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segunda-feira, 8 de abril de 2013

OI - 16 Dias sem telefone e internet - Dias de Fúria


Essa é uma história que muitos brasileiros já devem ter passado. Esse é um relato dos DEZESSEIS DIAS que passei sem o serviço de telefonia fixa/internet da OI. Qualquer semelhança com a sua história não é mera coincidência...
20/03/3013 -> Chego em casa do trabalho à noite e vou tentar acessar a internet. Nada funciona. Após verificar as conexões, ligo pra o suporte da OI e sou informado que estão realizando uma manutenção na minha região e que o serviço voltaria a ser normalizado na sexta-feira dia 22.
22/03/2013 -> Chego em casa e ainda nada de internet. Só aí percebo que o telefone também não funciona. Ligo pro suporte e sou informado que na segunda-feira dia 25 tudo vai estar normalizado.
25/03/2013 -> Imagino que no dia do meu aniversário terei esse presente de voltar a poder usar a internet. Mas até o final do dia, nenhuma novidade. Começo a desconfiar que estão de sacanagem com a minha cara, que eles pensam que eu tenho vocação pra besta. Nova previsão de solução do problema: dia 28.
28/03/2013 -> Vou viajar pro interior no final do dia, mas ligo antes só pra saber se tem alguma novidade. A mensagem automática agora me informa que não há mais nenhuma manutenção sendo realizada. O funcionário então me informa que já está tudo OK, mas não estou em casa pra conferir. Eba, então agora deu certo.
31/03/2013 -> Volto de viagem e chego em casa no domingo de noite. Ainda estou sem internet. Agora passo a ter certeza que estão de sacanagem com a minha cara, que pensam que eu tenho vocação pra besta. A minha fúria começa a se intensificar e começo a abrir reclamações no atendimento da OI e solicito um técnico pra verificar o problema. Previsão de 48 horas pra ser atendido...
01/04/2013 -> Me lembro da única alternativa que até hoje me fez sentir um pouco respeitado como cliente quando ocorre algum problema com empresas de telecomunicação. Abro uma reclamação no site da ANATEL explicando a situação e passo o número do último protocolo. Descubro que houve a mudança de local do armário do Lago Jacareí por conta de uma obra que ocorria no local. Esse foi o motivo da manutenção.
02/04/2013 -> Pela manhã recebo a ligação de um técnico de uma terceirizada da OI que está próximo ao meu endereço, mas ele afirma que não pode resolver meu problema, pois ele é responsável pela parte da internet, somente. Primeiro eu teria que resolver o problema do telefone fixo. Ligo pra OI e a atendente me informa que só pode resolver o problema do meu telefone fixo se eu estiver na minha residência pra ela me pedir pra fazer aqueles testes de verificação se o fio está conectado, se o céu está azul e etc e etc... O problema é que esse é um procedimento imbecil, pois eu informo pra ela que é óbvio que o problema não é no meu aparelho nem nas minhas conexões visto que até o dia 20 tudo funcionava normalmente. Ainda tento mentir e dizer que tem alguém em casa pra fazer essas verificações, mas não colava mais. Me conformei de ter que fazer essa ligação ao chegar em casa... até que o departamento de "qualidade" da OI me liga (obviamente por ter sido cutucado pela ANATEL) dizendo que enviará um técnico pra consertar meu telefone em 24 horas. Que bom... não preciso mais fazer a ligação de noite e seguir os procedimentos imbecis. À noite recebo uma ligação da ANATEL onde o cara me pergunta se eu confirmo que me foi passada a informação que um técnico resolveria meu problema em 24 horas.
03/04/2013 -> Nada de ligação de nenhum técnico durante o dia todo. Nem da OI, nem da ANATEL. Liguei umas 3 vezes pro suporte da OI neste dia e já escutei uns 20 minutos de musiquinhas. Se contar todo o tempo durante esses dias dá pra gravar uns 2 CDs. Penso na ideia de abrir outra reclamação na ANATEL e jogar as dezenas de números de protocolo que tenho anotado aqui.
04/04/2013 -> Ligo pela manhã, e após meia hora escutando a musiquinha e sendo redirecionado pra outros atendentes, finalmente sou atendido. A moça reconhece que deveria ter chegado um técnico na minha residência ontem até as 14:00hs e afirma que vai solicitar urgência no atendimento, além de comunicar a supervisora dela. De tarde, recebo uma ligaçao de uma terceirizada da OI. (interessante como as ligações vem de vários estados diferentes do país) Ela me pergunta qual o melhor horario pra eu receber o tecnico. Explico minha situação e ela afirma que vai mandar o cara no primeiro horário da manhã
05/04/2013 -> Pela manhã, chega um técnico no meu prédio. Não foi preciso nem entrar na minha residência. Algum fio conectado de forma errada no armário causou o problema na minha residência. Coisa muito simples que poderia ser resolvida de forma mais simples ainda.
Fatores que intensificam mais ainda a minha fúria:
Fico mais ou menos assim quando estou com a fúria

1) Por meu fixo não funcionar, tinha que ligar do meu celular da OI, e várias vezes a qualidade da ligação é tão ruim, que a ligação cái no meio do atendimento e eu tenho que ligar e começar tudo de novo. A ruindade do serviço não é exclusividade da telefonia fixa/internet. Se estende à telefonia móvel.
2) Saber que se aqui fosse um país sério (e isso seria papo pra um post tão extenso quanto esse) nós não teríamos todas as operadoras praticando esse tipo de venda casada. A Anatel parece tentar fazer algo, quanto a isso, mas a gente nunca sabe em que time ela realmente joga. Algumas multas já começam a ser aplicadas, mas todas as operadoras recorrem. O consumidor só vai começar a ser respeitado mesmo no dia que puder pagar somente aquilo que precisa. Eu particularmente pago quase 50 reais por mês por um serviço de telefone fixo o qual eu nem mesmo preciso, e mais 50 reais por uma internet que eu realmente preciso. Por que nenhuma operadora me dá a opção de pagar pra eu ter somente o que eu preciso??? A alternativa bandida que todas as operadoras dão é cobrar um preço mais caro pelo serviço de internet do que pelo oferecimento de telefone+internet... O que você prefere? Internet por R$110 ou Telefone+Internet por R$100? É muita safadeza...
3) Pensar que estão querendo colocar 4G e dezenas de outras tecnologias, mas nem o básico eles conseguem botar pra funcionar direito
Por fim, a batalha ainda não terminou. Na sexta-feira mesmo fiz a ligação pro suporte da OI solicitando o estorno/contestação na minha conta dos 16 dias que fiquei sem serviço. Espero ter mais sorte nessa empreitada. Espero não ter mais história pra contar aqui. => ATUALIZADO - 08/04: Ao menos a contestação foi realizada de forma mais rápida. Hoje mesmo já conferi no site da OI que da minha conta foi subtraído o valor referente a 30 dias de telefone e internet. Ou seja, muito melhor do que tinha solicitado. Pelo menos nesse caso foi feito justiça. Paguei imediatamente a conta.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Economize na troca do filtro de ar condicionado

É importante atentar para a troca de filtro de ar condicionado, ainda mais se você for alérgico, assim como eu sou. Passei quase 2 anos até trocar o filtro do meu carro atual pela primeira vez.
O serviço de Troca de filtro de ar condicionado custa R$140,00 na concessionária. Você pode economizar bastante executando um procedimento falcão e obtendo praticamente o mesmo efeito. Após algumas dicas dadas pelos companheiros de trabalho Wagner B1 e Hailtão, decidi realizar o procedimento. Isso foi há aproximadamente 6 meses.
Comprei o filtro de ar condicionado por R$14,00 com desconto à vista na Evaldo Auto Peças, próximo ao meu trabalho. Se fosse comprar na concessionária, somado ao serviço de troca daria R$140,00. A única diferença é que ele também cobra por um processo de higienização do sistema, onde se utiliza um spray específico para essa tarefa. O spray pode ser encontrado barato, mas como o mesmo é tóxico, não sabia como manusear e eu tinha uma outra alternativa tão eficaz quanto, desisti de comprá-lo.
Juntamente com o Wagner, realizamos a troca da peça. Após a troca, executamos o processo falcão de higienização, o qual mostrou-se bastante eficiente. Basta ligar o ar condicionado no quente e ligar a recirculação de ar no nível máximo por alguns minutos. Com isso você destrói possíveis fungos existentes, limpando o sistema e economiza a bagatela de R$126,00. A dica foi dada por um mecânico, não foi criada por mim.
E o ar-condicionado ficou perfeito após o serviço, posso garantir. Eis abaixo as fotos do procedimento. Vejam a diferença do filtro sujo para o novo.













