AdSenseV

quarta-feira, 25 de março de 2020

Edição Extraordinária - O mundo não será mais o mesmo - CZB anual até 18/3: -26,97%




"De forma simplificada, segundo Taleb, um cisne negro é todo e qualquer evento que não possa ser previsto, mas que possui grande impacto na sociedade, transformando nossa realidade. O termo faz referência a descoberta do cisne negro por parte dos europeus, na região da Austrália no ano de 1697. Até então, ninguém no velho continente sabia da existência de uma espécie de cisne que não fosse branca."

O 11 de Setembro e o surgimento do Google, são ótimos exemplos de cisnes negros do século XXI. Logo, pode ser um imprevisto tanto para o bem como para o mal.
No dia que posto essa publicação, por coincidência, é o meu aniversário. Sou muito grato a Deus por mais um ano de vida, por estar com minha esposa e filha com saúde. Mas ao mesmo tempo lamento esta época difícil que estamos passando...


Como poderão ver em mais detalhes ao final do texto, a Carteira Batalha sofreu uma pancada grande, assim como praticamente tudo pelo mundo. Mas te falo com toda sinceridade, isso é o que menos me preocupa hoje...

Em relação a saúde, veremos o crescimento de infectados a cada dia. Em relação a economia, já estou vendo algumas pessoas próximas fechando seus negócios e outras perdendo seus empregos. E olha que está só começando... :(


Chegou a grande crise

Desde o subprime de 2008, muitos tentaram prever quando ocorreria a próxima grande crise. Pois ela chegou com tudo...

Eu fui um dos que subestimou o Covid-19, e faço questão de deixar registrado o link da postagem em que falei sobre isso. Achei que fosse parecido com os outros surtos que vi até então...
Já foram 6 circuit breaker, igualando a crise de 2008. E não duvido que venham a ocorrer ainda mais.
Em 2008, a crise foi causado por um problema do sistema financeiro, com a quebradeira de bancos. Esta crise vai além do que já vimos na história.

Penso que vamos ter uma retração econômica no Brasil e no mundo que vai fazer 2008 parecer brincadeira. Já há estimativas de quedas de 4,4% do PIB interno.

O problema é que nos USA eles estão no fim de uma expansão econômica. Enquanto aqui nós mal começamos a sair da lama...


Efeitos e dimensão das quarentenas

Sim. A prioridade agora é a saúde da população. Tentar diminuir os danos para que a tragédia seja minimizada.

Para proteger a vida humana será preciso afetar a economia. É inevitável. Mas o quanto se deve parar? Essa é a grande questão.

Os efeitos da quarentena podem ser piores do que uma guerra para economia. Na guerra algumas cadeias produtivas se beneficiam, nessa aqui quase nada.

Devemos ter uma alta enorme do desemprego e já estamos vendo intervenções governamentais nunca antes vistas, numa busca sem fim por liquidez em vários países com seus balanços já bem comprometidos

A expansão da base monetária pode causar um possível aumento de inflação generalizado no médio e longo prazo. São vastas as possibilidades.
Se a economia ficar parada por tempo demais, a fome e o desemprego poderão se tornar problemas que podem ser até maiores que a epidemia.

Só que foram divulgados estudos que apontam que as perdas humanas poderão chegar aos milhões se não forem adotados mecanismos de supressão. É só uma estimativa, mas se eles estiverem certos? É válido arriscar essa quantidade enorme de vidas por conta da economia?


O tamanho da intervenção do Estado

Por mais que a Escola Batalha de Economia não veja com bons olhos intervenções estatais em demasia, são momentos como este que eu confesso que sou Keynes de carteirinha...

O Estado vai precisar intervir de todas formas possíveis para socorrer a população tanto em relação a saúde como a economia.

Vamos precisar de uma espécie de Plano Marshall, que o governo já vem tentando montar.
O Zé Batalha sendo Ministro da Economia venderia até metade das nossas reservas aproveitando o preço do dólar para injetar na economia e tentar diminuir a devastação. Temos hoje US$ 350 bi, o que daria um total de R$ 1,785 tri.

Reconheço que é muito difícil esse dinheiro chegar aos segmentos e pessoas que realmente precisam na proporção correta e ter bom uso tendo em vista que está tudo parado, além da costumeira ineficiência estatal que temos, mas algo precisa ser feito...

Retração econômica e Devastação nas carteiras

Analisando friamente, é mais uma crise pra história do mundo, que uma hora vai passar. A não ser que você ache que o mundo vai se acabar, então deveria até aproveitar melhor seu tempo fazendo coisa melhor do que ler esse post.

Em todas as crises muitos acharam que era o fim do mundo e em todas surgiram ótimas oportunidades de investimento.

Investir na bolsa envolve muito do comportamento, do psicológico. A economia e vários negócios vão apanhar feio, mas uma hora as coisas vão normalizar.


Carteira Zé Batalha - Destruição de -21,83% no mês e 26,97% no ano

Não faz 3 meses que eu estava comemorando um ano histórico na carteira com um rendimento anual de +25%. O mundo dá voltas...

via GIPHY

Obs: os números são até 18/3, dia do último circuit breaker.

CZB-Ações: -32,46% no mês e -38,74% no ano

Com as palavras, o mestre Warren Buffett:
"A menos que você consiga ver seu patrimônio cair -50 por cento sem entrar em pânico, você não deveria estar no mercado de ações."

CZB-FIIs: -33,20% no mês e -39,24% no ano

O anúncio do fechamento dos shoppings e a incerteza quanto ao pagamento dos rendimentos ferrou com os FIIs, ainda assim mesmo nesta crise vimos que eles tem menos volatilidade que as ações.

CZB-Criptomoedas: +3,69% no mês e -2,32% no ano

Foi a piada do momento. Considerado um ativo "anti-crise" caiu vertiginosamente com a busca incessante por liquidez do momento. Até mesmo o ouro caiu por um bom tempo, também por conta das chamadas de margem. Fiquei no positivo no mês aqui pois a alta do dólar rebateu essa queda.

CZB-Renda Fixa

Não registrei os valores no dia 18/3 mas foi o que salvou a CZB de uma queda ainda maior.


Conclusão

O mundo não será mais o mesmo. Talvez nenhum de nós viva o bastante para ver algo tão impactante assim.

Momentos bons e ruins vão e vem, seja na economia ou na vida. Toda crise passa. Essa crise por pior que seja, um dia vai passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário