AdSenseV

domingo, 26 de abril de 2020

Psicologia e economia - A vida em tempos de corona...

Creio que a primeira coisa que devemos pensar nesse momento é tentar sobreviver, tanto literalmente como financeiramente. Precisamos cuidar da gente, dos nossos parentes e principalmente nossos coroas.

Agradeço todo dia a Deus por poder estar com minha mulher e filha e todos com saúde. Se não podemos sair, podemos dar mais atenção e acompanhar melhor o desenvolvimento da nossa filha nesta fase.

Ainda temos emprego, podemos trabalhar de home office recebendo em dia e por isso temos ciência que somos muito privilegiados. Então tentamos fazer a nossa parte mantendo o pagamento da nossa empregada doméstica mesmo sem ela poder vir trabalhar.

Eu acho que não há outra opção no momento a não ser ficar em casa. Mas quem sou eu para julgar quem não tem condições de ficar parado e precisa correr atrás de ganhar dinheiro para dar de comer a sua família. E como devemos ser gratos a toda essa turma dos serviços essenciais que não tem escolha.


Como lidar com este momento?

Não sou psicólogo, mas essa é uma grande batalha para todo o planeta, um grande desafio para a sanidade mental de todos. Tem dias que estamos bem, outros dias nem tanto.

Iisso é ainda mais difícil para pessoas que moram sozinhas, que sofrem de ansiedade, entre várias outras situações...

As atividades domésticas aumentaram e precisamos conciliar tudo pois o trabalho continua só que agora remoto.

Como gosto de ficar em casa que estou levando numa boa até então. Tenho tentado me distrair lendo livros, assistindo filmes, jogando PS4 e no final de semana tomando umas curtindo as lives...



Ainda sobre esse março tenebroso

Algo que me impressionou bastante foi que o comportamento do investidor pessoa física foi bem diferente do que pensei em um momento de quedas tão altas. Ao invés de debandar, grande parte deles tirou da Renda Fixa pra aportar na Renda Variável.

Houve um aumento da base de CPFs na bolsa de valores de 15% em relação a fevereiro. Só eu conheço 3 colegas que começaram a investir em ações no mês passado.


Por conta da incerteza do momento, pensei em reforçar meu caixa para emergências mas ainda assim dentro do possível tentar aproveitar oportunidades que explicarei melhor no próximo post.

Reduzi 0,5% de participação em COGN3 depois do último resultado por conta da dívida estar muito alta mas ainda boto muita fé no case e passei para RAIL3, que começou como uma aposta mas hoje já é uma realidade, opera com lucro e em franco crescimento.


O futuro cada vez mais incerto...

As incertezas são incontáveis. Ninguém consegue ter a menor ideia de quanto tempo as medidas de isolamento devem prosseguir com uma margem de segurança confiável, se ou quando haverá uma segunda onda e qual o impacto.

As bolsas globais já perderam em valor de mercado cerca de 11x o PIB do Brasil. E ainda não temos ideia de todas as consequências que surgirão do que estamos vivendo hoje.

Pela primeira vez desde que tive o primeiro batalha móvel vou passar um mês sem abastecer. Eu sou apenas um de centenas de milhões de pessoas e empresas que fazem o mesmo. Isso explica por que os contratos futuros de petróleo chegaram a valores negativos, algo inimaginável até então.

Eu me considero um cara otimista mas cada vez mais fica a impressão de estarmos no início da pior recessão da história, mesmo com todos os estímulos...


E nossa economia?

Uma economia ainda mais frágil, rombo fiscal enorme, com estimativas de déficit para 2020 em cerca de 8 por cento do PIB e se a necessidade do país crescer era grande ela se tornará vital agora.

O Tesouro já estava com dificuldades de colocar títulos de dívida no mercado antes da crise, o que só piorou agora. Nenhum governo tem capacidade de se endividar infinitamente e controlar a inflação ao mesmo tempo.

Os juros devem cair de 3,75% pra 3% e já há quem diga que pode chegar a 2%. Se isso se confirmar, meu amigo, haja interveção do BC para o dólar não passar de R$6...



Brasil, o país da trêta

Enquanto praticamente todos os países tentam resolver suas diferenças em prol da luta contra o coronavírus aqui nós infelizmente temos um ambiente de conflito sem fim o tempo todo...

Taleb deveria estudar o Brasil para ver como é possível aguentar tantos cisnes negros: Covid, queda do petróleo, demissão de ministros a todo momento...

Tudo que eu tinha recuperado na Carteira Batalha neste mês eu perdi na sexta passada... rs


É um grande desafio mas espero que a gente esteja mais forte depois disso tudo.
Que Deus ajude o nosso país...

2 comentários:

  1. Soldado do milhão falou mto sobre essa coisa de fragilidade da nossa Economia msm....

    Ja eu... To prestes a comprar um apartamento com um desconto de cerca de 150K como acabei de postar...e nao sei bem como colocar isso em relação à corrida da Finansfera...me sugere algo? Serve até como proteção tb em relação a patrimônio...

    Tenhamos foco no que queremos e o resto a gente consegue safar! 💪🏼💪🏼

    Forte abraço!!!

    IF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for uma boa oportunidade, você averiguar a segurança do negócio e isso não comprometer uma parte muito relevante do seu patrimônio não vejo problemas.

      Vou conferir teu post agora.

      Vai dar certo ;)
      Abraço, IF

      Excluir