AdSenseV

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Operadoras cobrando internet mesmo com o serviço desabilitado no smartphone

Como já é de costume nossas operadoras de telefonia, mais uma vez elas inventam uma nova forma de cobrar dos seus clientes algo que não foi solicitado.

Tenho um plano pós-pago da Oi juntamente com a minha esposa, sendo que somente na linha dela tem internet. Pra usar internet no meu aparelho revezo chips pré-pago da Claro e da TIM. Motivo: a Oi não pega no interior onde meus pais moram e por isso preciso de outras opções para me comunicar com eles gastando menos com tarifas, além de poder receber ligações quando estou por lá. Interessante que na região em que eles vivem quando a Claro apresenta um bom sinal, o sinal da TIM piora, mas isso já é outra história. Enfim, não vale a pena pra mim fechar outro plano pós-pago, por isso prefiro continuar com o pré-pago.

O problema: De uns tempos pra cá, a Claro tem cobrado a tarifa diária (pré-pago) de internet mesmo nos casos em que o serviço está desabilitado no smartphone. Percebi que todo dia pela manhã ocorria o desconto de R$0,99, usando ou não a internet. Em outras palavras, você vai gastar R$30 por mês, esteja usando a internet ou não. Pelo que pesquisei na internet, a TIM parece fazer o mesmo, mas não ocorreu comigo.

A solução: Pelo menos no caso da Claro, percebi que a cobrança se devia ao fato do 4G estar habilitado no aparelho na opção Redes Preferenciais. Basta então, sempre que não for usar a internet, colocar 3G como rede preferencial, além de desativar o tráfego de dados. No Moto X, você deve entrar em Configurações -> Redes -> Redes celulares -> Tipo de rede preferencial. Fazendo isso, no dia seguinte você não será mais tarifado. Você terá que lembrar sempre de fazer este procedimento um dia antes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário