AdSenseV

domingo, 23 de outubro de 2022

CARTEIRA ZÉ BATALHA 3T22 - A recuperação inesperada: -0,59% no ano

Depois dos vários desabafos nos posts anteriores (risos), vamos voltar agora ao que realmente importa nesse blog.

É sempre interessante rever o que escrev antes sobre o que imagino que vai ocorrer. Ao final de junho achei que a gente em breve ia ter um grande crashCom o resultado de julho eu já demonstrava algum otimismo, chegando a pensar que as coisas não eram tão ruins assim.

Apesar do ótimo desempenho da CZB nesse 3º trimeste como mostrarei abaixo, eu não me animo com o que deve vir por aí. Os sinais de perigo são muitos. Ou seja, penso que essa melhorazinha aí nada mais é que o famoso dead cat bounce:

Você vê o bixane dando esse pulo mas foi só cadáver dele que quicou no chão ... :(

JUROS AMERICANOS E CENÁRIO GLOBAL

Como disse o Márcio Fontes, eu também penso que no futuro um dos maiores erros da história será a afirmação do FED de Jerome Powell indicar que a inflação era transitória e não ter cuidado do problema o quanto antes. O preço deve ser alto não só para o USA, mas também para o mundo.

Quanto mais analiso a situação, mas acho que o problema está longe de ser resolvido. Dados de inflação a cada divulgação se mostram mais preocupantes.

Começamos o ano com projeções de 0,5% na taxa de juros norte americana e nesse momento essa projeção já está em 4,5%. E mesmo com esses sucessivos aumentos a inflação não está sendo contida. Desemprego ainda baixando e o core da inflação que continua aumentando, em 6% agora. 

Cito com minhas palavras o que o comentou o Pedro Cerize nesse episódio do Stock Pickers:

Imagine as empresas com dívida no balanço captada a 0% + spread do passado. Quando essas dívidas vencerem e eles forem rolar com juros a 5% + o novo spread que também aumentou, vamos estar vendo uma situação em que elas estariam deixando de pagar um juro de 3% e passar a pagar de 7 a 8%! Se não ganhou dinheiro até ali, ela quebra agora. Do outro lado o credor emitia dívida a 3% achando que ele ia pagar. Mas a 7% ele não empresta mais pra esse cara pois percebe que ele já está quebrando. É nesse momento que a quebradeira deve começar.

Essa molezinha de dinheiro fácil acabou

E o FED não parece ter outra alternativa. Vai precisar dessa quebradeira pra poder controlar a inflação por mais doloroso que possa parecer.

Na Europa, além dos juros altos tem a crise energética. O aumento nas contas de luz e gás está cada vez mais tenso. Recessão deve vir mais forte ainda por lá.

Para complicar ainda mais, temos a situação geopolítica mundial: Russia x Ucrânia, a treta China-Taiwan-USA, que proibiu exportação de chips de última geração pra China, entre tantas outras que decorrem delas. No pior caso podemos ter um problema muito pior do que algo inerente a economia.  Não consigo lembrar em minha vida de um cenário tão tenso como o atual. Que Deus nos proteja.

BRASIL

Ao contrário da década de 80 não temos uma dívida externa para tornar o problema da alta de juros norte-americana pior aqui. Naquela época a treta foi muito grande para todos os países que estavam nessa situação. Hoje pelo contrário, temos boas reservas.

Contudo, apesar de o Brasil estar mais avançado no processo e se falar já em queda de juros no futuro, não podemos nem de longe garantir isso. Uma alta desenfreada nos juros americanos pode provocar o mesmo movimento no nosso lado também.

CARTEIRA ZÉ BATALHA

Um trimestre bem surpreendente. Após os 4,83% em julho, 4,15% em agosto e 0,67% em setembro, a CZB vem zerando as perdas, ficando quase que flat no ano, com -0,59% de performance. Patrimônio vem crescendo só pelos aportes mesmo.

O interessante da CZB é que a porrada em USA e Criptos (mesmo a alocação sendo baixa) é o que tá puxando o rendimento geral pra baixo 📉. RF, Ações e FIIs estão 📈

2022 até o fim de setembro:

CZB-Ações [Aloc: 33%]: 11,14% x 4,97% IBOV

CZB-FIIs [Aloc: 20%]: 12,47% x 6,63% IFIX

CZB-USA [Aloc: 11,5%]: -33,54% (em reais)

CZB-Cripto [Aloc: 2,5%]: -61,15%

CZB-RF [Aloc: 33%]: 9,29% x 9,51% TD-Selic 2027


ONDE APORTAR NESSES MOMENTOS?

Ainda parafraseando o Cerize:

"Baseado na alta imprevisibilidade atual que vivemos, se você tiver um pouco de ações de commoditties (tem algumas pagando cerca de 20% de dividendos), alguns titulos de inflação mais longa (pagando 6% + IPCA), e um pouco de CDI (quase 14% a.a.) você deve se dar bem em um cenario de dolar a R$4,30 ou R$6,00."

Na CZB tenho quase tudo isso. Só não o TD IPCA longo, mas devo voltar a aportar no mais curto de 2026 mesmo, sujeito a menor volatilidade e com um resgate mais próximo.

Natural eu querer comprar nesses momentos de baixa em USA quando se vê essa classe tão longe da meta de alocação que eu defini. Cheguei até a aportar um pouco nos últimos meses lá, mas tenho me controlado e procurado fazer mais caixa na RF por tudo que já citei.

Cada vez mais duro pro ZB saber onde aportar

A regra é clara: Lucros caindo (o que deve ocorrer com a recessão que vem chegando) e juro subindo causa tendência de baixa na bolsa. E então pode propiciar preços melhores para aporte no futuro.

E como falou também o Márcio Fontes: "Basta pensar que: se todas as altas na bolsa americana que tivemos nos últimos anos foram por conta da baixa de juros e QE/injeção de dinheiro então deve ser muito óbvio que à medida que isso for acabando realmente haverá algum impacto."

Até quando dura? Essa é a pergunta que o mundo todo se faz neste momento.

Em breve, antes do fim do ano, o tão adiado post sobre a realocação da CZB que deve detalhar mais a estratégia a ser seguida a partir de agora.

4 comentários:

  1. Análise profissional!!👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Olá ZB, boa noite
    Parabéns pela recuperação, acredito que o gato ainda possa quicar mais 2~3 vezes. rs
    A opção de alocar em RF com juros mais altos parece a opção mais adequada para esse momento. Tem várias opções interessantes disponíveis.
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala VAR!
      Acho que é por aí mesmo o repique do gato hahaha
      Procurar focar mais na RF ctz. Valeu aeh!
      Abração!

      Excluir