AdSenseV

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Importância da Renda Passiva na vida do investidor perseverante

É fato consumado que a maior força do investidor perseverante que busca sua independência financeira no futuro está na força do aporte.

Mas como aumentar esse aporte se normalmente só contamos com o nosso salário fixo no final do mês?

Só há uma forma: buscar outras receitas. Qualquer real extra entrando na conta do pobreta ajuda muito. Até porque 99% das nossas surpresas financeiras são despesas, quase nunca receitas.

Pode ser uma renda ativa extra, que pode ser obtida colocando um negócio, se dedicando a algum projeto paralelo, fazendo alguns serviços por fora, etc. Mas tudo tem que ser muito bem administrado dentro do tempo e da saúde que você tem. 

Nem todo mundo tem gás pra passar o dia trabalhando e ainda se dedicar a outras atividades. Já cheguei a topar (e ainda toparia) trabalhos por fora, assim como organização de competições de futebol mas faz 3 anos que estou parado nesse segmento.

Uma forma bem interessante é procurar criar uma forma de obter Renda Passiva. A grande vantagem é que esta é uma renda obtida sem um esforço naquele exato momento, mas sim de algo que foi construído antes. De certa forma, é o melhor dos mundos pois podemos dizer que você faz o dinheiro trabalhar pra você.

Aluguel é uma das formas mais tradicionais de renda passiva. O dinheiro entra todo mês na sua conta. É lindo. Mas obviamente pra isso você precisa ter o imóvel ou construir, ou capital para fazê-lo. Não é o meu caso...

Estratégia atual de Renda Passiva do Zé Batalha:
  • Proventos de ações: Dividendos e Juros sobre Capital Próprio das ações que detenho. Impressiona como mesmo sendo um investidor pobreta, em 5 anos de investimentos mais de 10% do que aportei foi por conta dos proventos reinvestidos, o que só demonstra como essa estratégia de reinvestimento é indispensável. E olha que é uma carteira bem diversificada não focada só em dividendos. Essa é mais uma vantagem de ser um holder.
  • Aluguel de ações: tenho estudado e já comecei a tentar aos poucos. Bom para quem tem uma estratégia buy and hold e não pretende vender, mais uma vantagem da nossa carteira do Falcão Perseverante. Explicarei com detalhes num post futuro
  • Google AdSense: cada clique de vocês nas publicidades dos blogs e sites que tenho garante uma pequenina receita que ajuda ao Zé Batalha aqui. Mas tenho falhado miseravelmente pois são poucos os visitantes...
  • Venda de milhas do cartão de crédito: assim que junta uma quantidade boa e/ou tem uma promoção bacana de conversão eu aproveito. E com o MaxMilhas ficou mais fácil ainda fazê-lo.
Além destas opções citadas, alguns títulos do tesouro IPCA podem te garantir pagamento de cupons semestrais.

No futuro...


O meu sonho é construir um portfólio que garanta no futuro um complemento à renda de aposentadoria, baseada em proventos e rendimentos do que estarei aportando durante esses anos. Vale a pena analisar com frequência quantos porcento da sua receita atual vem de renda passiva. Como sempre falo, é coisa para o longuíssimo prazo. Não vai faltar perseverança ao Zé Batalha para atingir essa meta.



6 comentários:

  1. Olá Zé Batalha,

    Cara, renda extra é o que estou em busca. Como trabalho com TI, consigo arrumar uma graninha de vez em quando formatando PCs entre outros. Pensei em ir para a área de programação onde também é possível fazer extras. Mas até agora falhei em estuda-la.

    Paralelamente, também busco crescer as receitas vindas do Adsense. É um puta desafio, mas acredito que conseguirei. Hoje a meta de médio prazo é atingir os 100 dólares mensais.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Investidor Inglês!
      Já vi que se eu quiser acelerar o plano de IF, terei que partir pras rendas extras também. Já estou bolando um planejamento pra agir no curto a médio prazo.
      Em relação ao Adsense, suas receitas estão muito boas, cara. Espero que continue prosperando nesse projeto.
      Abração!

      Excluir
  2. - 99% das nossas surpresas financeiras são despesas, quase nunca receitas.
    Nada mais certo infelizmente ! bom fds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada mais verdadeiro, AA40.
      Por isso a necessidade constante de monitorar as nossas finanças rumo ao sonho da IF.
      Abração!

      Excluir
  3. Bom post!

    Algum tempo atrás, também fiz um post sobre os 3 tipos de renda extra (ativa, semi-passiva e passiva).

    Aluguel de ações é uma boa para quem faz buy and hold é uma "forma de renda passiva extra".

    Quanto ao AdSense meus resultados já estão aparecendo começo a ganhar mais dinheiro. Tenho um post mensal para acompanhar os meus ganhos.

    Com o tempo e as estratégias certas de SEO, o AdSense cresce bem. No YouTube em canais grande o AdSense rende bem.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente preciso rever a minha estratégia de AdSense.
      Valeu a dica aeh!
      Abraço.

      Excluir