AdSenseV

terça-feira, 3 de março de 2020

Carteira Batalha - Fevereiro 2020 -> Corona Virus Effect: QUEDA DE 5,50%

Não costumo postar fechamentos mensais, só trimestrais. Mas são meses como esse que passou que eu mais aprendo já que consigo olhar as cotações sem me afetar.

Graças à diversificação e proteção da carteira conferida pela alocação em renda fixa houve uma queda de -5,50%, ainda assim a maior para um mês do meu histórico. O Corona Virus derreteu ativos ao redor do mundo.


O resultado poderia ter sido bem pior levando em conta as fortes quedas da parcela da carteira em renda variável.


"Liquidação" para os holders

Investimento é questão de perfil. Cada um tem o seu. Tem os que não gostam de se arriscar; tem os holders, que pensam mais na qualidade dos ativos para o longo prazo, como eu; tem os traders que gostam de realizar logo lucro, enfim.

Como li esses dias o mercado é um "maníaco depressivo". Pra quem é holder essa acaba sendo uma hora que você compra mais barato.

Como disse Warren Buffet os fundamentos das boas empresas para os próximos 10/20 anos não mudaram pelo que aconteceu nas ultimas 24 ou 48 horas.

A única coisa que a gente pode tentar ter controle nessas situações é no nosso comportamento, mas nem todos conseguem conviver com essas oscilações.

Essas pessoas precisam ficar mais na renda fixa mesmo ou em algum tipo de investimento similar e não há nada de errado nisso, pois este é o perfil delas. Não devem investir em renda variável senão vão comprar em topos e vender nos fundos.

Esta semana fiquei impressionado ao ver ordens de venda de ativos a 30% abaixo do seu valor de mercado. Desespero de quem nunca viu uma queda acentuada.



Mas vamos aos números da CZB em fevereiro de 2020:

Ações

IBOV - 8,43%    X    CZB-Ações -9,11%

WEGE com toda destruição ocorrida conseguiu render 9,49% e até a OI rendeu 2% no mês. Todas as outras 14 ações da carteira tiveram rendimentos negativos no mês, sendo que as maiores porradas foram: CVC (-29,82%) e UGPA (-24,47%).

FIIs

IFIX -3,69%      X     CZB-FIIs -4,58%

Ao contrário de dezembro, em que todos tiveram rendimentos positivos, todos tiveram rendimento negativo neste mês. As maiores quedas foram HGRE11 (-10,32%) e HGLG11 ( -7,46%).


Nada muda na carteira para o futuro. Segue o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário