Há um "senso comum" atualmente que você deve ter parte de sua carteira alocada no exterior, em moeda forte. Há estudos que indicam que a alocação ideal esteja na faixa de 20%, mas acho que isso vai de cada um.
Em 5 anos a CZB USA rentabilizou melhor do que praticamente todos os investimentos em renda variável que fiz em mais de 12 anos no Brasil. Nos últimos tempos, aumentei minha alocação em USA pra cerca de 18%.
Claro que mesmo a bolsa americana tem seus momentos ruins, mas estes historicamente foram bem menos frequentes que os nossos.
DADOS
A bolsa americana corresponde a 70% das bolsas mundiais. Nos últimos 100 anos, rendeu cerca de 10% ao ano. Nos últimos 50 anos, fechou no positivo em 80% dos anos.
Extraído de algum lugar: "Desde a sua criação em 1957 até o dia 27 de junho, o S&P 500 atingiu 1.231 máximas históricas — o que equivale, em média, a uma nova máxima a cada 20 dias!"
APORTAR EM USA COM DÓLAR "CARO"
O dólar sempre vai ser caro para nós, pobretas BR. mas as Big Techs não param de valorizar e mesmo com a tensão causada pelo tarifaço, elas seguem surfando a onda, ainda mais pelo fato de terem menos regulação na gestão atual.
Receitas e lucros seguem crescendo ano a ano não só para elas, como de várias outras grandes empresas da bolsa americana.
Alphabet/Google nos últimos 10 anos, entregou 20% ao ano em dólar. As outras big techs não são tão diferentes. Antes de deixar de aportar numa empresa dessa pelo dólar estar caro, cabe a reflexão de que a chance do dólar continuar caro ou se baixar for pouco é grande e dessas empresas valorizarem ainda mais é bem consideravel. Ao investir nelas, eu vejo um cenario ganha-ganha de grande probabilidade.
Hoje, o investimento de melhor resultado na CZB USA é META: +284%!. Lá atrás eu cheguei a questionar o futuro da empresa, conforme tratei nesses 2 posts. Poderia ter um resultado ainda melhor na carteira se tivesse focado mais nos resultados e menos no meu "achismo".
MOVIMENTAÇÕES RECENTES NA CZB USA
Eu fiz os seguintes aportes naquelas quedas no DeepSeek Day, vendendo outras participações para pagar uma parte do investimento e fico feliz de ver como estamos agora:
Comprei: TSM a $160. Hoje está $245; Microsoft a $384. Hoje está $520; Alphabet/Google a $168. Hoje está $200. Até Starbucks (que não é big tech) peguei a $74. Hoje em $92. Se eu tivesse mais "capitaivos" ainda tinha pegado Apple a $170. Hoje em $230 e olha que era a que eu menos botava fé por ser a mais atrasada em seus projetos de IA...
COMO O MUNDO FUNCIONA
Quer goste ou não, o capitalismo funciona assim. O rio corre pro mar. Mohammad Bin Salman prometeu $10 bi de investimento ao BR no tempo de Bolsonaro, não cumpriu. Aí recentemente prometeu o mesmo agora no governo Lula. De repente, afirmou que vai investir $600 BI nos USA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário