AdSenseV

sábado, 5 de junho de 2021

IBOV nas máximas. Agora vai ou é só ilusão?

Encerramos uma semana de muita euforia com o IBOV de volta ao topo, mas será que tudo isso se justifica?

Zé Batalha analisando os dados...

Normal se animar um pouco, mas nunca fique eufórico. Já diria os mestres: "O que mata o homem é a empolgação".

O QUE HÁ DE POSITIVO?

Um dos maiores drivers de todo esse otimismo foi a alta na estimativa do PIB e isso é ótimo. 

O carry trade (captar a juros baixos para investir em um local com juros altos) voltou a ser interessante (diferencial aumentou) por conta da recente alta da Selic que deve aumentar ainda mais 0,75 na próxima reunião. 

Com isso o dólar tende a cair por conta da maior entrada de capital estrangeiro aqui. Esse movimento se provou mais forte que o problema fiscal, pelo menos nesse momento. 

Enquanto escrevo isso o dólar fechou a R$5,05, algo impensável a meses atrás. Será que dura essa queda? Espero que sim. Ajudaria a pressionar nossa inflação para baixo.

O QUE PODE FAZER TUDO PIORAR?

Sempre é bom lembrar que temos um desemprego em níveis muito elevados ainda. 

Haverá uma terceira onda? Quem sou eu pra adivinhar mas cheguei a dar isso quase como certo ao analisar o ritmo de vacinação. Só que hoje me questiono pois eu pensava que não iria me vacinar nem antes do 4º trimestre, pois estou no fim da fila (com toda razão, pois tenho 42 anos) mas já vejo previsões de que eu possa me vacinar já no mês que vem.

Será que esse ritmo de vacinação será o suficiente para evitar uma próxima onda? Ainda acho difícil mas Deus ajude que sim.

Há uma chance do país ter a maior seca em mais de 100 anos. Imagina se no momento em que a economia começar a sair do buraco, isso se confirmar. Seria como um "segundo meteoro". Um possível racionamento travaria o crescimento e o aumento no preço da energia poderia puxar mais a inflação para cima levando os juros na mesma leva.

Ameaça de inflação norte americana vem surgindo com frequência. O mestre Michael Burry já fala faz alguns meses dessa ameaça e já fez seus aportes se preparando pra isso e outras coisa mais....

Um cara que você deve escutar

Ele vivia mandando alertas na sua conta do Twitter mas a SEC calou o cara. Ele teve que apagar tudo e acho que até saiu da rede social. Pra quem quer conferir os arquivos basta conferir essa conta.

O que é diferente da situação atual em relação a 2008? Agora o dinheiro vai direto pra mão do peão ao contrário de 2008, quando era colocado na conta dos bancos. E os programas de incentivo continuam sendo aprovados, o que faz a ameaça ficar cada vez maior...

O QUE HÁ DE DIFERENTE?

Vi dados que apontam que o Brasil botou 8% do PIB em auxílio emergencial, o que fez a quantidade de pessoas em situação de pobreza extrema reduzir de 5,5% pra 1,7%. Era inevitável que isso provocasse um aumento na inflação local.

Coisas muito loucas também ocorrem lá fora. Nos EUA, algumas unidades do Mcdonalds estavam pagando 50 dólares só para o sujeito comparecer na entrevista e agora estão dando Iphone pra quem se mantiver no trabalho por 6 meses.

CARTEIRAS DECOLANDO

A CZB teve quedas fortes recentes por conta das cripto, mas a recuperação tem sido grande esses dias por conta da alocação em ações. Mais uma época boa para ostentar resultado de carteiras... rs

Citando carteiras de amigos e parentes com quem converso, vejo também que a CSB (Carteira Senhora Batalha), CPR e CPM também estão decolando. Tento ajudar com as minhas sugestões quando solicitadas, mas minha intenção principal é tentar poupar eles dos erros que cometi até então.

9 comentários:

  1. Com a bagunça que está esse Brasil, ibov a 130k é loucura. Quando o otimismo é demais é pq é demais mesmo! Pessoal esquece que o Lula vem ai e a merda vai feder!

    ResponderExcluir
  2. Fala Zé!

    Ainda não acreditei no ibov a 130k, mas comemoro!

    Como mencionado, brasil na bagunça que está... sabe-la onde iremos parar, tomará que melhore!

    Vou até assisti a grande aposta(novamente), a foto do mestre ali me lembrou haha

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. One, não sou muito de assistir filmes de novo mas alguns são exceção e esse certamente é um deles. Já estou com vontade de assistir pela terceira vez hahahaha
      E o legal que a cada vez que a gente assiste vai entendendo melhor a parada.

      Excluir
    2. Pois é,

      E esse em particular, é como se fosse um livro, a cada releitura um aprendizado diferente...

      Excluir
  3. IPCA em mais de 8%aa diz tudo

    ResponderExcluir
  4. O QUE PODE FAZER TUDO PIORAR?
    Eleições 2022 que está logo ali :)

    ResponderExcluir
  5. Pra mim essa alta toda é só por causa da alta das commodities, mas com eleições que geram incertezas chegando, aumento de inflação/juros, provavelmente a bolsa vai cair e dólar subir... é bucha, estou acompanhando algumas empresas que o preço da ação está caindo e o lucro subindo, vou aproveitar pra aumentar posição nelas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho bem provável. Inclusive muito do que você falou será a pauta do meu próximo post, que já comecei a redigir.

      Excluir