ANÁLISE DO CENÁRIO ATUAL
Trimestre marcado por uma guerra comercial EUA x China. Além disso altas nas taxas de juros dos EUA.
Reflexos sentidos em todo o mundo e claro na bolsa brasileira também. Em junho o IBOV caiu 5,2%. Resultado negativo no ano acumulado de 4,76%
O dólar teve 17% de alta no ano, mesmo com todas intervenções do Banco Central.
Acredito que os impactos da greve dos caminhoneiros já foram quase que totalmente absorvidos, mas isso comprometeu ainda mais a expectativa de crescimento do PIB e com um governo safadis desse não dá pra esperar muito.
Vocês mexeram com o cara errado. Comprometeram a carteira do Zé Batalha |
Black Hawk Down
Um evento inesperado na caminhada do Ze Batalha rumo a independência financeira. Tudo que eu tinha em Tesouro Direto foi pro espaço.
Motivo: venda de tudo para a quitação de dívidas. Faz alguns meses precisei me mudar e entrar num financiamento imobiliário por questões familiares. A batalha pra conseguir o financiamento foi explicada nesse post. Como ainda não vendi o imóvel antigo para amortizar a dívida está alta.
Fato: Esses percalços são comuns na vida de todos nós que somos investidores pobretas e perseverantes.
Com a venda dos títulos, a queda no patrimônio constituído até então foi de mais de 50%. 5 passos pra trás na caminhada em busca da independência financeira. 1 passo pra frente na quitação da dívida.
Mas não errei nessa transação. Sigo a estratégia buy and hold mas não podemos ficar obcecados em nunca vender os ativos. Pra que juntar dinheiro pro futuro se no presente você está comprometendo o orçamento e o bem estar da sua família com o pagamento de juros pesados?
Perdemos muito mais dinheiro quando mantemos dívida, ainda mais com os juros praticados pelos bancos.
Parafraseando a filosofia Bastter, a ideia é: "aportar sempre ativos de valor para melhorar a qualidade das pessoas". Mas: "Não se deve associar o processo de juros compostos com o de nunca vender um ativo."
DESEMPENHO TRIMESTRAL DA CARTEIRA - 2T 2018
De renda fixa só tenho agora a minha reserva de emergência, que não considero na carteira. Portanto tratarei do resultado acumulado nesses primeiros 2 trimestres de uma carteira composta hoje somente de renda variável.
Em resumo, o foco agora é: Manter a reserva de emergência, amortizar a dívida sempre que possível, e tentar vender o imóvel antigo por um preço justo, o que será muito importante para amortizar o financiamento e reduzir a dívida.
Prosseguirei com a a carteira de ações, sabendo que os aportes serão comprometidos nesse momento, mas ainda assim tentarei fazê-los quando possível, pois o objetivo dela de longo prazo não pode ser esquecido.
AÇÕES: -13,31%
Até o primeiro trimestre foram 2,04% de rendimento. Os meses seguintes foram de forte queda na bolsa, como já citado na análise do cenário. Com isso, a minha carteira também não passou ilesa.
Não houve mudanças de alocação dos papéis.
CRIPTOMOEDAS: -22,85%
Resultado acumulado positivo até o mês passado, mas no fechamento do trimestre houve uma queda grande. Como minha alocação de criptomoedas é apenas de 1% o impacto foi muito baixo (assim como as altas ocorridas também não são tão grandes).
Em abril decidi vender parte dos bitcoins para fazer um pequeno aporte em Stellar (XLM) e Cardano (ADA).
A meta de alocação agora é:
- BTC: 30%
- ETH: 32%
- XRP: 32%
- XLM: 2%
- ADA: 2%
ANÁLISE GERAL DA CARTEIRA ZÉ BATALHA
Nesse próximo trimestre vou repensar toda a estratégia de alocação da carteira, até porque ficou bem desequilibrado sem mais nada de renda fixa no Tesouro Direto.
Agosto vem aí. Em um ano eleitoral muito indefinido, há uma grande chance da bolsa cair ainda mais. O que pode proporcionar leves aportes se o Zé Batalha tiver condições.
Pretendo começar a alugar alguns papéis da carteira de ações. Será minha primeira experiência que pretendo relatar aqui posteriormente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário