mestre greenBerkie, uma ótima reflexão!
      gosto de comemorar esses pequenas vitórias mensais mas penso que isso é momentâneo por conta do fluxo citado no post.
      uma hora a conta chega aqui no BR então penso que uma exposição maior em moeda forte como é o seu caso deve fazer a diferença no longo prazo

      Excluir
  5. Acho que ta todo mundo já considerando Bolsonaro carta fora do baralho. Vou te dizer meu amigo, to apostando 10 mil reais com quem quer que seja que ele ganha essa de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é tratar de probabilidades. E em teoria a dele se reeleger é menor, mas não dá pra confiar tanto em pesquisas também. Só sei que não aposto nem 1 real no resultado dessa eleição... rs

      Excluir
  6. Zé, resultado excelente!

    vamos nos agarrando as oportunidades para aproveitar essa entressafra de crises ahahaha

    abs
    P.I.

    ResponderExcluir
  7. Com a bolsa Brasileira precisamos ter muito jogo de cintura
    Para chegar ao sucesso e ter bons dividendos

    ResponderExcluir