O objetivo desse post é:
1) Mostrar mais uma vez como a questão de custo de manutenção dos caros é bem relativa e traçar mais um comparativo dos preços de peças em concessionárias com o mercado paralelo, mostrando como aqueles são incrivelmente maiores do que estes;
2) Lembrar das minhas manutenções no carro e ajudar meus "milhões" (rs...) de leitores no que eu for aprendendo nessa área;
3) Aprender com os erros pra eu prestar mais atenção na manutenção do meu carro, e nesse caso em específico, nunca mais esquecer de verificar essas benditas pastilhas e discos de freio.
Bem, na verdade é a segunda vez que dou esse vacilo. Já aconteceu com um outro carro que tive. Portanto, fica a dica: se você escutar um piado, grito, ou algo parecido toda vez que freiar, é bem provável que a sua pastilha de freio esteja gasta e já esteja pegando direto no disco de freio e arranhando o mesmo. Um disco de freio pode durar muito tempo, dependendo da utilização quase por toda uma vida de um carro, caso você tenha cuidado em trocar as pastilhas no tempo certo. No meu caso, fiz a troca com 39000km. Acredito que deveria ter feito já com uns 30000, quando comecei a verificar o barulho, pra evitar os problemas no disco. O desgaste também pode ter sido causado por conta da entrada de areia no sistema, pois as pastilhas não estavam completamente gastas, estavam um pouco abaixo da metade de sua espessura original. Não posso afirmar com quantos km deverá ser necessário no seu carro, pois existem muitas variáveis a ser consideradas:
- Estilo de direção: se você freia demais ou de menos. Eu particularmente freio muito. Tem gente que usa muito a banguela e desgasta menos o sistema de freio, mas ao mesmo tempo isso é perigoso e você perde o freio motor;
- Aonde você mora: pra quem vive na cidade com tantos congestionamentos acaba freando muito mais do que quem mora no interior. Acho que esse foi um dos motivos pelo qual eu tive um desgaste tão elevado num período que eu não esperava. O próprio manual afirma que a troca só deveria ocorrer supostamente aos 40000km, dependendo das condições do sistema;
- Cambio manual ou automático: por não ter embreagem e depender bastante do freio, carros com câmbio automático tendem a desgastar bem mais o sistema de freios. Meu carro tem câmbio manual, imagina se fosse automático.
Como adiantei, eu já vinha escutando esse barulhinho chato quando freiava, só não imaginava que a coisa já estivesse tão séria assim. Então resolvi realizar o serviço na manhã de uma quarta-feira (há 2 semanas atrás) na Oficina do Zé, na Rogaciano Leite.
No dia anterior comprei o óleo de freio (500 ml) e um jogo com 4 pastilhas. Começou aí meu vacilo... não são 4 pastilhas pra 4 rodas, mas sim 4 pares de pastilhas pras 4 rodas. São necessárias 2 pra firmarem o disco, isso ficou óbvio quando vi elas sendo desmontadas. Ao verificar os discos percebi que 3 deles estavam bem arranhados. Até já sabia disso, mas na minha insipiência no assunto, não imaginava que aquilo já era um grau tão elevado de desgaste. Após todo aquele papo cabeça pelo telefone debatendo a situação com meu tio e meu pai, me conformei e aceitei que teria que comprar novos discos, além das pastilhas. Colocar pastilhas novas em discos naquela situação faria com que elas durassem bem menos do que deveria, e forçaria uma nova troca em pouco tempo, sem contar a ineficiência do sistema, pois as ranhuras no disco fazem a superfície de contato diminuir e com o tempo elas se degradariam mais rápido, só passando a ter uma relativa segurança depois que se "encaixassem" nessas ranhuras.
Disco velho e gasto |
Disco novo |
O processo de procura das peças foi bem demorado. Constatei que há uma série de peças do 307 para os anos de 2001 a 2008 e outra série para o ano de 2009 até então. Essas mais recentes foram bem mais difíceis de achar. Depois de várias idas e vindas de motoqueiros, de eu ter que sair com o mecânico atrás de peças e aguardar mais de 1 hora até que o cara encontrasse as benditas peças restantes no estoque, temos abaixo o orçamento final. Para os valores no Mercado Paralelo estou considerando preços à vista (com 10 a 15% de desconto dependendo das lojas) e na Concessionária estou considerando peças com preços à vista com 10% de desconto.
Mercado Paralelo | Concessionária | Diferença | |
Jogo de pastilhas dianteiras: | R$76,20 | R$273,76 (R$246,38 à vista) | 224% |
Jogo de pastilhas traseiras: | R$50,76 | R$342,25 (R$308,02 à vista) | 507% |
Discos dianteiros: | R$108,00 | R$389,45 (R$350,50 à vista) | 224% |
Discos traseiros | R$77,40 | R$383,00 (R$344,70 à vista) | 345% |
2 óleos de freio | R$22,00 | R$38,10 (R$34,29 à vista) | 55% |
Mão-de-obra | R$150,00 | R$250,20 | 67% |
TOTAL | R$484,36 | R$1676,76 (R$1283,89 à vista) | 246% |
É notória a grande diferença de preços. Sabemos também que peças originais podem ter uma qualidade bem superior àquelas do mercado paralelo, mas será que justifica esse valor tão alto?
PS: Não podia deixar de registrar a honestidade do Zé da Oficina e do funcionário da Evaldo Auto Peças. No dia do serviço nos demos conta que o jogo de pastilhas dianteiras que eu tinha comprado não era o correto. Quando o mecânico voltou da oficina trouxe R$20 e as peças novas, que eram mais baratas. Eu nunca saberia da existência dessa diferença e tanto a loja como o mecânico agiram com honestidade e estão de parabéns. É bom saber que ainda tem muita gente honesta nesse ramo, tão criticado. No final, aproveitei que as rodas haviam sido retiradas e ainda fiz um rodizio dos pneus, que já estão começando a ficar lisos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário