AdSenseV

quarta-feira, 12 de abril de 2023

CZB 1T23: +1,84% - A batalha dos juros - Bolsa barata: oportunidade ou cilada?

A BATALHA DOS JUROS

Esses juros estão ferrando com muitas empresas. É fato. Aí é fácil falar: BAIXEM OS JUROS. Parece bastar isso para resolver o problema, mas aí você pode perder o controle da inflação. Não é tão simples. Ah se fosse.

Basta ver a história:

BRASIL 2014-2016: Nova matriz econômica. Juros são baixados quando a inflação não estava ainda controlada. A inflação dispara meses depois e os juros bateram 14%.

USA década de 70: Arthur Burns segue a pressão de Nixon e baixa os juros na marra. O problema chega na década de 80 num nível que Paul Volker teve que aumentar os juros americanos para incríveis 20%!

Só mais um caso recente...

Conclusão: se não resolver o problema logo no começo, assim como uma doença, o remédio acaba sendo muito mais amargo depois. E quem mais sofre com uma inflação alta é justamente a população mais pobre.

SOBRE O "ARCABOUÇO FISCAL"

Acredito que saiu melhor do que se pensava, partindo do princípio que houve um mínimo de preocupação com o problema fiscal. Foi positivo a base para o cálculo do crescimento da despesa ser a receita passada, e não a projetada. E sim, deve vir aumento de impostos no couro do peão para essa conta fechar.

Acho que pode ser o suficiente pra trajetória de juros começar a baixar. E aí campeão, talvez possa ser essa a hora da virada que todos esperam.

O risco dessa minha premissa: os juros americanos aumentarem muito mais. Contudo, entendo que o espaço pra alta lá não parece ser tão grande. E com alguns desses últimos bancos que quebraram por lá, fica uma ameaça de crise de crédito que pode fazer o FED rever essa perspectiva de alta e empurrar o problema mais pra frente. 

CARTEIRA ZÉ BATALHA 1T23: +1,84% NO ANO

A CZB, comparando com outro investimentos, fechou o primeiro trimestre até melhor do que eu pensava: +1,84% no acumulado. CZB Ações ganhou do IBOV: -3,42% a -7,16%. CZB FIIs venceu o IFX: -2,59% a -3,70%. CZB-USA valorizando +10,72% (em reais), renda fixa (cada vez mais próxima dos 40% de alocação) com +3,3% e a CZB Cripto batendo +53,64%

COTAÇÕES DA BOLSA EM BAIXA: OPORTUNIDADE OU CILADA?

A bolsa brasileira está extremamente barata. E pode cair ainda mais, é claro. Mas vejo o espaço pra subir bem maior que o espaço pra cair. Pra quem é holder, esse pode ser um grande ano pra comprar alguns ativos nas baixas. A bolsa brasileira só costuma andar com queda de juros e ela parece mais perto do que longe.

Da série "vi por aí". Muito característico... rs

Mas o que comprar, o que aproveitar nessas mínimas? Essa é a grande questão. Vou passar a minha visão de 3 casos, do mais pessimista ao mais otimista. Todos presentes na CZB: OIBR, CVCB e MDIA.

OIBR: o que já não prestava muito ficou ainda pior após mais uma RJ. Essa eu já dei como perdida. Quem quiser apostar na mínima aqui tem que ter muita fé. O mais complicado é que a salvação da OI, com o intuito de quitar suas enormes dívidas, parece ser a venda de sua participação na Vtal, o filé mignon, o que ela tem de melhor. Não vou esquecer nunca de um cara no twitter que colocou 90% do patrimônio dele nisso aqui... Onde andará esse jovem... 

CVCB: parece começar a resolver o problema de sua dívida, mesmo sabendo que deverá fazer mais emissões. Turismo foi o segmento mais afetado na pandemia e é um negócio complicado. Dólar influencia muito. Mas ela é praticamente um monopólio no setor. Dificilmente vai quebrar. Acho que vale a pena arriscar comprar nas mínimas históricas a R$2,80 algo que já valeu R$60. E foi o que fiz, salientando que ela tem uma alocação modesta na CZB Ações.

MDIA: uma queda absurda de 22% como aquela no dia 20/3 é para mim uma ótima oportunidade de entrada. Eu aproveitei pra fazer mais um aporte. O mercado penalizou demais a empresa pelo resultado, comprometido devido a alta no preço do trigo. Mas é uma ótima empresa, que sempre deu lucro, até numa situação como essa. E o mais interessante é que o preço do trigo vem baixando, o que já poderá se refletir positivamente no seu próximo resultado.

ABRIL UPDATE

Escrevi isso ao final do mês passado. Pelo que se viu na última semana, a perspectiva de controle da inflação aqui e lá fora ficou mais otimista. O mercado parece ter gostado do que viu, expectativas de juros vem caindo e a bolsa teve a melhor semana do ano.

As coisas podem estar melhorando? Quem sabe? Tem muita coisa que ainda pode dar errado nesse cenário. Só resta aguardar os próximos capítulos...


4 comentários:

  1. Na minha humilde opinião, se o BC não derrubar o juros nessa reunião, perderá o timming para o faze-lo. O BC deveria orientar a opinião do mercado, como faz o FED, e não ser orientado pelo mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo vai depender dos dados de inflação, dentro da metodologia adotada atualmente. Não acho que o FED trabalhe de forma muito diferente. Suas decisões de juros sempre são baseadas no IPC.

      Excluir
  2. Olá ZB!

    O problema dessa inflação, é que desde a pandemia ela é causada mais por falta de oferta do que alta da demanda, assim aumentar a SELIC não é tão eficaz, enfim, foi o que me disseram kkk

    Oi e CVC eu fico longe, mas MDIA acho uma opção interessante, estou achando que com a queda do preço do trigo ela vai melhorar os resultados este ano. Pro longo prazo já nem sei.

    Abraços!

    https://bilionariodozero.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Bilionário!

      Há várias teses realmente sobre essa questão. E esse sim pode ser um argumento a se considerar ao contrário da maioria que apenas fica vociferando ideologias.

      O problema é que é realmente difícil a gente validar quem está certou ou errado nessas questões. A economia é uma ciência muito complexa.

      MDIA a cada dia tem me animado também. Espero que continue assim :D

      Abraçao!

      Excluir