Ao final do ano passado, houveram seguidas quebras de recordes de altas no bitcoin e em várias criptomoedas em geral.
Com isso, a CZB Cripto decolou, ficando bem acima de sua meta de apenas 1,1% da carteira geral.
Confesso que passei um bom tempo pensando em vender todo a CZB-Cripto para de repente usar em algo mais do mundo real, como por exemplo, amortizar o financiamento da casa dos Batalhas Pais.
Contudo, após um papo com meu amigo gestor da CPM e a Senhora Batalha, ambos me sugeriram vender só uma parte. Então lembrei do que fiz em dezembro de 2021 em um outro momento de bull market, quando resgatei 20% do que eu tinha na carteira de cripto.
Acabei decidindo por fazer a mesma coisa. É impressionante ver que o valor que sobrou agora após esta venda é ainda maior do que o que eu tinha antes da primeira venda em 2021.
E nada impede no futuro, quando vier uma queda grande daquelas, eu aportar de novo. Por exemplo em 2018, a CZB Cripto derreteu com -80% e em 2022, -68%.
Do que resgatei mandei a maior parte para a RF, conforme expliquei no último post.
DETALHAMENTO DA OPERAÇÃO (VALORES FICTÍCIOS)
![]() |
ZB paludo se sentindo O TRADER |
- Desregulações planejadas para as criptomoedas
- Trump fala que quer que as últimas bitcoins sejam mineradas nos USA
- Espaço para maior entrada de ETFs de cripto
- Consideram a possibilidade de USA ter reserva estrategica de bitcoins
- O cara da Microstrategy segue com uma estratégia agressiva de aquisição de bitcoins puxando pra cima a cotação
- E com a entrada do BTC na Nasdaq então a tendência segue de alta
Durante o ano decidi manter uma alocação modesta no varejo. A competição neste setor é muito feroz, e o cenário de juros não ajuda. Já tenho GRND e LREN, mais que suficiente. Então estacionei as metas dessas.
Há uma luta muito grande por margens bem baixas. Se investir menos reduz despesas, mas isso pode custar a sobrevivência, principalmente dos e-commerce quando se tem uma Amazon como concorrente. Essas margens queimadas foram um dos motivos que deixaram as Americanas nessa situação crítica para pagar fornecedor e causaram aquele prejuízo histórico.
Em agosto, finalmente me livrei de BRFS3, vendendo a R$24,22, no zero a zero, aproveitando um bom momento em que já tinha 83% de valorização no ano até então. Ela teve um excelente balanço na época, mas ainda bem longe dos fundamentos que procuro, principalmente por suas péssimas margens.
Em dezembro do ano passado, deu para aproveitar as quedas para comprar ótimos ativos como EGIE3 e EZTC3 no low3y. No geral, foram poucas movimentações pois a CZB-Ações segue na meta definida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário