AdSenseV

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Barça x Santos - O jogo que todos estavam esperando

Bem, pelo menos eu estava esperando por esse jogo desde o 1° semestre. Assim como quis muito assistir Brasil x Espanha na final da última Copa das Confederações, mas os EUA estragaram essa chance na semi-final. Neste domingo teremos um dos jogos mais esperados do ano: o melhor Américas contra o melhor da Europa, não só por terem sido campeões de seus respectivos torneios continentais, mas também pelo time que possuem hoje.
Será que o Barcelona é mesmo tão imbatível assim?
Você pode até dizer que eu pago pau demais pra esse time, mas a minha resposta a essa pergunta é bem simples: Desde que me entendo por gente, eu nunca vi um time jogar como joga o Barcelona, com tamanha superioridade e eficiência, seja contra times fracos ou contra times fortes. Às vezes, parece ser tão fácil o que eles estão fazendo em campo que dá pra imaginar se o que eles estão jogando já não é um novo esporte. Vejo comparações com o Santos da época de Pelé, e a seleção brasileira de 1982, pelo belo futebol que jogavam, mas como não pude assistir estes, não tenho como dar minha opinião quanto a isso. Me faz lembrar também da hegemonia do chamado "Dream Team", a seleção norte-americana de basquete, de vários anos atrás.Desde da época de ouro de Ronaldinho Gaúcho tenho acompanhado os jogos do Barça com mais atenção, e venho percebendo a evolução dessa equipe com o tempo. Um time que preza pelo toque de bola desde a saída da defesa, sem dar chutão; que muitas vezes não cruza bola na área (como fazem boa parte dos times) só pra garantir os seus usuais 60% de posse e criar mais chances com a bola no pé; que consegue jogar praticamente no mesmo nível sem ter os seus principais titulares. Pra chegar nesse nível somente com uma geração fantástica de jogadores, como a que possui atualmente, e um técnico como Pep Guardiola, que elabora um esquema capaz de aproveitar o máximo dessa equipe.
Em 2009, o Barça ganhou as 6 competições que disputou. E o time de 2009 pra mim ainda era mais fraco do que esse que vemos de 2010 pra cá. Lembro como se fosse hoje do gol de Iniesta, na semi-final da Champions League, nos acréscimos. É difícil ver o Barça passar por esse tipo de sufoco atualmente...
Um jogo que eu achava que seria uma pedreira grande, mas que acabou se tornando mais um dos jogos fáceis foi a última final da Champions League conta o Manchester United. 3 x1 com direito a 66% de posse de bola e inúmeras chances de gol. Vale lembrar que era um Manchester muito forte, com atacantes que na minha opinião estavam até em melhor fase que os do Barça (Chicharito e Rooney x Pedro e Villa). No início desse ano, após ver alguns tropeços no início da Liga Espanhola e com a crescente evolução do Real Madrid  achei que o clássico do sábado passado seria um empate suado daqueles. Engano meu, mais um chocolate na casa do adversário: 3x1. Agora percebo a insistência de 2 anos pra conseguir acertar a contratação de Cesc Fabregas, além de mais outra ótima contratação, Alexis Sánchez. Enfim, o Barcelona atual é tão forte quanto o da temporada passada.
Ritmo de jogo x time mais descansado?
Como tudo na vida, onde há vantagens, também podemos encontrar desvantagens. O Barcelona voa em campo, o rítmo de jogo está pleno. Depois de vencer o Real no sábado, pegaram o avião e já chegaram fazendo um treino de ataque contra defesa naquele 4x0 da semi-final. Mas, por vir de uma maratona de jogos mais forte, deve sentir mais cansaço, algo que já foi atenuado por Guardiola, descansando alguns titulares na última partida, mas mesmo assim, teve a perda de Villa e Alexis Sánchez é dúvida.
Já o Santos, vem descansado, reduziu o rítmo no final do Brasileirão pra jogar somente as partidas que achasse conveniente. O fato de estar mais descansado pode ajudar, mas é claro, pelo que foi visto na semi-final, que o time sente falta desse rítmo de jogo. O Santos proporcionou várias chances à equipe do Kashiwa, que poderia ter complicado a partida. Tais falhas cometidas poderão ser fatais se repetidas na final.
Apesar de todos as atenções estarem voltadas para Neymar, o cara que pode e deve mostrar serviço pra mim é o Ganso. Teve um ano complicado, com várias contusões, sem poder jogar muitas partidas, por isso acredito que essa é a hora de mostrar para o mundo o futebol dele e tentar fazer a diferença num jogo tão importante.
Ah, mas alguém pode dizer: "Não é tão forte assim pois o Internacional ganhou do Barcelona na final do mundial de 2006". Haha... 1) Aquele Barcelona não jogava metade do que esse joga atualmente (não desmerecendo o título do Inter) 2) O melhor jogador da partida com toda certeza era pra ser o Iarley e não aquele prêmio de consolação que deram para o Deco.
Messi x Neymar
As comparações são inevitáveis. Messi: 24 anos, 26 títulos só com o time catalão. Melhor jogador do mundo por 2 vezes, e quem sabe uma terceira vez em poucos dias. Tudo que ele conquistou, ajuda muito o fato de jogar nessa geração de ouro atual do Barcelona. Neymar: 19 anos, 4 títulos pelo Santos.
Messi é tão veloz quanto Neymar, tão craque quanto. Só que é bem mais objetivo, eficiente e útil para a equipe, não só com os seus gols como também com suas assistências. Joga com a bola colada no pé e seus dribles não são para dar show, não são firulas destinadas a entreter a torcida ou "brincar" com seus marcadores adversários. Falando como um operário da bola, ele usa seu talento de uma forma que obtém muito mais produtividade do que Neymar. Dribla e avança pra frente tendo como objetivo o gol adversário seja por meio de chutes ou assistências, contribuindo ao máximo para a equipe com o futebol que tem.
Só que Neymar é bem mais jovem. Amadureceu muito nesse ano, no sentido de jogar mais para a equipe e já não faz mais com tanta frequência aquelas firulas sem noção, que serviam mais para aparecer e para irritar o adversário, provocando confusões e cartões, até pra ele próprio inclusive. Melhorou bastante na questão de cavar faltas, que beirava ao ridículo. Seu repertório e improvisação quando se trata de dribles é nitidamente superior a Messi, o que se bem utilizados, como vem sendo atualmente, pode tornar em poucos anos ele um jogador superior ao que Messi é hoje.
Mas atualmente, acho que não tem como dizer que Neymar é melhor que Messi. Sem contar que a comparação ainda se torna injusta por conta de um já ter 5 anos a mais de bagagem que o outro.
Como vencer o Barça?
Vai perguntar pra mim? Se até o Muricy deve estar arrancando os cabelos que resta pra encontrar uma forma, quanto mais eu. Mas, o fato é que o Santos tem que entrar em campo já sabendo que, com sorte, terá apenas 40% de bola nos pés. E terá que aproveitar ao máximo esse tempo. Como o próprio Muricy falou: "A posse do Barcelona é a maior em qualquer lugar do mundo. Ninguém vai conseguir mudar isso, nem eu.". Mas tenho certeza que ele já tem uma estratégia montada, pelo ótimo técnico que é. Pra mim, o melhor do Brasil.
O maior problema de se jogar contra o Barcelona é que você pensa sempre em marcar o jogador mais forte pra tentar enfraquecê-lo. Aí se você foca numa marcação em Messi, ainda tem Xavi e Iniesta, que mesmo não sendo tão espetaculares do que ele, são bem mais regulares, dificilmente jogam mal uma partida. Com um meio-campo desse nível, fica difícil quem jogar contra ter sossego.
É difícil ver o Barcelona jogar e não se espantar com tanta qualidade e não se pegar torcendo por ele. Será muito difícil pro Santos vencer, mas domingo pode ser o dia do Santos. E por mais que admire o Barça, estarei torcendo pelo Brasil, pelo Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário