Em março, recebi uma proposta de telefonia fixa e internet 120 Mbps bem tentadora da NET. Não sei como o cara já tinha todos os meus dados e sabia que eu era cliente VIVO 50 Mbps. Depois encontrei a explicação nesse artigo.
Adianto que todas as informações que vou passar nessa postagem referem-se ao Centro da cidade de Fortaleza, bairro onde resido.
Digo isso pois são muitas variáveis envolvidas: cabeamento, infraestrutura da região, do prédio, da forma que a conexão chega até o apartamento, entre tantos detalhes, que não dá pra apontar de forma definitiva qual a melhor internet de todas. Aqui falo só da minha experiência.
Não trabalho nessa área, sou analista de sistemas - desenvolvedor (portanto relevem se falar alguma besteira), mas me interesso pela área de redes. Os testes relatados aqui se referem apenas ao meu apartamento.
A proposta da NET
A oferta de 120 Mbps saía pelo mesmo preço dos 50 Mbps que eu já tinha: R$125.
Zé Batalha com todo seu profissionalismo fez as seguintes perguntas:
1) Tem franquia de consumo? R: Não
2) Há alguma limitação de franquia ou o quer que seja? R: Não
3) Posso fazer um teste sem compromisso? R: Sim. Me deram 7 dias para testar sem compromisso.
4) Já sou cliente Claro pós-pago. Rola um combo e um desconto? R: Me ofereceram 240Mbps acrescentando apenas R$10.
Sempre estive bem satisfeito com o serviço da VIVO mas a proposta estava linda. Só restava TESTAR.
Peguei relatos de pessoas no grupo de WhatsApp do meu prédio. Vi que algumas estavam satisfeitas e outras não, tanto com VIVO quanto com NET. Sei que isso tem muito a ver com a forma que a pessoa utiliza o serviço.
Não posso julgar as opiniões pois não conheço cada perfil. Mas por falta de conhecimento técnico tem muita gente que acha que o Wi-Fi após 3 portas e paredes tem que funcionar tão veloz quanto o de quem está em frente ao roteador da sala.
Parecer para quem não quer Detalhes Técnicos
Logo percebi que na NET há alguma instabilidade que não conseguia medir com testes, nem explicar tecnicamente: momentos em que cheguei a passar cerca de 1 minuto para carregar fotos no Instagram, ou mesmo uma página leve no navegador, enquanto que na VIVO o problema não ocorria.
A NET chegou a bater 96 Mbps de download no Speedtest, com 10 Mbps de upload. Isso tanto para dispositivos ligados via cabo ou Wi-Fi.
O problema é que ao testar seguidamente dava 60, 38, 29, numa loteria de Mbps. Na VIVO, sempre tenho resultados na faixa de 47 Mbps de down e 3 Mbps de up, conexão muito mais estável.
Outro problema que percebi na NET foi uma demora para conectar no Wi-Fi (há a opção de 2,4 e 5 Ghz, mas deu ruim em ambos). Fiz os testes desligando o roteador da VIVO para evitar do sinal ficar poluído.
AND THE WINNER IS: VIVO!
Conclusão: A velocidade que contrato na VIVO é garantida e estável 99% das vezes. Acrescento que esta conexão ficou bem melhor após eu colocar um switch que me permitiu ligar via cabo a TV do quarto e a CPU do escritório, desonerando mais o Wi-Fi, mas esta solução não funcionou com a NET...
A VIVO, mesmo com uma velocidade teoricamente menor, se mostrou um serviço muito mais confiável e esse foi o critério que me fez querer manter meu contrato com eles.
Se você não entende ou não quer saber dos detalhes técnicos já pode parar a leitura por aqui.
Parecer para quem quer Detalhes Técnicos
Foram 5 dias de testes intensos. A minha rede local dispõe de 13 a 16 dispositivos em média:
- Cabo: 2 Smart TVs, 1 PC Desktop, 1 PS4 (PS4 e TV da sala ligados direto no roteador da NET, PC e TV do quarto ligados no switch)
- Wi-Fi: 1 notebook, 3 a 6 smartphones, 2 câmeras IP
No PS4, sem influência do switch, foi possível chegar no máximo até 96 Mbps.
Cheguei a mudar a ligação do PS4 para o cabo CAT5e, que suporta velocidades de até 1 Gbps. Os cabos mais comuns CAT5 suportam só até 100 Mbps, mas em tese é possível chegar também a 1 Gbps em distâncias mais curtas. Não houve diferença de velocidade com a mudança do cabo. Não sei se o roteador da NET é gigabit, o que seria um empecilho pra velocidade passar de 100 Mbps.
O meu switch é bem simples e barato (mas me atende bem): um D-Link DES-1008A que é 10/100, portanto compreensível o fato da CPU e a TV do quarto não passarem da barreira dos 100 Mbps, ao contrário da TV da sala e do PS4.
Testei jogar online no PS4 e ocorreu um erro que eu nunca tinha visto: "perda de sincronia na conexão", o que fez abortar uma partida de FIFA 18. O que só demonstra como a NET é menos confiável, mesmo via cabo.
A transferência de dados via rede local e as câmeras IP funcionaram na NET tão bem quanto na VIVO.
Wi-Fi
Em termos de Wi-Fi, cheguei a tentar mudar de canal, pois isso melhorou o meu sinal na conexão VIVO, mas não propiciou nenhuma melhora na NET. O sinal é bem inferior.
Talvez a questão do wi-fi se resolvesse caso eu ligasse o roteador como bridge, conectando um roteador de melhor qualidade, mas eu não tinha nem equipamento e nem saco mais para testar.
A NET disponibiliza um roteador que dá a opção de rede 2,4 GHz (padrão 802.11n) e 5 GHz (padrão 802.11ac). Redes 2,4 GHz são bem mais comuns mas podem ter maior interferência, pois há telefones sem fio e microondas que trabalham na mesma frequência, o que pode poluir o sinal. Uma rede 5 GHz tem um menor alcance mas trabalha com menos interferência.
Os smartphones que temos suportam as redes de 2,4 e 5 GHz. A rede 2,4 GHz da NET só
ganhou da VIVO no banheiro do quarto de casal, local mais distante, mas
ainda com a instabilidade.
Pode ser que a
placa de rede Wi-Fi do seu notebook não suporte a rede 5 GHz (802.11 ac),
como foi o caso do meu. Para saber isso digite o comando: netsh wlan show drivers
Você verá uma sessão "tipos de rádio com suporte". No meu tinha: 802.11b 802.11g 802.11n
O roteador da VIVO mantinha 100% de sinal enquanto o da NET (seja 2,4 ou 5 Ghz) oscilava de 60% a 80%. Não tem conexão boa que resolva o problema de um péssimo roteador wi-fi, mas como já citei até via cabo havia instabilidade.
Havia momentos bons de ping de 8/9, download estável na faixa de
90 Mbps e upload de 10 Mbps, mas esses momentos não duravam muito.
Recentemente soube que a "fibra" da NET chega até o prédio, mas não aos apartamentos. E
depois percebi que realmente no modem chegava um cabo coaxial. Fica a
dica: se te venderem fibra óptica veja se realmente ela chega até o
modem.
Cancelamento do serviço da NET
Foi bem tranquilo. Nenhuma taxa extra cobrada, conforme combinado. Ainda bem.
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