AdSenseV

sábado, 29 de janeiro de 2022

Tentando ser otimista em 2022

Estava revendo o meu post anterior, entre outros. Percebi que apesar de eu tentar ser realista ao escrever, falando só de inflação, crises, crashs e outras tretas, acho que dá pra tentar ser mais otimista, algo que na verdade sempre procuro ser.


O FUTURO DO BRASIL

Certa vez escutei algo que guardo até hoje: "A gente deveria olhar o brasil como um filme, não como uma fotografia". Houve muitos avanços nas últimas décadas, mas realmente há muito por fazer ainda. E exatamente por isso há mais espaço para crescer. Nos USA já está quase tudo feito por assim dizer...

Sobre o que vai ser do Brasil, independente de quem vença as eleições, me lembrei do que escutei em um podcast recentemente: "Nem Suíça nem Venezuela, continuaremos sendo Brasil". 

Já houve momentos recentes da nossa história em que o mercado precificou muito mal certos candidatos que depois de eleitos não causaram tanto mal como se esperava, pelo contrário, a maioria das coisas até melhorou, inclusive a bolsa.

Se ocorreu uma vez, PODE vir a ocorrer de novo.

BOLSA AMERICANA CAINDO SEMPRE ARRASTA A BRASILEIRA JUNTO?

Eu já afirmei isso com tanta certeza, por tantas vezes, inclusive no último post. Mas a verdade é que isso não é uma ciência exata.

Basta ver como o ano começou. 

Muitos falaram que o fluxo estrangeiro buscando ativos baratos poderia atrair capital para a nossa bolsa e com isso puxar pra cima ações locais. E isso está acontecendo nesse momento. Até convite da OCDE o Brasil recebeu.

O mercado americano parece sofrer uma correção, já que se valorizou muito mais que o brasileiro nesses últimos anos. Há um fluxo direcionado para mercados emergentes em geral, e com isso a bolsa brasileira vem subindo quase 8% no ano no momento em que escrevo.

Vejam só o mês de janeiro: S&P caindo e IBOV subindo. Para quem está comprado em ativos brasileiros isso pode ser um bom sinal.

Basta o IBOV subir um pouco que a gente fica assim...

Mas até quando dura essa alta? Penso que até o mercado começar a surtar por conta de notícias relacionadas a eleição. Claro que não sabemos como vai ser até o final do ano, mas essa alta já vem chamado a atenção de muita gente.

RENDA VARIÁVEL CONTINUA NA CZB É CLARO

No post passado fal algo que deve ter ficado mal interpretado. Eu não tento perder muito tempo para adivinhar o futuro. Tento sim seguir o meu plano.

O motivo de eu estar priorizando aportes em RF não é por ter desistido da RV. É pelo fato de eu querer bater minha meta de alocação 35% de RF / 65% de RV, pois esse é meu plano atual. Hoje está em 31%/69%. Se a RF subir mais que a RV talvez nem precise aportar tanto. 

O COMEÇO DO FIM DA PANDEMIA?

O avanço da vacinação somado a agressividade no contágio da Omicron no sentido de que pode apressar uma possível imunidade de rebanho PODE representar o começo do fim da pandemia, se não surgirem variantes mais perigosas. 

Isso é bom pra retomada completa da economia mas MUITO melhor para reduzir a mortalidade dessa terrível pandemia.

E independente de como vão ficar os investimentos é o que eu realmente mais desejo é que o fim da pandemia esteja cada dia mais próximo.

6 comentários:

  1. Bom dia ZB! O problema que vejo da RV no Brasil é que normalmente são vôos de galinha...Acredito que a RV do Brasil em geral está barata, mas não sei se vale a relação risco-retorno em relação à RV...Continuo com minha meta de 25% em Ações BR no curto prazo, mas quando alcançarmos o próximo vôo de galinha vou avaliar ir reduzindo a participação em Ações BR pra talvez migrar pra Ações Globais (ETF)...Ainda vou pensar melhor sobre o assunto...Fica difícil ser otimista no LP por aqui depois de décadas de esperança e desapontamento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala VVI!
      Minha meta em Ações BR é praticamente igual a sua, mas confesso que reduzi ela bastante de uns tempos pra cá, aumentando mais a meta de alocação em FIIs e USA.
      Tem que ter muita força de vontade pra ser otimista com o Brasil realmente pois ainda que a gente venha crescendo é um ritmo muito mais lento que o da maioria dos emergentes.
      Só nos resta seguir na perseverança.
      Abraço e obrigado pelo feedback

      Excluir
  2. Olá, Zé

    tb estou migrando para renda fixa, com o máximo de dinheiro novo. Acredito que ainda teremos bastante turbulência, mas um post esperançoso como o seu é sempre um abraço no espírito cansado desse caos.

    Continue cuidando de si e da família, pois o volume de contaminação e mortes voltaram a subir. Mas, logo sairemos dessa.

    grande abraço
    P.I.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela força e pelo feedback aeh P.I.
      Se Deus quiser as coisas vão melhorar sim!

      Abração

      Excluir
  3. Zé, gostaria de complementar o seu post com o seguinte pensamento: "Invista como um otimista, e economize como um pessimista"

    Quem investe em renda variável com viés fundamentalista (não especulativo) é naturalmente otimista, pois no longo prazo, o preço e os rendimentos acompanham os lucros.
    Você apontou muito bem a questão do Brasil ter muitas deficiências, o que significa que temos muitas oportunidades para crescer. Existe muita gente boa no país, mas temos a tendência de ver só o copo meio vazio, com notícias ruins o tempo todo.
    Devemos separar o ruído daquilo que realmente importa, sem perder o contato com a realidade.

    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala João!

      Você resumiu em poucas frases a base da estratégia de investimento da CZB. E é sempre bom manter o foco no que importa, realmente!

      Abração!

      Excluir