AdSenseV

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Brasileirão Série A - Nivelado, competitivo ou fraco?

Converso bastante com meu pai sobre a situação atual do futebol brasileiro. Ele tem uma posição que time nenhum mais presta :). Segundo ele, como pode um time ser bom que ganha do lider da competição num dia e no outro perde para um outro que está lutando pra não ser rebaixado?
Eu particularmente já defendo uma outra opinião. Não é que os times sejam tão ruins assim. Acredito que o futebol está um pouco mais nivelado mesmo, não arrisco dizer se para um nível melhor ou pior. Faz um tempo que a gente não vê um saco de pancadas eterno no Brasileirão Série A, um time que fique sempre ocupando a última posição da tabela. No começo da competição, pensei que esse time seria o Atletico-PR, mas o time conseguiu uma boa recuperação apesar de neste momento ainda estar brigando para não cair.
Agora é realmente muito estranho ver que toda semana tem uma equipe que é a "sensação do momento", "o time que está numa crescente e está com pinta de campeão" e na outra semana esse time leva uma derrota expressiva ou até uma goleada como já vimos vários caso em rodadas recentes: Vasco (que levou de 4 do Botafogo), do Botafogo (que levou de 5 do Coritiba), do Fluminense (um pouco mais recente, que ganhou várias seguidas e levou de 3 do Bahia no final de semana passado).
Quando estava prestes a terminar o segundo turno eu apostava no Flamengo, por ser uma equipe mais regular, que apesar de não ganhar sempre, dificilmente perdia, além da boa fase de Ronaldinho Gaúcho, que também ajudava muito. Agora vemos um Flamengo caindo cada vez mais, já em sexto.
Como ninguém dispara lá na parte de cima, ficaria mais fácil para um time de qualidade que venha das posições mais abaixo e tenha dois jogos a menos se aproximar: esse time é o Santos. Os 6 pontos que poderiam ser obtidos colocaria ele na sexta colocação. O único problema que vejo que impede ele de chegar mais longe seria a falta de motivação levando em conta que lá pro final do brasileirão ele deve priorizar o mundial e por consequência deverá colocar um time B nas últimas rodadas.
E por fim, a maior decepção desse campeonato nesse momento é o Cruzeiro. É o saco de pancadas no momento, o interessante é que o time apesar de não ser espetacular, não tem um elenco tão fraco assim pra estar vivendo essa péssima fase, que aliás, parece ser geral no futebol mineiro atual.
Acredito que esse ano a última rodada vai ser ainda mais disputada do que em edições anteriores, com umas 5 equipes brigando pelo título. Não vejo ninguém com condição de disparar na liderança no momento. Por conta disso, acredito que também vai ser a edição onde o campeão terá o pior aproveitamento da história (desde que se adotou esse formato de pontos corridos).
Mas de certa forma esse "nivelamento" é bom para o Brasileirão. Os jogos se tornam mais imprevisíveis, a competição fica mais disputada a cada rodada. Diferente do campeonato espanhol, que apesar do espetáculo demonstrado por equipes como Barcelona e Real Madrid, torna a competição algo muito chato de se acompanhar, pelo menos se levarmos em conta o que aconteceu em 2010. Qual a graça de ter uma liga onde só tem duas equipes que disputam o título?

Nenhum comentário:

Postar um comentário