AdSenseV

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Passado e presente: Ronaldinho, Ganso, Neymar e a Seleção

É impressionante como as coisas podem mudar em tão pouco tempo no futebol. Opiniões que você tem em um dia mudam completamente em poucos meses. Lembro que quando pensei em criar esse blog há mais de 1 ano atrás eu pensava que um dos primeiros posts seria tentar "prever o futuro" desses 3 jogadores: Ronaldinho, Ganso e Neymar.
À epoca, eu considerava o seguinte:
  • Ronaldinho: um jogador que nunca voltaria a ser o que era antes. Por conta da idade e do aumento de peso teria que repensar todo o seu estilo de jogo e não conseguiria ter a mesma explosão e, por consequência, a mesma qualidade. Na época da sua chegada no Flamengo, pensei: "Que bomba que o Flamengo está recebendo. Será uma contratação somente pelo marketing, porque futebol mesmo daí não vai sair nada"
  • Neymar: uma jovem promessa, um jogador extremamente habilidoso, mas que vai pra Europa cedo, pegar massa muscular rapidamente, com isso vai perder a velocidade necessária ao seu estilo de jogo e trilhar o mesmo caminho que Robinho, ou seja, virar um jogador consideravelmente mediano, como o é atualmente.
  • Ganso: o único craque, com os pés no chão e categoria suficiente pra ser o que a seleção precisa e em pouco tempo ser o melhor do mundo.

Como as coisas mudam em pouco menos de um ano. O que vejo hoje:
  • Ronaldinho: calou minha boca legal, ainda bem. Atualmente briga pela artilharia do brasileirão, faz gol olímpico e tudo mais e o Flamengo passa mal quando ele não joga. E no jogo da seleção de hoje, pelo que vi nos melhores momentos e comentários, fez uma ótima partida, coisa que por sinal a gente cansou de esperar dele na época em que foi o melhor do mundo pelo Barcelona, situação bem parecida com a que vemos hoje na Argentina em relação a Messi, mas que na minha opinião tem razões completamente diferentes, o que mereceria outro tópico.
  • Neymar: depois de fazer muitas besteiras, percebo uma certa evolução e amadurecimento, o que dá uma certa esperança de que no futuro ele seja tudo isso que todos esperam, quem sabe um dia o melhor do mundo... espero que sim e que consiga fazer muito pela seleção.
  • Ganso: No momento, a minha aposta mais errada. As contusões vem atrapalhando bastante, mas mesmo nos momentos que jogou esse ano, está muito abaixo do futebol que todos esperam dele. Ainda tem muito tempo pra mostrar seu futebol, mas existe um grande temor que ele seja um jogador que vai ter a carreira seriamente atrapalhada por contusões.

Sobre a seleção brasileira, tivemos um início muito bom com o Mano Menezes, depois uma fase bem complicada sem vencer nenhum jogo contra seleções de tradição e o grande desastre dos penâltis na Copa América. Ainda acho que há tempo para colocar o time nos eixos, e acho que hoje um passo importande foi dado: a volta de Marcelo para a lateral-esquerda, posição carente de talentos desde a época da boa fase de Roberto Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário