AdSenseV

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Carteira de Ações do Zé Batalha - Parte I

Esse post é um complemento aos posts anteriores que tratam da minha sugestão para uma carteira de investimentos bem equilibrada:


Hoje vamos tratar da parte mais complexa, a alocação em renda variável, no nosso caso: AÇÕES.

Nesse momento de queda da taxa de juros, a Bolsa de Valores volta aos holofotes dos investidores. Não é preciso esperar o IBOV estar alto para pegar o melhor momento de entrada, até porque o que muitas vezes ocorre é essa mesma pessoa vender tudo no desespero ao menor sinal de baixa.

Por isso é preciso muito cuidado pra quem quer entrar agora. Procure estudar e entender melhor como isso funciona e defina os seus objetivos antes de tomar qualquer decisão.

Inicialmente, é importante relembrar as premissas da Carteira de Ações do Zé Batalha, conforme já foi tratado nos posts anteriores:
  • É uma carteira para o longo (eu diria longuíssimo) prazo, coisa de 20 a 30 anos, buy and hold extreme, com o objeto de aposentadoria. Ou seja, se quiser fazer trade e ficar milionário em poucos anos pode parar a leitura por aqui. E se esse é realmente seu objetivo desejo muito boa sorte nessa empreitada...
  • Por conta disso não dá pra esperar resultados SEMPRE positivos mês a mês, ano a ano. Buffet fala que não dá para prever o que vai ocorrer no mercado no próximo mês. Você tem que tentar pensar o que vai ocorrer em 5 ou 10 anos.
“No curto prazo o mercado é uma competição de popularidade. No longo prazo é uma balança.” (Warren Buffet)

Não esqueça do mais importante: JAMAIS invista em ações com um dinheiro do qual você pode precisar no curto prazo, ou pior, em uma emergência. Entre nela sem prazo para retirar pois isso evita o risco de vender por necessidade. É muito importante ter disciplina e paciência.

Esse método tem por base mais de 5 anos de muito estudo sobre economia, finanças e investimentos em geral. Aqui procuro passar tudo que aprendi nesse tempo, com a certeza que preciso e vou aprender ainda mais. 

Ainda assim o método sempre está em constante estudo e adaptação. Com uma realidade atual (e quem sabe uma tendência futura) de juros mais baixos já me faz repensar a alocação Renda Fixa/Renda Variável que propus no post anterior.

A maior parte do que aprendi foi com o Bastter (que é o que mais recomendo se for iniciante e quiser andar com suas próprias pernas), além de vários livros e artigos. 

Essas empresas de consultorias do momento (tipo Empiricus/Inversa) tem ensinamentos interessantes. Cheguei a assinar e reconheço que dá pra aprender muito com eles também, só não gosto da ideia de transferir essas decisões para outra pessoa ou instituição. 

Eu particularmente prefiro aprender para tomar as minhas próprias decisões: que a responsabilidade do acerto ou do erro seja minha, mas claro que isso vai de cada um. Só nunca conte com fórmulas mágicas para ganhar dinheiro, são muito perigosas, mais parecidas com jogar seu dinheiro todo em loterias.

Estratégia da Carteira

A estratégia básica é comprar ações de boas empresas pro longo prazo sem ligar muito pra cotação, mas sim nos resultados, balanços, fundamentos.

keep calm and buy and hold


A cotação é o que menos importa nesse tipo de estratégia pois a base de tudo se resume na seguinte frase, princípio de uma abordagem fundamentalista: "No longo prazo as cotações acompanham os lucros". Claro que há um risco que você precisa estar disposto a correr, e é por isso que convém não colocar um percentual muito elevado do seu capital.

Cotação seguindo os lucros
Cotação seguindo os lucros

A principal vantagem desse método pra mim é não precisa ficar feito louco com um terminal de homebroker na frente 8 horas/dia, olhando cotação e acompanhando o mercado minuto a minuto. Isso pra mim não é vida, mas tem quem goste... Mais uma vez: é IMPOSSÍVEL acertar o timing de entrada sempre.

Com o método que uso basta você olhar 1 vez por mês, mas se quiser olhar antes pra ver como as coisas estão tudo bem, sem nunca esquecer de não se desviar da sua estratégia

Há uma frase do mestre Warren Buffet que ilustra bem um dos benefícios dessa estratégia escolhida para a CZB: "Você deve ser ganancioso quando os outros estão com medo e ter medo quando os outros estão gananciosos" (Warren Buffet).

Buffet na pala
Buffet na pala

Na verdade, nesta frase ele explica que algumas das oportunidades reais de multiplicação de capital somente as grandes crises oferecem.

Quantos tiveram coragem de comprar ações nos anos em que a "imprensa especializada" recomendava distância? Agora que o Ibovespa está voltando às máximas, fica muito mais fácil pra seguir "as nuticia" e a imprensa recomendar entrada...

CONCLUSÃO: Pense em ficar sócio das empresas. Pense em investir e não especular. Você não compra uma ação, compra uma parte de um negocio. Analise a possibilidade de ir até o fim com elas.

E a grande pergunta: Como escolher essas empresas? Quais você tem? Em que situações devo sair de uma ação? No próximo post tratarei disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário