AdSenseV

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Análise - O homem que desafiou o diabo - A fúria de Ojuara!

Meu primeiro filme ser analisado é um filme bem "fulerage" hehe. Na verdade, eu não dava nada por esse filme, achei que seria mais um daqueles filmes nota 5. Perdido aqui no meu HD entre as dezenas de outros filmes que ainda não vi, resolvi botar ele pra rodar no notebook enquanto fazia as coisas no PC.
O que aconteceu é que eu comecei a dar risada com o filme, larguei tudo pra prestar mais atenção ainda e a diversão foi só aumentando com o decorrer da trama. Não sei se a temática do filme é tão engraçada quanto para outros que o assistiram, mas pra mim acabou por ser um filme muito engraçado, muito mais do que eu esperava. Não tenho know-how pra falar dos aspectos técnicos de um filme, nem pra saber o nível dos atores, me atenho mais a história e à diversão proporcionada. Tem vários atores globais, como Marcos Palmeira, Fernanda Paes Leme e Flávia Alessandra.


Basicamente, é a história de um cara que teve que se casar contra sua própria vontade e após sofrer muita humilhação por parte do sogro e da mulher, tem em um determinando momento, o seu Dia de Fúria e resolve mudar a sua vida de forma tão drástica que até de nome muda, passando a se chamar Ojuara, e então vive uma vida totalmente dedicada à luta pela justiça, à cachaça e aos cabarés, bem característico da galera do sertão. A fúria do cara é tão grande que desafia até o "Coisa Ruim". Enfim, o cara vira o grande super-herói do Sertão.
O filme tem muitas cenas bem bestas mesmo, muito palavrão e esculhambação, mas tudo de uma maneira tipicamente nordestina, mas especificamente, com os mesmos "palavriados" dessa região de Ceará/Rio Grande do Norte e acho que é isso que torna o filme bem legal. A cena mais memorável pra mim, que não canso de ver de novo, é o momento da fúria, onde ele sofre a última humilhação, aí nasce o herói, ele vai mudar de nome e no final ele recita a célebre frase:
" Bando de corno!! Cambada de frescos!! Os ano de humilhação se acabaram!! Agora eu vou engolir o mundo com cachaça!! Meu nome é Ojuara!! "


Como boa parte da minha família nasceu interior, no sertão, tive a oportunidade de conhecer o modo de vida de várias pessoas que moram nessas regiões. Muito dos trabalhadores da roça tem uma vida que se resume a passar o dia na luta, e juntar o dinheiro que tem pra se divertir. E qual é a forma de diversão principal pra boa parte deles? Beber cachaça, gastar dinheiro em cabarés e nos forró. Somado isso ao fato de se valorizar muito as pessoas que têm coragem, que não tem medo de se meter em confusão, tudo isso torna o protagonista do filme um verdadeiro herói do sertão. Algumas das análises que vi não falam tão bem desse filme, mas acredito que pessoas que moram em outras regiões e não saibam como é a vida das pessoas que moram em cidades do interior do Nordeste talvez não consigam achar o filme tão engraçado.
Concluindo, recomendo o filme.
Nota: 7,5 8,0 (Realmente Merece Oito!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário