AdSenseV

sábado, 24 de fevereiro de 2024

As ações da META (Facebook) decolando. Análise e reflexões do Zé Batalha.

No começo deste mês, a META (Facebook) reportou um resultado incrível: mais que triplicou seu lucro (cerca de $40 bi de lucro líquido) e anunciou pagamento de dividendos pela primeira vez. Isso causou uma valorização de 20% apenas em um dia.

RELEMBRANDO...

Faz 2 anos que postei sobre um péssimo resultado da mesma, que foi a maior queda diária de uma empresa na história (-26%), o que equivale a uma perda de $230 bilhões em um dia.

Quase tudo parecia ruim naquela época. A concorrência forte com o Tiktok, a insistência do Zuck em gastar com projetos do metaverso, órgãos reguladores e a  Apple insistindo em maior privacidade, o problema com a Cambridge Analytics que foi parar na justiça, etc.

Contudo, cheguei a comprar (muito pouco) a $167 e a $100. Por confiar menos no case, reduzi minha meta de alocação, acreditando que ela não teria um futuro tão promissor como outras Big Techs, tais como Google, Microsoft, Apple, etc. E hoje, como está META? Beirando os $500!

Zé Batalha pensando que podia ter comprado mais META, mas no fundo sabe que temos 2 bolas e nenhuma é de cristal

ANALISANDO AS DECISÕES QUE TOMEI

Por que reduzi minha alocação? Talvez tenha sido muito do que chamo de análise de umbigo. Cheguei a cogitar até em sair do investimento.

Talvez, se não focasse tanto nas "nutícias" e fizesse uma análise dos números da empresa teria comprado mais a $100 algo que já está próximo de $500. Eles já faturavam muito, e agora cada vez mais. Billions and billions.

Hoje em dia, o Zuck quase não pronuncia a palavra metaverso (apesar de ter mudado até o nome de sua empresa por isso... rs), e em compensação o cara está comprando GPUs NVidia feito um louco para seus projetos de IA. 

E o mercado curtiu muito isso. Depois de ter caído 64,22% em 2022, a empresa já valorizou cerca de 37% só neste ano, fora os 183,76% que valorizou no ano passado.

CONCLUSÃO

Esse post não é sobre arrependimento. É sobre reflexão e aprendizado. 

A nossa percepção é muito influenciada pelo que temos a nossa volta. O fato de eu usar menos as redes sociais, ver menos gente usando o Facebook, assim como várias pessoas da minha idade, pode ter pesado nisso. Contudo isso é uma parte minúscula da realidade desse negócio. Eles também tem o Instagram e o Whatsapp e análise é bem mais complexa do que a que fiz.

Ao invés de focar nos excelentes resultados que a empresa mantinha, foquei na minha percepção e acabei generalizando para o resto do mundo. Sou de uma geração mais antiga, mas tem toda uma juventude aí que usa pra caramba isso. E mesmo com a concorrência forte do TikTok, cerca de metade da população mundial usa algo do Facebook.

2 comentários:

  1. Olá Zé Batalha, bom dia

    Boa reflexão, eu compartilho da sua opinião: "Nossa percepção é muito influenciada pelo nosso entorno".

    Eu uso pouco as redes sociais, não tenho Instagram, nem Tik-Tok, minha última atualização no Facebook foi quando mudei o status de solteiro para casado (cerca de 6 anos atrás). rsrs

    Ás vezes tento compreender como a maioria da pessoas se comporta e tirar alguns ensinamentos. É surpreendente como as pessoas se comportam na maior parte do tempo.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde VAR!

      Seres humanos realmente são interessantes... rs
      Sobre as redes sociais, eu tinha uma percepção que um dia as pessoas iriam se cansar disso, mas agora acho que estou errado. Mais uma vez generalizando o que penso...

      Abração!

      Excluir