AdSenseV

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Dica de documentário: Indústria Americana - American Factory

Faz alguns dias que assisti este documentário no Netflix. Cerca de 6 anos após a quebra de uma fábrica da GM em Ohio, uma fábrica chinesa de vidros automotivos chega trazendo esperança de emprego aos moradores.



O problema é que tudo ocorre nos moldes chineses: pagamento de salários abaixo da metade do que os americanos ganhavam antes, exigências de não-sindicalização, entre outras coisas. E é aí que a relação entre os funcionários e a empresa começa a complicar.

Um dos pontos mais interessantes que achei é como ele mostra bem as diferenças culturais entre China e EUA. Uma das cenas que mais me impressionou foi a festa de fim de ano da matriz chinesa... surreal. E num mundo tão globalizado, como um país que é considerado um rival geopolítico pode funcionar bem como um parceiro.

Além disso vemos a imparcialidade, algo que considero muito importante para a qualidade da obra, ao mostrar os vários lados da história, tanto dos chineses como dos americanos, empregadores e empregados. Eles conseguem pegar situações do cotidiano da indústria que fazem a gente se sentir dentro do problema.

Este filme ganhou o Oscar de melhor documentário neste ano, não que eu ache isso o principal motivo para assistir, dado a quantidade de filmes que ganham o Oscar e não são tão bons assim...

A conclusão que cheguei é que é quase impossível parar a China, pois ele tem uma força de trabalho extremamente produtiva, que trabalha feito jumento, recebe menos da metade do que um trabalhador padrão e ainda se sente satisfeita com estas condições, pois é algo que já está enraizado na sua cultura.

Na classificação Batalha de filmes leva uma nota 8 bem honesta. Fica a dica.

4 comentários:

  1. Também me fez ver isso. China é imparavel e será a nova potência mundial muito em breve,assuntos sociais a parte. Inclusive me fez investir um dinheiro bom no etf MCHI para o longo prazo. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode crer. Difícil parar a China. E esse problema do corona virus deve ser resolvido em pouco tempo.

      Excluir
  2. Zé, como está?

    Também achei os contrapontos culturais a melhor parte do filme.
    Ele tenta evitar ao máximo um posicionamento para algum dos lados, mas cheguei ao final com um sentimento semelhante ao seu.

    Nas condições atuais, não há como parar a China.

    abs e obrigado pela recomendação!

    P.I.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, P.I.!
      Fico grato por ter ajuda com minha dica ;)
      Abração!

      Excluir