quarta-feira, 11 de julho de 2012

Vacilo Automotivo

O objetivo desse post é:
1) Mostrar mais uma vez como a questão de custo de manutenção dos caros é bem relativa e traçar mais um comparativo dos preços de peças em concessionárias com o mercado paralelo, mostrando como aqueles são incrivelmente maiores do que estes;
2) Lembrar das minhas manutenções no carro e ajudar meus "milhões" (rs...) de leitores no que eu for aprendendo nessa área;
3) Aprender com os erros pra eu prestar mais atenção na manutenção do meu carro, e nesse caso em específico, nunca mais esquecer de verificar essas benditas pastilhas e discos de freio.
Bem, na verdade é a segunda vez que dou esse vacilo. Já aconteceu com um outro carro que tive. Portanto, fica a dica: se você escutar um piado, grito, ou algo parecido toda vez que freiar, é bem provável que a sua pastilha de freio esteja gasta e já esteja pegando direto no disco de freio e arranhando o mesmo. Um disco de freio pode durar muito tempo, dependendo da utilização quase por toda uma vida de um carro, caso você tenha cuidado em trocar as pastilhas no tempo certo. No meu caso, fiz a troca com 39000km. Acredito que deveria ter feito já com uns 30000, quando comecei a verificar o barulho, pra evitar os problemas no disco. O desgaste também pode ter sido causado por conta da entrada de areia no sistema, pois as pastilhas não estavam completamente gastas, estavam um pouco abaixo da metade de sua espessura original. Não posso afirmar com quantos km deverá ser necessário no seu carro, pois existem muitas variáveis a ser consideradas:
  • Estilo de direção: se você freia demais ou de menos. Eu particularmente freio muito. Tem gente que usa muito a banguela e desgasta menos o sistema de freio, mas ao mesmo tempo isso é perigoso e você perde o freio motor;
  • Aonde você mora: pra quem vive na cidade com tantos congestionamentos acaba freando muito mais do que quem mora no interior. Acho que esse foi um dos motivos pelo qual eu tive um desgaste tão elevado num período que eu não esperava. O próprio manual afirma que a troca só deveria ocorrer supostamente aos 40000km, dependendo das condições do sistema;
  • Cambio manual ou automático: por não ter embreagem e depender bastante do freio, carros com câmbio automático tendem a desgastar bem mais o sistema de freios. Meu carro tem câmbio manual, imagina se fosse automático.
Como adiantei, eu já vinha escutando esse barulhinho chato quando freiava, só não imaginava que a coisa já estivesse tão séria assim. Então resolvi realizar o serviço na manhã de uma quarta-feira (há 2 semanas atrás) na Oficina do Zé, na Rogaciano Leite.
No dia anterior comprei o óleo de freio (500 ml) e um jogo com 4 pastilhas. Começou aí meu vacilo... não são 4 pastilhas pra 4 rodas, mas sim 4 pares de pastilhas pras 4 rodas. São necessárias 2 pra firmarem o disco, isso ficou óbvio quando vi elas sendo desmontadas. Ao verificar os discos percebi que 3 deles estavam bem arranhados. Até já sabia disso, mas na minha insipiência no assunto, não imaginava que aquilo já era um grau tão elevado de desgaste. Após todo aquele papo cabeça pelo telefone debatendo a situação com meu tio e meu pai, me conformei e aceitei que teria que comprar novos discos, além das pastilhas. Colocar pastilhas novas em discos naquela situação faria com que elas durassem bem menos do que deveria, e forçaria uma nova troca em pouco tempo, sem contar a ineficiência do sistema, pois as ranhuras no disco fazem a superfície de contato diminuir e com o tempo elas se degradariam mais rápido, só passando a ter uma relativa segurança depois que se "encaixassem" nessas ranhuras.
Disco velho e gasto
Disco novo
O processo de procura das peças foi bem demorado. Constatei que há uma série de peças do 307 para os anos de 2001 a 2008 e outra série para o ano de 2009 até então. Essas mais recentes foram bem mais difíceis de achar. Depois de várias idas e vindas de motoqueiros, de eu ter que sair com o mecânico atrás de peças e aguardar mais de 1 hora até que o cara encontrasse as benditas peças restantes no estoque, temos abaixo o orçamento final. Para os valores no Mercado Paralelo estou considerando preços à vista (com 10 a 15% de desconto dependendo das lojas) e na Concessionária estou considerando peças com preços à vista com 10% de desconto.
Mercado ParaleloConcessionáriaDiferença
Jogo de pastilhas dianteiras:R$76,20R$273,76
(R$246,38 à vista)
224%
Jogo de pastilhas traseiras:R$50,76R$342,25
(R$308,02 à vista)
507%
Discos dianteiros:R$108,00R$389,45
(R$350,50 à vista)
224%
Discos traseirosR$77,40R$383,00
(R$344,70 à vista)
345%
2 óleos de freioR$22,00R$38,10
(R$34,29 à vista)
55%
Mão-de-obraR$150,00R$250,2067%
TOTALR$484,36R$1676,76
(R$1283,89 à vista)
246%
É notória a grande diferença de preços. Sabemos também que peças originais podem ter uma qualidade bem superior àquelas do mercado paralelo, mas será que justifica esse valor tão alto?
PS: Não podia deixar de registrar a honestidade do Zé da Oficina e do funcionário da Evaldo Auto Peças. No dia do serviço nos demos conta que o jogo de pastilhas dianteiras que eu tinha comprado não era o correto. Quando o mecânico voltou da oficina trouxe R$20 e as peças novas, que eram mais baratas. Eu nunca saberia da existência dessa diferença e tanto a loja como o mecânico agiram com honestidade e estão de parabéns. É bom saber que ainda tem muita gente honesta nesse ramo, tão criticado. No final, aproveitei que as rodas haviam sido retiradas e ainda fiz um rodizio dos pneus, que já estão começando a ficar lisos.